A educação ao longo dos anos passou por grandes transformações, com a globalização e a constante evolução das tecnologias a preocupação como professores é constante, no que tange a questão do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a construção do conhecimento. Neste cenário o educador deve utilizar ferramentas que possibilitem os alunos a irem além do que a reprodução de conteúdos aplicados. O aperfeiçoamento se faz necessário no que diz respeito às práticas pedagógicas e a interação entre educandos e educadores. O professor deve atuar como mediador e facilitador no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento constante dos seus alunos. Dessa forma o educador deve ter a consciência da responsabilidade da sua profissão, de que ensinar não é somente transferir o conhecimento e sim possibilitar a construção do mesmo, de forma ativa e crítica na sociedade. É um compromisso de aprender ensinar.

No decorrer deste processo é importante destacar que existem muitas dificuldades ao longo do caminho, e cabe o educador mediar essas dificuldades. É preciso despertar a curiosidade e instigar a imaginação através de situações onde o aluno seja desafiado e consiga se desenvolver plenamente.

Ensinar é transmitir conhecimento, compartilhar experiências e dividir sabedoria.

Ensinar faz com que o educador atualize seu saber, abra a cabeça para novos horizontes.

O professor deve se considerar um eterno aprendiz, se deixar questionar, aceitar sugestões e avaliar críticas.

O verdadeiro educador se orgulha de ter sido um degrau importante na vida do aluno, que superou suas dificuldades e atingiu seus objetivos.

Ser mestre é uma função extraordinária, é ultrapassar barreiras, aplicando conhecimentos, despertando no aluno o Interesse por aprender e mais q isso colocar em prática o que aprendeu.

O educador deve ser criativo, dinâmico e inteligente, instigando seus alunos a pesquisarem e construírem conhecimentos.

Outro ponto muito importante a ser observado, é a etapa de desenvolvimento em que o aluno se encontra, respeitando suas limitações e dificuld.ades e proporcionando suporte necessário para que o mesmo evolua em suas aprendizagens.

Concluímos que o papel do professor é facilitar o processo, através de técnicas que desperte o interesse investigativo e criativo dos alunos. Porém, ele tem que ser flexível, pois tende a se moldar com as tendências tecnológicas e as reais necessidades de cada educando. Pois não depende apenas do conhecimento e sim de um conjunto de fatores que possibilite que a transmissão de conhecimentos ocorra de maneira clara, objetiva e criativa.

Artigo escrito pelas professoras de Educação Infantil: Josiane Ballardin Drago e Neli Pacifico Marteninghi, da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito