O profissional docente, educador, tem um papel insubstituível em qualquer parte do mundo, em nosso país as dificuldades encontradas por esses profissionais são muitas, mas nem por isso essa profissão deixou de existir.

Os docentes da Educação infantil encontram inúmeros desafios, desafios estes que são vencidos diariamente com muita luta e força de vontade e os desafios que são enfrentados por um tempo maior até ser vencido ou não. Esses desafios surgem de todos os lados, desde a violência das ruas até o não reconhecimento da profissão e consequentemente os baixos salários, são desafios enfrentados diariamente por esses profissionais e quase sempre para vencer não depende somente do profissional docente, mas também de toda a comunidade em sua volta que está envolvida de alguma forma com a sociedade em que eles vivem.

A relação do educador com o educando na educação infantil está muito ligada um no outro, pois o educador tem que ter o entendimento de que é um ambiente novo para o educando e saber lidar com esse fato de forma que ensine os educandos de forma mais lúdicas, dentro e fora da sala de aula e que não se limite somente em teorias. Tornar as aulas atrativas, criar ambientes novos que façam os educandos usar as suas imaginações onde possam começar a desenvolver suas habilidades motoras, intelectuais e cognitivas.

Não é porque o educador é um profissional docente que ele está pronto, pelo contrário, o educador assim como o educando está sempre se constituindo, sempre aprendendo coisas novas, sempre regenerando seus conhecimentos.

Somos todos seres vivos, educador e educando, por isso que estamos sempre em desenvolvimento tanto formativo, tudo se forma a partir do mais simples para o mais complexo, como organizativo que diz que nada nessa vida se forma sozinho, que tem que ter sempre a ajuda de algo que está em seu redor. Os educadores têm o papel de organizativo para os educandos, porque é o educador o meio de aprendizagem para os educandos da educação infantil, onde eles irão se apoiar para aprender e se desenvolver cada vez mais e mais.

O Educador da educação infantil, tem que saber acolher os educandos de forma amorosa e dar a eles o suporte necessário para esse início da vida escolar, pois é o primeiro contado dessas crianças com o ambiente escolar, acolher com carinho e dedicação, mostrar para eles que a escola é um ambiente agradável onde se aprende coisas novas, criar ambientes atrativos e que chamem a atenção e o interesse dos educandos. Com tudo isso, o educador cumpre as quatro facetas do ato pedagógico que é o acolher, o nutrir, o sustentar e o confrontar.

O Educador tem que ter uma boa formação, estar preparado e gostar de trabalhar com crianças, pois terá que demonstrar dedicação e amor, mas também impor limites para seus educandos e principalmente fazer o seu trabalho de educador da educação infantil por prazer, por gostar de verdade lecionar para as crianças que iniciarão ali as suas bases escolares.

Na educação infantil, os conteúdos dados aos educandos, tem que estar sempre condizente e fazer com que eles se desenvolvam de forma continua suas coordenações motoras, intelectuais e cognitivas, criar atividades também que estejam pertinentes com a sociedade atual em que vivemos.

Para mim o educador da educação infantil é um indivíduo muito importante no processo da educação de uma pessoa, afinal será ele que irá acolher e ensinar os primeiros passos para as crianças, isto marcará para sempre a vida escolar e até mesmo pessoal dessa criança. É o educador que dará a base inicial para que os alunos futuramente tenham sucesso nas outras etapas da educação básica, é ele que preparará o terreno para se construir alicerces fortes para a vida toda.