O PERFIL DO ADMINISTRADOR E A NOVA ORDEM SOCIAL: OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL 

O século XX foi marcado por várias revoluções que impactaram diretamente a gestão administrativa, com profundos reflexos no perfil do profissional em administração e sua relação com a sociedade. Esse processo contínuo de transformação da sociedade e as novas formas de condução dos negócios vêm influenciando sobremaneira nossas vidas, tanto no plano econômico como no político, social e moral. Estas transformações inevitáveis e constantes vieram modificar também a forma de aplicação do conhecimento na gestão empresarial.

Atualmente exige-se um perfil com características e conhecimentos que, muitas vezes, não são aprendidos no ensino superior, mas são frutos de experiência de vida: ser inovador, pró-ativo, capaz de manter relações interpessoais, ser capaz de aprender constantemente e outras mais.

Na visão de DRUCKER (1981), um dos maiores especialistas no assunto, a formação do administrador para esta nova fase da sociedade precisa responder a um conjunto de quesitos indispensáveis ao pleno exercício profissional: necessidade de organizar sua própria formação; desenvolver o hábito da aprendizagem contínua; responder responsavelmente pelo desempenho da organização; tornar o trabalho produtivo; preparar-se para uma maior rotatividade no trabalho á medida que venha sobressair-se na função, aprender a lidar com os conflitos, tensões e problemas próprios do mundo do trabalho.

Percebe-se que o perfil dos profissionais de administração evoluiu para um quadro desafiador, á medida que avançaram os estudos e a complexidade das organizações e a relação destas com a sociedade. Deste profissional, é exigido cada vez mais, na atualidade, a capacidade de julgamento e de exercício de responsabilidade. Em contrapartida, ele se beneficia com a riqueza dos contatos com outras pessoas, através dos ambientes organizacionais mais humanizados.

Cabe ao futuro bacharel em administração de empresas estar atento aos novos desafios da profissão: novo perfil profissional, responsabilidade social, atitude, habilidades, espírito empreendedor, capacidade de relacionamento interpessoal e, acima de tudo, a transformação da informação em conhecimento. A nova sociedade do conhecimento excluíra gradativamente administradores que não tenham visão gerencial mais ampla, voltada para os anseios não só dos acionistas, mas também da sociedade a que está inserido.

O Ensino Superior – Bacharel em Administração – Visa formar profissionais e seres humanos comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de pessoas

Pós - Graduação em Sociologia