Adriana Olívia de Barros¹
Aline Maria Albuquerque¹
Andresa Rosallya Barros de Lima do Monte¹
Daisy Michelle de Lima Amorim¹
Eva Maria Souza da Silva¹
Maria dos Prazeres Santos da Silva¹
Marivânia Pereira da Silva¹
Maria Paula Souza de Andrade da Silva¹
Mônica Andreia da Silva¹
Tarciana Silva Rodrigues dos Santos¹

 

Prof.ª Dra. Jedida Melo²
Prof.ª Esp. Lucilene Costa³

 

Introdução

O psicopedagogo tem duas áreas de atuação, a institucional, que situa sua atuação em escolas e instituições não escolares, entre esses, consultórios particulares, assemelhando-se com sua segunda área de atuação, a clínica. Que, além do trabalho em consultório, há também a possibilidade de atuação em clínica psicopedagógica. É de suma importância o papel do psicólogo escolar porque sua forma em desenvolver os conhecimentos educativos faz com que a instituição venha ter um funcionamento e conhecimento para que assim possam ser trabalhados e articulados

 

Desenvolvimento

O psicopedagogo é um profissional que atua numa área humanista, aquele que promove o bem-estar dos indivíduos buscando reformas sociais que se referem ao humanitarismo, crença que o ser humano deve trabalhar e querer o bem-estar da humanidade. Atuando na aprendizagem de alunos com distúrbios ou dificuldades na aprendizagem escolar ajudando assim crianças, jovens ou adolescentes a terem uma boa interação social e familiar para que futuramente seja mais aceito na sociedade e no convívio familiar. Intervendo assim de forma preventiva em alguma dificuldade psicossocial, vocacional, educacional e ocupacional.

O psicopedagogo é quem irá procurar perceber as mensagens, que em sua maioria, serão implícitas, sobre as causas que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes, independente a toda a sua busca pela aprendizagem.O psicopedagogo é capaz de ver o outro além o que todos enxergam.

 

O papel do Psicólogo Escolar

O psicólogo deve ter como objetivo trabalhar nas áreas internas da instituição direcionando e capacitando os professores para que estes possam ter uma atuação de qualidade e equilíbrio profissional e emocional junto ao alunado. Portanto deve contribuir levando o educador a fazer umaalto reflexão sobre sua infância, o estado em que se encontra o intrapessoal para que o mesmo possa refletir e compreender a infância e história de vida dos seus alunos.

É necessário também o psicólogo escolar ter algumas direções para ajudar o educador a refletir e conhecer com base nos fundamentos teóricos. É fato que essas direções apontam para as contribuições básicas de um educador na sala de aula. Buscando compreender a desenvoltura do alunado, a dificuldade da parentela, a criança fica à deriva dentro das mudanças que existe, como num todo.

Conclusão

Enfim O psicopedagogo institucional é aquele que irá promover os processos de aprendizagem, na busca em auxiliar quem possui alguma dificuldade. O clínico, por sua vez, é aquele que terá uma atuação mais ampla, de investigar e promover possibilidades de mudança.

Como também é importante que possamos descobrir o verdadeiro papel do psicólogo na educação: ele deve promover as construções do conhecimento visando a autonomia a segurança, respeito e a ética.

Referência

COSTA, D. C. A diversidade de atuação do psicopedagogo x psicólogo educacional no ambiente escolar. Rio de Janeiro: 2007