Thaiza Sabino de Almeida

 

RESUMO

Na descrição do presente estudo de pesquisa de forma sucinta, visa analisar e de fora bibliográfica elucidar a descrição abrangente da temática descrita quanto ao papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial, conceituando, descrevendo atos e processos, descrevendo e possibilitando conhecimento sobre a temática. Nesse sentido ao se abordar a psicologia e suas ações, se caracteriza a mesma sendo um ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social, se desenvolve sobre conjunto dos traços psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos, assim deste modo a psicologia inserida no processo em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento, a eficiência e eficácia das táticas e estratégias. Assim o atendimento psicológico no CAPS, promove o cuidado, a integração social e o convívio na área urbana do indivíduo portador da loucura, garantindo sua sociabilidade com os demais indivíduos. Assim o trabalho abordara o processo histórico do referido tema, trazendo a abrangência do cenário atual.  Deste modo a pesquisa assim se realizara sobre metodologia de pesquisa de revisão bibliográfica, descreve como ponto objetivo demonstrar todo conhecimento sobre o tema, justificando seu processo de execução e concluirá sobre os conteúdos aqui demonstrados e pesquisados. Conclui-se que a rede de atenção à saúde nas características dos Centros de Atenção Psicossocial-CAPS, por intermédio da psicologia, atua no campo psicossocial que atende transtornos mentais em seus níveis de complexidade, contribuindo junto ao acolhimento e suporte de saúde, onde assim se possa acompanhar a integralidade da saúde.

Palavras-chave: Atenção. Ciência. Eficiência. Métodos. Psicólogo.

 

 

  1. NTRODUÇÃO

 

No desenvolvimento das atividades ofertadas sobre os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, caracterizando-se quanto a recursos humanos sobre o processo de atendimento psicológico, tendo em sobre a atuação dos psicólogos, o atendimento a comunidade social a psicoterapia individual, seguida pelo atendimento em grupo, abrangendo à família e à comunidade. (DESVIAT, 2018).

Sobre esta descrição apresentamos o saber psicológico que se faz considerado um dos campos a compor essa nova realidade sobre atenção e desenvolvimento da saúde, demostrando a consolidação dos serviços do CAPS, nas efetividades das ações e atuações ali produzidas pelos profissionais da psicologia.

Segundo Lancetti (2012, p. 39), “todo processo executado nos CAPS, são descritos como serviços abertos à comunidade e sociedade” de modo geral, com objetivo de internações psiquiátricas, diminuindo sua reincidência de problemas relacionados a saúde, no que diz respeito aos cuidados da saúde mental.

A proposta dos CAPS está relacionada para além de atividades, onde os psicológicos em suas descrições articulam suas propostas acerca da necessidade do sujeito, visando à integralidade do sujeito, deste modo o atendimento é de grande importância, uma vez que os profissionais consideram a singularidade do sujeito e suas questões, sobre intervenções terapêuticas. (DESVIAT, 2018).

De acordo com Gomes (2012, p. 09), “todo estudo em sua realização e execução se justificou por tentar sinalizar a importância da temática que se faz sobre o papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial”, pois deste modo acredita-se que os resultados avaliativos remetem à necessidade de sua compreensão e discussão, constituindo-se como um interessante campo de pesquisa.

Sobre a temática a execução do trabalho busca dialogar sobre medidas restaurativas que contribuam na mediação dos conflitos quanto ao papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial, atuando e se desenvolvendo com os próprios atores que formam uma sociedade. (NETO, 2008).

A problemática descrita sobre a pesquisa visa analisar o atendimento psicológico da sociedade existente nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, sobre qual sua função e quanto quais suas atividades?

O objetivo central conceituara sobre analise de conteúdos o papel do psicólogo no CAPS, se justificando sobre a necessidade de entendimento e posicionamento a sociedade sobre atos e ações prestadas nos centros.

