Este artigo tem como indutor abordar o tema o papel do gestor escolar na melhoria da qualidade da educação, pois descreve as dificuldades, os desafios a serem superados e sua função, ou melhor dizendo, o papel e a contribuição dos gestores na constituição de um ambiente educacional de qualidade, com ênfase no procedimento de gestão participativa e democrata. Assim seguem algumas questões norteadora deste artigo: O gestor tendo convicção de sua função juntamente com a comunidade escolar está colaborando para um ambiente escola de qualidade? Diante do desafio de conseguir uma escola de qualidade, qual é a função? Deste modo, este artigo tem o objetivo de ressaltar sobre a função do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, que é um dos motivos indispensáveis para o alcance da educação escolar de qualidade. Desta forma, para realização deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e conta com o apoio DE FULLAN (2000) LÜCK (2005), SAMPAIO (2004), MYRTES (1979) FERREIRA E AGUIAR (2006), TOSCHI (2011), E LIBÂNIO (2003/2004/2011). Por fim, por meio deste trabalho, é plausível ponderar a intensidade do tarefas dos gestores da educação, com o objetivo de buscar escolas de qualidade, mostrando-se assim uma tarefa difícil, mas não está fora de alcance. Palavras-chave: Gestor educacional; Escola de qualidade; Competências.

1 INTRODUÇÃO 

Este artigo tem como indutor abordar o tema o papel do gestor escolar na melhoria da qualidade da educação, pois descreve as dificuldades, os desafios a serem superados e sua função, ou melhor dizendo, o papel e a contribuição dos gestores na constituição de um ambiente educacional de qualidade, com ênfase no procedimento de gestão participativa e democrata. Portanto, este artigo tem como proposito ponderar o desempenho educacional do gestor visando o desenvolvimento no ensino e aprendizagem dos educandos. Também visa assinalar alguns apontes que indicam que uma instituição educacional que tem um ensino aprendizagem de qualidade, tem um gestor comprometido com o ensino. Assim sendo, compreende-se que a gestão escolar necessita estar ciente da relevância da sua função na realização intervenções para melhorar o ensino da instituição escolar. Assim seguem algumas questões norteadora deste artigo: O gestor tendo convicção de sua função juntamente com a comunidade escolar está colaborando para um ambiente escola de qualidade? Diante do desafio de conseguir uma escola de qualidade, qual é a função? Deste modo, este artigo tem o objetivo de ressaltar sobre a função do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, que é um dos motivos indispensáveis para o alcance da educação escolar de qualidade. Este artigo justifica-se pela relevância do papel do gestor da escolar na concretização da gestão democrática, pois depende se ele é a favor da concepção de um ambiente de participação no processo de decidir para que todas esses indivíduos podem participar para garantir um método de ensino educacional de qualidade Desta forma, para realização deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e conta com o apoio DE FULLAN (2000) LÜCK (2005), SAMPAIO (2004), MYRTES (1979) FERREIRA E AGUIAR (2006), TOSCHI (2011), E LIBÂNIO (2003/2004/2011). Por fim, por meio deste trabalho, é plausível ponderar a intensidade do tarefas dos gestores da educação, com o objetivo de buscar escolas de qualidade, mostrando-se assim uma tarefa difícil, mas não está fora de alcance.  

2 O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO 

Para que a instituições educacionais conquiste o conceito de qualidade de ensino, e para aprendizado verdadeiramente o corra, e fundamental que o gestor esteja preparado, produtivo e participe ativamente das temas que envolvem o ensino escolar. Portanto, o gestor da escola é o principal responsável pela administração, finanças e ensino Instituição educacional. Assim segundo FERREIRA e AGUIAR, (2006, p. 308): Todavia, a gestão da educação, enquanto tomada de decisão, organização, direção e participação, não se reduz e circunscreve na responsabilidade de construção e desenvolvimento no PPP (Projeto Político Pedagógico). A gestão da educação acontece e se desenvolve em todos os âmbitos da escola, inclusive e fundamentalmente, na sala de aula onde se objetiva o PPP não só como desenvolvimento do planejado, mas como fonte privilegiada de novo subsídios para novas tomadas de decisões para o estabelecimento de novas políticas (FERREIRA e AGUIAR, 2006, p. 3081 ). Desta forma, a gestão da qualidade requisita que os gestores tenham a responsabilidade de assumir compromissos e participar deles de maneira significativa em sua formação educacional, e fazer mudanças junto com docentes, alunos, funcionários, famílias e a sociedade proporcionando uma trocar experiências e buscar melhores experiências de relacionamento interpessoal, de forma a construir uma escola de qualidade a partir desses elementos. [...]