As Escolas Novas e as Primeiras Associações Pedagógicas 
Tópicos: Escolas novas? E sua propagação, implantação e difusão pela Europa e EUA. 
O que era a escola nova?  
Como reação contra os velhos sistemas educativos, nasceram e se desenvolveram, desde fins do século XIX, acompanhando a doutrina pedagógica revolucionária, diversas instituições de caráter educativo. A obra e a ação destas instituições foram eminentemente práticas: Mais que a exposição doutrinárias, preocupo-as introduzir novos usos na vida da educação. Pode-se dividila em dois grupos: 
I – As instituições de caráter docente, que, por seus objetivos inovadores, mereceram o nome de escolas novas; 
II – As associações formadas por profissionais da Pedagogia, cujos propósitos reformadores se realizavam através de assembleias de educação (nacionais e internacionais), publicações periódicas, intercâmbio de professores e etc. 
Com respeito às primeiras, às escolas novas, convém prevenir-se contra uma objeção. Não foram estas as primeiras instituições docentes criadas com o claro propósito de transformar a educação. Antes delas existiram muitas escolas que mereceram o nome de “novas” com referência a sua época.  
As escolas novas, ensaiaram a maneira de reformar a prática docente tal como a haviam consagrado, de fato, a política educativa e a pedagogia prática do Século XIX, e, em muitos aspectos, o próprio século XX. Características comuns destas escolas eram: Educação Integral, Vida no Campo, Coeducação, Sistema de Internatos. 

Para mais, acesse o material disponibilizado abaixo com um breve apanhado do pensamento Escolanovista.