Pitágoras.

Século VI antes da nossa era.

Matemático e filósofo, nasceu na cidade de Salmo, foi o inventor da etimologia Filosofia, como fundamento do saber, sem a mesma para ele era impossível chegar às causas últimas do entendimento de qualquer objeto em análise.

 Contribuiu com duas grandes doutrinas, o entendimento do número como divino e a crença na metempsicose, a vida como constante repetição da alma até chegar a um estado de perfeição e superação da realidade material.

A formulação da doutrina da migração das almas de corpo em corpo em direção a um estado harmônico, o que hoje se denomina do espírito de luz.

Percorreu o mundo ensinando a sua doutrina, como forma de libertação da alma do corpo a um estágio possivelmente superior.

A realidade a terra, nega a realidade de outro mundo, onde estão às coisas perfeitas, as verdadeiras cópias, as quais têm que usá-las como encaminhamento para a libertação.

Sua doutrina uma espécie de seita, certo orfismo reformulado, fundado numa mística de comportamento como regra de vida desenvolvida por iniciação secreta.

O caminho da libertação não seria resolvido sem ajuda espiritual de forças maiores, as quais ele mesmo julgava ser possuidor.

Com ritos e fórmulas com a finalidade de levar a pessoa a êxtase, movimento através do qual a alma seria desligada do corpo, o conceito de prisão corporal, o corpo visto como maldição fonte de pecado.

Para Pitágoras influenciado pelo pensamento indo europeu, após a morte a alma retorna a outro corpo onde encontra seu destino de acordo com virtudes e vícios anteriores.

 Dessa forma conseguintemente até realizar se a mais perfeita reparação das situações históricas. O homem chegará a um determinado momento, após seu aperfeiçoamento, atingirá o estado puro de grandeza da alma, encerando o ciclo da reencarnação.  

A respeito dos números, eles constituem a essência de todas as coisas, a realidade é numérica, o princípio fundamental de tudo que existe.

 Por detrás de qualquer materialidade, estão os fundamentos da matemática, a realidade do mundo é a quantificação.

Nada nesse mundo poderá ser entendido fora da matemática, sem a mesma não seria possível a construção das Ciências, não existiria a materialização da lógica.

 O desenvolvimento do fundamento da engenharia, desenvolvimento das técnicas de análises e linguagem, muito menos a geometrização do espaço, O mundo pela sua natureza oficializa se pelos números.

O que existe são as quantificações, A respeito de qualquer objeto, o princípio de tudo está na sensibilidade, exemplo a natureza do som depende essencialmente da longitude da corda, entende desse modo a música ao desenvolvimento das letras.

Pitágoras foi um dos primeiros filósofos a elaborar uma cosmologia, isto é um grande sistema cujo objetivo era explicar o universo, é impossível o saber sem fundamentar se pela lógica dos números.  

O mundo é a realização da matemática, a beleza da mesma, sua sistematização, não é possível entender a realidade fora da comparação numérica, à disponibilidade do seu entendimento sintético no mecanismo dos processos de sínteses.

  

Edjar Dias de Vasconcelos.