Assim, a pesquisa se justiça e terá o resultado que apresentara o verdadeiro papel do psicólogo no centro de atenção psicossocial-CAPS, abordando a evolução da psicologia no campo da saúde mental, onde que assim, o CAPS representa um dispositivo de atenção que se articula com a rede de atenção à saúde.

 

  1. PSICOLOGIA E SEUS PARÂMETROS 

 

Na conceituação sobre o processo de atendimento psicológico quanto aos CAPS, os profissionais que compõem o serviço com suas visões podem potencializa-lo ou reproduzir o modelo manicomial, que possibilitam atendidos na atenção secundária também se utiliza de procedimentos da atenção primária e terciária, instituindo a centralidade existentes nos serviços. (YAZBEK, 2013).

A psicologia está diretamente relacionada quanto à promoção e manutenção da saúde mental, propiciando tratamento da maneira equilibrada e correta, onde através do atendimento psicológico pode-se obter ajuda, e assim refazer sua vida.

O papel da psicologia no âmbito da saúde mental é quanto suas intervenções, sobre metodologia, atos e ações psicológicas, descritas sobre cada pessoa, sendo desenvolvida dentro do enfoque de internação e medicação, onde que, as orientações recebidas são compreendidas pelos sujeitos como imprescindíveis no entendimento e na aceitação das necessidades de saúde, no auxílio e ajustamento de sua condição, caminhando desta forma em busca de um melhor manejo e adaptação das relações. Ministério da Saúde. (GOMES, 2012, p. 19).

Deste modo difunde a vir distinguir entre pensamentos, sentimentos e a própria realidade, tornar-se consciente das maneiras que os seus pensamentos influenciam seus sentimentos, avaliar criticamente a veracidade de seus pensamentos automáticos e suposições, desenvolver as habilidades para perceber, interromper e intervirquanto ao papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial.

O processo da psicologia intervém sobre fenômenos e processos relativos ao mundo, assim tem ampliado seus níveis de intervenção, sobre o papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica. (COLL, 2004).

A atuação do psicólogo nos CAPS, descreve o sentido de investigar práticas e desafios atuais para os psicólogos, descrito pelo atendimento em grupo e, em último plano, o atendimento à família e à comunidade, onde que por intermédio do atendimento psicológico, as pessoas atendidas pelo CAPS têm a seu dispor uma série de atividades que direcionam a reabilitação e reinserção psicossocial.(SEVERO, 2010, p. 09).

Nesse sentido a psicologia que é considerada uma área de conhecimento a qual entendemos como corpus sistemático e organizado de saberes científicos, produzidos de acordo com procedimentos definidos, referentes à determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade. (LANCETTI, 2012).

A descrição da psicologia descreve uma série de estratégias, instrumentos e recursos para que se possa desenvolver o processo humano, contribuído significativamente para uma nova concepção, deste modo a psicologia no processo social se modifica a cada dia, onde surgi deste modo novos aumentos quanto a quantidade de psicólogos no mercado de trabalho. (GOMES, 2012).

A saúde mental é um dos assuntos mais recorrentes da atualidade, onde que a Organização Mundial da Saúde – OMS não possui uma definição universal para o tema, onde que diretamente define-se pela forma como pensamentos, sentimentos e comportamentos influenciam diretamente nossas vidas, caracterizando: capacidade de manter relacionamentos saudáveis, descrição de controle emocional diante de dificuldade, definição de metas para sua vida, deste modo a saúde mental é composta por diversos fatores: ambientais, biológicos, sociais, econômicos, entre outros. (DIMENSTEIN, 2012, p. 14).

Assim a psicologia contribui consideravelmente para a criação de um sistema moderno e social, significativamente uma atitude mais solidária, com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

Deste modo a psicologia analisa e ajuda na compreensão sobre o estágio em que se encontra a pessoas, analisando sua relação ao seu desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico, além de levar em consideração o nível de aspiração e o comportamento. Sendo que a psicologia contribui para a compreensão dos processos de mudança no percurso da vida. (SEVERO, 2010).

