“O Patriotismo Americano”

  

Quero falar de um fato que aconteceu na semana passada e me chamou bastante atenção, a “Comemoração da Independência dos Estados Unidos”, celebrado no dia 4 de julho, feriado nacional (no final falarei mais sobre os feriados nos EUA).

É emocionante ver como aqui eles são nacionalistas, orgulhosos de serem americanos. Uma semana antes, as ruas das cidades são decoradas com as cores da bandeira americana, outdoors mencionando a data também podem ser vistos por todos os cantos. Finalmente no dia 4 uma explosão de ufanismo, de orgulho invadem o coração das pessoas, dos lares. Fogos de artifícios, bombas, desfiles cívicos, militares acontecem Estados Unidos a fora. Isso é mais marcante para nós brasileiros, justamente, pelo nosso total desprezo pela nossa história, nossos ícones, nossos personagens marcantes. Bacana, frustrante! São essas as palavras que tenho para definir o que senti.

Sempre gosto de frisar que não existem lugares perfeitos, mas sim lugares em que se vive melhor, que se tem uma qualidade de vida mais aprazível, onde o respeito as instituições, as leis, estão acima de quaisquer interesses escusos, particulares. Nunca devemos esquecer que um dos pilares para que um país se desenvolva de uma forma coesa, justa, harmônica, é justamente a integração, o amor, o respeito, orgulho de pertencer aquela nação, mais que tudo, respeitar suas histórias, suas culturas, seus personagens, seus heróis, suas datas marcantes, espero que um dia, nós, brasileiros, possamos, assim, como os americanos, outros povos, nos orgulharmos de nós mesmos, de nossas memórias, de nossas biografias. Para concluir, como prometi, vou resumir os feriados nacionais nos EUA: Ano Novo: 1ºde janeiro.

Dia de Martin Luther King: terceira segunda-feira de janeiro. Luther King Jr, considerado um dos nomes mais importantes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados UnidosEm muitas cidades são realizados comemorações, desfiles e homenagens ao ativista.

 

Presidentes Day (Dia dos Presidentes): é comemorado sempre na terceira segunda feira de fevereiro. Este feriado nacional comemora o trabalho e a vida de George Washington, o primeiro presidente norte-americano. Também é uma forma de homenagear os ex-presidentes do país. A data virou feriado nacional em 1885.

Memorial Day (Dia da Memória): comemorado sempre na última segunda-feira de maio, o Memorial Day é um feriado que homenageia os militares norte-americanos que morreram, enquanto serviam nas Forças Armadas. O feriado foi criado após a Guerra de Secessão, mas, no século XX, foi ampliado para honrar todos aqueles que morreram no exercício do serviço militar. Nesse dia, muitas pessoas visitam cemitérios e memoriais para prestar homenagens.

Independence Day (Dia da Independência): 4 de julho, é celebrado como forma de marcar a Declaração de Independência de 1776. Foi nesse ano que as Treze Colônias declararam oficialmente a separação do Império Britânico. O 4 de julho é o feriado mais importante dos Estados Unidos, sendo comemorado em todo o país e também nas colônias norte-americanas ao redor do mundo.

Labor Day (Dia do Trabalho): primeira segunda-feira de setembro, feriado nacional dos Estados Unidos, é uma celebração da contribuição econômica e social dos trabalhadores para o país. A data foi criada no final do século XIX, pelo movimento operário e se tornou feriado federal em 1894.

Columbus Day (Dia de Colombo): segunda segunda-feira de outubro, também chamado de Dia da Hispanidade. O Dia de Colombo, feriado nacional, que celebra a chegada de Cristóvão Colombo à América, no dia 12 de outubro de 1492. A data de Columbus Day também é comemorada em países de descendência hispânica.

Veteranos Day’s (Dia dos Veteranos): 11 de novembro, é um feriado nacional em homenagem aos veteranos militares, ou seja, pessoas que serviram nas Forças Armadas dos Estados Unidos. Este feriado coincide com outros, como o Dia da Recordação e o Dia do Armistício, que são celebrados em outros países e marcam o aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.

O Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças):  comemorado na quarta quinta-feira de novembro, é um dos feriados nacionais dos Estados Unidos mais famosos. A celebração é cristã e tem como simbolismo a gratidão. É tradição no Dia de Ação de Graças as pessoas se reunirem com seus familiares e amigos em fartas ceias. A origem da data seria o agradecimento às boas colheitas do ano.

Natal: 25 de dezembro.

*Se quiser obter informação precisa sobre a data em que cai cada festividade, você pode consultar o site da Administração Geral de Serviços USA.gov.

Saulo de Tarso Lopes Godinho, sou graduado em Comunicação Social pela UFS, Radialista, Pós Graduado em Comunicação Estratégica pela UFBA. Filosofia pela UFS. Amante da fotografia, da poesia, da literatura, um discípulo incansável pela simplicidade e a paz de espirito.