O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS1 

Cristiane Soares Dias

Hilton Ferreira Almeida

Jean Carlos Silva Santos

Keilla Cristina Podavi de Oliveira

Silmara Amorim Machado2 

RESUMO

1 INTRUDUÇÃO 

O cenário atual nos remete a um novo contexto social, vivenciamos o processo de globalização e com ele surgem os desafios de uma nova sociedade, a sociedade do conhecimento.

São muitos os impactos ocasionados pela globalização, dentre eles podemos destacar, o aprofundamento da interligação do mundo, a partir de aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.

No que tange ao processo educacional, podemos vivenciar uma quebra de paradigmas, as novas tecnologias da informação trazem à tona uma série de fatores relacionados ao papel do professor e sua postura em relação ao ensino aprendizagem.

A educação e o sistema educativo sofreram grandes transformações nos últimos tempos. Com o início do século XX, os avanços tecnológicos popularizaram o acesso à informação, modificando a forma de aprendermos. A sociedade contemporânea está em rede.

Diante da facilidade e ampliação no acesso às informações, cabe ao professor o papel de orientar os alunos sobre como utilizar tais informações para que se transformem em conhecimento. Dessa forma, o uso das tecnologias da informação pode contribuir para a criação de espaços agradáveis e interessantes de aprendizagem.

Assim, percebe-se a importância de saber lidar com estas informações de forma que possam ser transformadas em conhecimento, estimulando o capital intelectual e promovendo a gestão do conhecimento.

Informar não é papel do professor, pois as mídias de comunicação fazem isso utilizando recursos bem atrativos, cabe então ao professor a função de “cuidar da aprendizagem”, pois aprender está muito mais relacionado ao saber e onde e como encontrar informações e o que fazer com elas.

Dessa forma, o professor deve assumir então o papel de mediador de aprendizagem, motivando e orientando seus alunos, a fim de que eles possam buscar e construir seus conhecimentos, sendo sujeito do seu próprio processo de aprendizagem, promovendo autonomia, reflexão e crítica.

Diante do exposto, faz-se necessário ressaltar a importância social do professor frente aos novos desafios propostos pela atual conjuntura social, cultural, política e econômica. O professor deve estar preparado para lidar com as inovações, a fim de que possa contribuir para uma formação social do aluno, mediar conflitos gerados pela diversidade de informações, trabalhando os aspectos culturais e sociais do seu docente, fomentando discussões capazes de inculcar questionamentos pertinentes à nova realidade social.

À luz de Durkheim (1972), a educação satisfaz, antes de tudo, as necessidades sociais. A educação apresenta-se como função coletiva tendo por fim adaptar a criança ao meio social para a qual se destina, é sempre presente e vigilante, para obrigar a ação pedagógica a exercer-se em sentido social. É preciso que a educação assegure uma comunidade de ideias e sentimentos, sem o qual nenhuma sociedade sobrevive.