O propósito do atendimento psicológico e suas avaliações no contexto da psicologia do CAPS, promove a escuta e o reconhecimento da subjetividade do indivíduo e dos laços sociais, o que atribui a importância de sua atividade na formação da constituição da subjetividade do sujeito. (MENDONÇA, 2005).

A psicologia possibilita uma série de estratégias, instrumentos e recursos, configurando assim como fundamental a atuação do psicólogo, o que atribui a mesma como ciências necessárias ao processo de desenvolvimento humano e social.

A psicologia desenvolve e possibilita a pratica de ações ligadas à gestão e compreensão dos comportamentos de pessoas, nesse sentido processo psicológico se faz focada na conformidade, assumiu uma vertente preventiva, e evoluiu a partir de um alinhamento dialético sobre a avaliação da eficácia dos impactos da atuação preventiva no relacionamento. (DESVIAT, 2018).

  1. Descrição quanto ao papel do psicólogo no CAPS 

 

A descrição quanto ao papel do psicólogo no CAPS, possui A intersetorialidade deve ser utilizada na recuperação dos laços sociais, onde sobre a política nacional de saúde mental, cabe aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ser referência para os portadores de sofrimento psíquico grave e/ou crônico. (MARTÍNEZ, 2001).

No processo histórico, o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, estabelecido na cidade de São Paulo, a missão de dar um atendimento diuturno às pessoas que sofrem com transtornos mentais, onde posteriormente tendo “saúde como direito de todos e dever de Estado”, previsto na Constituição Federal de 1988.

No atual cenário a transformação no cuidado e nas relações interpessoais, sobre a finalidade de investigar práticas e desafios atuais para os psicólogos de CAPS, mas ainda no contexto brasileiro se encontra certas desigualdades regionais na implementação do atendimento, baixos salários e desconhecimento da legislação em que descreve a saúde mental. (COLL, 2004).

Profissionais de psicologia que atuam nos CAPS, assumem o papel de organizador da rede de cuidados descrito na portaria 336/2002, sendo instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, possibilitando ao atendimento foco do trabalho individual ações com familiares, grupais e com as redes de saúde e intersetorial.(SOUZA, 2010, p. 18).

Segundo Gomes(2012, p. 15), “O território é constituído fundamentalmente pelas pessoas que nele habitam, com seus conflitos, seus interesses”, configurando os CAPS como dispositivos que devem estar articulados na rede de serviços de saúde mental, assim os centros de atenção psicossocial (CAPS) deverão assumir seu papel estratégico na articulação de atenção básica de saúde.

Assim o objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, com a responsabilidade de organizar a rede de serviços de saúde mental de seu território, na busca de suporte social, potencializadora de suas ações, onde que, os atendimentos nos centros são sobre pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico metal. (SOUZA, 2010).

Sobre os centros CAPS procura-se que o atendimento psicológico
seja o mais próximo possível da pessoa, sob responsabilidade monitorar junto com o usuário o seu projeto terapêutico, sendo que devem oferecer acolhimento diurno e, quando possível e necessário, noturno.

Nesse sentido o atendimento quanto papel do psicólogo no CAPS, articula cuidado clínico e programas de reabilitação psicossocial, se tornando possível que o mesmo, seja configurado como central de regulação e distribuição de medicamentos em saúde mental na região. (YAZBEK, 2013).

Cadastramento de um CAPS:

  • Analise e implantação efetiva do CAPS;
  • Aprovação na Comissão Intergestores Bipartite;
  • Encaminhamento da proposta à Secretaria de Estado da Saúde;
  • Encaminhamento ao Ministério da Saúde para homologação e cadastramento.

 

De forma clara todo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS é referência no tratamento dos transtornos mentais, caraterizado sobre funções de atendimento psicológicas exercidas pelos profissionais dentro do CAPS, que têm como finalidade normalizar e padronizar os procedimentos quanto a saúde metal. (GOMES, 2012).

Assim todo atendimento psicológico é responsável pelos diagnósticos e o tratamento dos distúrbios mentais, para melhorar o quadro de diagnóstico e tratamento dos pacientes portadores de distúrbios de caraterísticas mentais.

