O esporte surte vários efeitos positivos em nossa sociedade, levando benefícios a muitos pessoas em comunidades e grupos de condições econômicas elevadas. O esporte possui um papel imprescindível na vida das pessoas em qualquer idade como na área da saúde, profissional, social, e educacional.

  Algo incrível que o esporte proporciona, é a união de toda uma sociedade em épocas de competições esportivas globais e nacionais. Muitas pessoas ficam na expectativa juntas a fim de que um atleta ou time vença num determinado evento. O maior exemplo desse tipo de sociabilidade mutua ocorre na copa do mundo, em que pessoas desconhecidas se abraçam comemorando alegremente à vitória da seleção ou time em comum.

  Atividades físicas esportivas como futebol, corrida, vôlei, natação, arte marcial, basquete e outros têm inúmeros benefícios a saúde. A corrida por exemplo, combate estresse, elimina gorduras ruins do organismo e toxinas, além de liberar endorfina que produz alegria, afirmam médicos.

  No contexto profissional, existem inúmeros casos de pessoas que saíram do estado de miséria extrema e conquistaram uma vida econômica melhor através do esporte. O jovem Thiago Braz, atleta de salto com vara, conquistou ouro na olimpíada de 2016, vencendo a pobreza e desigualdade. Isso mostra a importância do esporte na educação dos jovens, os quais se ocupam em atividades boas e se relacionam com pessoas de valores éticos.

  Portanto, pode-se observar os vários papeis de suma importância que o esporte assume em prol da sociedade, alcançando pontos relevantes como o progresso, desenvolvimento, auto estima, conquistas, saúde e educação para pessoas de todas etnias e classes sociais. Logo, o esporte exerce um papel essencial na sociedade.