Academias costumam ter uma grande movimentação de frequentadores em diferentes horários do dia. Por cause de todo este fluxo, é comum que o piso do local acabe sendo bastante exigido. Dessa forma, é fundamental que o proprietário do estabelecimento se preocupe em garantir a aplicação de um material durável, seguro e prático.

Um dos pisos mais favoráveis para uma academia, se não o mais favorável, é o piso pastilhado. O piso pastilhado pode ser fabricado em diferentes cores. Geralmente, academias e outros tipos de estabelecimento acabam optando pela coloração preta. Esta acaba disfarçando mais a sujeira. Por outro lado, a cinza também é muito cotada. Já cores mais fortes como azul, verde ou vermelho são usadas em determinadas áreas de creches e escolas.

A grande vantagem do piso pastilhado é sua durabilidade aliada à fácil aplicação. O material é vendido em blocos modulares. Ao profissional que irá realizar o serviço, basta seguir alguns cuidados: lixar e nivelar o solo que servirá como base, usar a cola indicada pela fabricante e garantir o alinhamento entre as placas. Após isso, basta esperar a cola secar e se certificar que não há nenhum desnível que possa provocar tropeços e quedas.

Outros pontos benéficos do piso pastilhado são relacionados a sua manutenção. É extremamente simples limpar o piso, além do fato que ele seca rapidamente. Sua composição também é antiaderente e ergonômica.

Para os donos de academia, é fundamental escolher uma fabricante que ofereça suporte e troca no caso do piso pastilhado aparecer com algum defeito.