Logo que, psicólogos de CAPS ou da rede de saúde mental atuam diretamente ao tratamento e reabilitação clínica da pessoa, com intuito claro de acolher pacientes com portadores de transtornos mentais, onde assim, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento psicológico. (DESVIAT, 2018).

De acordo com Meira(2003, p. 09), “o processo sobre o atendimento das atividades do CAPS, tem a função objetiva e clara de serviço de saúde” com características especiais, sendo serviço igual a outros da rede de saúde pública que trata a saúde mental, como um ambulatório ou um hospital psiquiátrico.

Assim criar valorização do atendimento quanto papel do psicólogo no CAPS, no sentido de proceder frente a questionamentos pertinentes a cada tema sobre a valorização ou processo humano e social. (GOMES, 2012).

  1. Avaliação psicológica no processo de atendimento

 

A avaliação psicológica no Brasil é encontrada de maneira dispersa, existindo a necessidade de congregar essa informação, assim como marcos da sua evolução, sempre atingindo um considerável nível de maturidade, podendo ser considerada como um exemplo para outras nações da América do Sul. (MENDONÇA, 2005).

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso das atribuições legais e regimentais que lhe são conferidas pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971, e o Decreto nº 53.464, de 21 de janeiro de 1964, considerando que a utilização de métodos e técnicas psicológicas constitui função privativa da psicóloga e do psicólogo, com base nos objetivos previstos no parágrafo 1º, do art. 13, da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, e no art. 4º, do Decreto nº 53.464/1964. (AGUIAR, 2010).

A r esolução CFP nº 09/2018, e seus impactos na área da Avaliação Psicológica (AP), deste modo serão apresentados o processo de construção da mesma, destacando o processo democrático assim como as questões técnicas e demandas da categoria envolvidas, que será apresentado e discutido mais detidamente cada um dos seis tópicos do documento.

Assim os serviços psicológicos para a sociedade se classificam como promissores as perspectivas para o desenvolvimento da área de avaliação psicológica em um futuro próximo. (LANCETTI, 2012).

Nos conceitos e formas de procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função, onde pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa.(NETO, 2008).

Os principais instrumentos de Avaliação Psicológica são:

  • Entrevista Psicológica;
  • Instrumentos de avaliação psicológica: testes psicológicos;
  • Testes psicológicos e observação;

 

  1. CAPS - Centros de Atenção Psicossocial 

 

O cenário atual dos CAPS - Centros de Atenção Psicossocial e seus processos de atendimento nasceram dentro do movimento antimanicomial no Brasil, configurando atendimento de saúde em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. (BRASIL, 2003).

No Brasil o movimento pela Reforma Psiquiátrica Brasileira, se configura sobre os primeiros CAPS, onde o Ministério da Saúde redigiu um manual que oferece novas diretrizes para o trabalho nos CAPS, com intuito de regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área de atuação psicológica. (DIMENSTEIN, 2016, p. 30).

No Brasil, o processo quanto a redemocratização social, traz debates sobre os direitos humanos na questão de saúde mental, onde através da Portaria Nº 336 do Ministério da Saúde, que ele foi formalizado, tendo sido seu funcionamento direcionado para áreas psicológicas de atendimento.

Atualmente existem diferentes tipos de CAPS, além do atendimento psicológico a saúde mental, que apresenta porte/complexidade dos atendimentos e abrangência populacional, onde CAPS II: o CAPS i II, voltado para atendimentos a crianças e adolescentes, o CAPS ad II, para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, de maneira gratuita e universal, onde o PSI no CAPS atua na saúde mental. (SEVERO, 2010).

As transformações almejadas pelo processo de reforma psiquiátrica no cotidiano deste CAPS, configurando o protagonismo social significa que as pessoas tomam para si próprias o controle de suas vidas, propiciando uma melhor inserção dos profissionais psicólogos nesse tipo de serviço, quanto atenção à saúde mental.(SOUZA, 2010, p. 15).

