O PAPEL DO CONTADOR NO MERCADO DE CAPITAIS

FERREIRA,Miliane Silva1

ABREU,Fco. Clécio Farias2

Silva,Pedro Elder Maciano3

 

RESUMO

Este trabalho examina a relevância do contador para o mercado de capitais. O objetivo central é caracterizar a importância desse profissional no contexto de desenvolvimento dos mercados de ações no Brasil. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa a caracterizam como sendo quantitativa com caráter exploratório. Onde serão feitas pesquisas bibliográficas. De acordo com pesquisas realizadas pela internet registra-se que, em termos de formação acadêmica, 18% das pessoas que atuam nas corretoras possuem formação acadêmica em Contabilidade, sendo esse percentual inferior ao de formados em Administração e Economia. Também verificou-se que, na maior parte das corretoras o contador volta-se à garantir a eficácia dos registros contábeis, a eficiência dos controles internos e o zelo por aspectos de regulamentação. A presença do contador é cada vez mais necessário para a sociedade e para as empresas, acredita-se que nos dias atuais seja impossivel uma empresa atuar sem a presença marcante de um profissional contábil. São estes profissionais que irão nortear as empresas, para que elas sigam com saúde financeira. Assim também os contadores agem no Mercado de Capitais, orientando os investidores onde é melhor investir, e quais os riscos de determinadas ações. Daí a evidente importância do conhecimento, a busca por novas informações e a evolução da profissão contábil no século XXI.

Palavras-chave: contabilidade; mercado de capitais; contador.

INTRODUÇÃO

A ciência contábil vem ultrapassando cada vez mais os limites dos escritórios contábeis e hoje tornou-se uma profissão que vai muito além de simplesmente cumprir a prestação de serviços de contabilidade, os contadores estão se lançando em outros campos de atuação, conquistando cargos de gerenciamento, diretoria, consultoria e também de analista no mercado financeiro. Não é por acaso que isso está ocorrendo, já que é através da análise e da correta interpretação de demonstrações contábeis que dará ao contador uma visão global sobre a situação financeira destas instituições, saber prever e se antecipar aos fatos econômicos e financeiros das empresas são características de um bom profissional contábil, e essas qualidades faz com que este seja um profissional cada vez mais requisitado pelo mercado de ações.

O mercado de ações é bastante instável e diverso, e saber como investir não consiste em somente utilizar seu capital em determinada empresa. Mas do que isso, para aquisição de sucesso no mercado de capitais, torna-se necessária uma detalhada pesquisa e análise sobre a empresa a se investir, verificando todos os dados possíveis, principalmente a médio e longo prazo, a fim de se prevenir surpresas e prejuízos no futuro. Assim, cabe destacar o papel do contador neste tipo de mercado, bem como a importância da correta análise das demonstrações contábeis a fim de que o investimento no mercado de ações se torne um negócio proveitoso.

O estudo tem como tema: O papel do contador nos mercados de capitais. E buscará mostrar de que forma o contador consegue através da análise das demonstrações contábeis, esclarecer a real situação econômico financeira de uma empresa e como utilizar-se das ferramentas e conhecimentos contábeis para se apontar as melhores companhias para se investir.