Sobre a descrição existente na PORTARIA 854/SAS, de 22/08/2012 altera e cria novos procedimentos para os Centros de Atenção Psicossocial, para fomentar a discussão entre gestores, trabalhadores, usuários e familiares, sobre o papel dos CAPS na rede de atenção à saúde mental, onde o que o que determina o ingresso de uma pessoa na unidade é a avaliação psicossocial.

Assim, onde que procedimentos dos CAPS deverão ser registrados apenas no módulo de Atenção Psicossocial (PSI), onde que a Coordenação Nacional de Saúde Mental está reavaliando a questão para métodos e critérios de atendimento psicológico nos centros. (DEL PRETTE, 2005).

  1. METODOLOGIA

 

A execução da pesquisa se faz sobre levantamento bibliográfico, que consiste em uma análise de fonte de dados, onde se explora artigos, livros, revistas, e sites especializados, dados e notícias atualizadas com o intuito de se obter maior conhecimento sobre o tema que apresenta a psicologia.

De acordo com Gil (2009, p. 15), “a pesquisa é o procedimento racional e sistemático que visa obter respostas aos problemas que são propostos”.

Esta pesquisa utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica. Construir-se-á o referencial teórico a partir da leitura de livros, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, manuais técnicos, legislação vigente e resultados de pesquisa na base de dados online Google Acadêmico.

De acordo com Gil (2009, p. 09), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida através de material já elaborado e publicado, possibilitando ao pesquisador o acesso a um grupo de fenômenos, muito que se pesquisasse diretamente”.

A revisão de literatura é um procedimento de investigação, apreciação e exposição de um corpo de informação que procura responder uma questão específica, ponderando sobre todo o material relevante, incluindo livros, artigos, registros, relatórios, teses, dissertações e obras publicadas.

A pesquisa descreve as características e classificações existentes sobre, buscando demonstrar, os fatos são observados, registrados e interpretados, sem que o pesquisador interfira, no sentido de descrever características de uma determinada população, estabelecendo relações entre variáveis. (GIL, 2009).

A pesquisa é ato de liberdade, na expressão legitima do ato de rebeldia de investigar, para formar o novo, dentro de um processo que se faça observações e teorias que, juntas, efervescem a pesquisa, na forma de conhecimento que permite o empoderamento de sujeitos e grupos.

Nesse sentido a pesquisa descrita, tem como objetivo principal interpretar o fenômenoque observa, sobre aspectos de: etnográfica, naturalista, fenomenológica,interpretativa, observacional, dentre outras.

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES 

 

A Política Nacional de Saúde Mental é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, que compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos, sobre atos da psicologia.

O estudo avaliou a assertividade e civilidade, pois foram os pontos de maior interesse assim foi possível analisar a importânciaquanto ao papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial, descrevendo sua necessidade social.

Nesse sentido a execução quanto aos atendimentos psicológicos desenvolvidos nos CAPS devem ser serviços capazes de evitar o agravamento da saúde mental das pessoas e devem ser capazes de diminuir os comportamentos de agravamento, assim centros de atendimento intercede em uma situação que auxilie o paciente junto a profissionais e serviços psicológicos.

A pesquisa se fez sobre dados de obras referentes a temática sobre o trabalho de atendimento do psicólogo no CAPS, onde que o processo de coleta de conteúdo os recursos necessários para realizar o projeto são de material permanente, material de consumo bibliográfico, se descrevem na pesquisa como, artigos, resenhas, monografias e obras relacionadas ao tema, sites de pesquisa, internet e meios que possibilitem pesquisa, todo processo aborda a metodologia de revisão bibliográfica.

A reabilitação psicossocial dentro do contexto social é compreendida como um conjunto de ações que buscam o fortalecimento, a inclusão e o exercício de direitos de cidadania de pacientes e familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho, habitação, educação, cultura, segurança e direitos humanos.

Na descrição dos CAPS tem por finalidade proporcionar atendimento à população, respeitando-se a adstrição do território, oferecendo-lhe atividades terapêuticas e preventivas, tais como: atendimento diário aos usuários, dentro da lógica de redução de danos dos casos, oferecendo cuidados personalizados, o reconhecimento de suas características, necessidades e vias de administração de drogas, objetivando o desenho e implantação de múltiplos programas de prevenção, educação, tratamento e promoção de fácil adaptação às diferentes necessidades.

Assim sobre os métodos psicológicos utilizados nos CAPS, por sua vez, configuram-se como os equipamentos de saúde mental capazes de impulsionar esse cuidar centrado na reabilitação psicossocial do usuário e de sua família, congregando esforços também nos espaços comunitários.

Nesse sentido o tratamento recebido nos CAPS favorece melhoras substanciais nas condições de vida e de saúde de seu familiar usuário e nas relações familiares dentro e fora do lar, ainda que seja detectada no desenvolvimento das atividades terapêuticas a necessidade de ajustes e de aumento da oferta.

Assim se tem resultado de que, o psicólogo frente as atribuições do CAPS devem ser de interceder, mediar conflitos, mergulhar nas crises dos pacientes, com distúrbios de saúde mental, configurando ações psicossociais.

Descrita como atendimento básico de atenção à saúde a proposta dos CAPS pode ser considerada atual e moderna, nas operações de atendimento psicológicos, em relação ao modelo nacional, assim o CAPS é o meio para que todos serviço à sociedade sejam ativos e desenvolvidos. (MENDONÇA, 2005).

Nesse sentido os atendimentos desenvolvidos no CAPS envolvem a necessidade de equipe multiprofissionais, o que descreve a atuação do psicólogo no serviço de saúde, onde que assim, o psicólogo tende a uma escuta acerca do que o paciente necessita, sendo necessário intervenção que contenha os conhecimentos necessários para que os objetivos sejam além da estabilização do quadro.

Fica claro que, o CAPS não se faz sobre um estabelecimento voltado para a internação, mas sim, um serviço de atenção diária, onde propõe ao usuário um espaço de liberdade, espeitados a singularidade de cada pessoa. (SEVERO, 2010).

Assim o processo de atuação psicológica sobre o CAPS, se propicia sobre serviços do SUS a atenção básica de saúde, onde se articulam suas propostas acerca da necessidade do sujeito, visando à integralidade e cuidado do ser humano.

Deste modo o CAPS funciona como atenção à saúde, comconcepção da saúde mais ampliada, dando acesso e atendimento de qualidade, descritos sobre a atuação dos psicólogos nos centros de atenção psicossocial. (BRASIL, 2003).

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Conclui-se que as atividades e processo quanto ao papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial, são essenciais ao atendimento de atenção básico de saúde, descritos sobre a saúde mental.

O presente trabalho objetivou-se a mostrar a organização em estudo, do funcionamento de todas as operações abrangidas em seus exercícios quanto ao papel do psicólogo no CAPS, assim como todos os desafios que lhe são lançados no seu dia-a-dia e suas atividade e ações no parecer psicológico.

Deste modo o conhecimento deve ser cada vez mais facilitado e colocado à disposição da sociedade, das informações que possibilitem a compreensão das modificações do patrimônio e as relações sociais, pois demonstra assim como uma ciência social, e papel fundamental de servir como um instrumento de medição e mediação, capaz de interagir não somente sob o aspecto quantitativo.

Assim a observação prévia dos fatos sociais possibilita que, antes da tomada de decisão, meça as consequências de suas ações, sendo que a processo agrega conhecimentos primordiais, devendo ser estudados durante a formação e aplicadas na vida, assim o processo se executa com objetivação de resultados claros e objetivos, pois seu desenvolvimento visa, ajuda, contextualização, desenvolvimento e clareza nos resultados determinados.

Nesse sentido pondera-se que o papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial, trazem benefícios claros e objetivos, possibilitando a atuação conjunta e articulada entre os serviços, como um lugar de referência e tratamento para pessoas que necessitam de atenção sobre saúde mental.

Assim o material aqui exposto e colocado sobre pesquisa quanto ao papel do psicólogo no CAPS-Centros de Atenção Psicossocial, possa ser utilizado para levantar novas questões de relevância de estudo acerca do tema, e deste modo complementar o que já existe na literatura.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

AGUIAR, W.M.J (2010). Reflexões a partir da Psicologia Sócias Históricas sobre a Categoria Consciência.Brasil. RJ. Caderno de Pesquisa, n 110, 125-142.

 

ANTUNES, M. M. (org). Psicologia. Teorias Críticas. São Paulo. Campinas. Editora. Casa do Psicólogo, p. 105-138. 2015.

 

BRASIL.Ministério da Saúde (BR). A política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília (DF); 2003.

 

COLL, César et. al. Desenvolvimento Psicológico: Transtornos do Desenvolvimento e Necessidades Especiais. v. 3: 2ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

 

 

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática.Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

 

 

DESVIAT, M. (2018). A reforma psiquiátrica e seus processos. Editora FIOCRUZ. Brasil. Rio de Janeiro, p. 53-57, 2018.

 

 

DIMENSTEIN, M. D. B., Leite, J. F., Macedo, J. P. S., & Dantas, C. M. B. (Orgs.). (2016). Condições de vida e saúde mental em assentamentos rurais no nordeste brasileiro: diagnóstico, estratégias de cuidado e suporte na rede de atenção primária e psicossocial. Relatório final de pesquisa de Projeto financiado pelo CNPq por meio da Chamada Pública Universal 14/2012.

 

 

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 04ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

 

GOMES, J. C. R. (2012). Promoção da saúde mental em espaço urbano. Tese de doutorado não-publicada, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa. Portugal. 2012.

 

 

LANCETTI, A. Saúde mental e cidadania no contexto dos sistemas locais de saúde. Brasil. Rio de Janeiro Editora Hucitec, 2012.

 

 

MARIA, Sonia. A Psicopedagogia trabalhando a relação interpessoal docente/discente. Brasil. São Paulo. Editora P.S.setembro, 2007.

 

 

MARTÍNEZ, A. M. La interrelación entre investigación psicológica y práctica educativa: um análisis crítico a partir del campo de lacreatividad. In Z. A. P. Del Prette (Org.), Psicologia escolar e educacional, saúde e qualidade de vida: explorando fronteiras (pp.87-112). Brasil. Campinas: Alínea, 2001.

 

 

MEIRA, M. E. M. (2003). Construindo uma concepção crítica da psicologia: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia-Histórica.Brasil. São Paulo. Editora PEC. 2003.

 

 

MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.M. (orgs). Psicologia Escolar: Teorias Críticas. Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 13-77. 2003.

 

 

MENDONÇA, T. C. O. As oficinas na saúde mental: relato de uma experiência na internação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília – DF, 2005.

 

 

NETO, J. L. F. Psicologia e saúde mental: três momentos de uma história. Saúde em debate. Brasil. Rio de Janeiro, v. 32, n. 78/79/80, p. 18-26, dez, 2008.

 

 

PFTONN NETO, S. (1987). Psicologia quanto aprendizagem e do desenvolvimento. Brasil. São Paulo: EPU. Psicologia: Ciência e Profissão – 1987.

 

 

SEVERO, S. B; SIMONETTI, N. Integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde coletiva. 2008. 1685-1698. Dissertação - Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Brasil. Porto Alegre, 2010.

 

 

SPINILLO, A. G. e Roazzi, A. (1989). A atuação do psicólogo na área cognitiva do atendimento social: reflexões e questionamentos.Psicologia: Brasil. São Paulo. Ciência e Profissão, v. 3, 20-25.

 

 

SOUZA, Ma.P.R.,A atuação do psicólogo na rede pública de educação: concepções, práticas e desafios. 2010, 258.f. Tese (Livre-Docência). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. Brasil.  São Paulo, 2010.

 

 

YAZBEK, Maria Carmelita. Tipos de intervenção preventiva quanto saúde mental. Brasil.São Paulo: Editora Moderna, 2013.