O papel da música e das artes no desenvolvimento infantil

É preciso repensar o ensino de música e de artes nas escolas de educação infantil. Muitos professores ainda acreditam, equivocadamente, que ensinar música implica formar músicos e ensinar artes, formar artistas. Se partirmos desse pressuposto o ensino da matemática ou de ciências deveria objetivar tão somente formar matemáticos e cientistas.

Para mudar esse pensamento é preciso compreender como a música e a arte colaboram no desenvolvimento infantil de forma global. Por meio delas é possível inserir a criança no mundo da cultura onde interagirá com pessoas e objetos a sua volta, atribuindo significados, levantando hipóteses, desenvolvendo-se física e emocionalmente.

A arte e a música foram as primeiras formas de expressão na história da humanidade e precisam ser concebidas como formas de linguagem. A expressividade necessita ser desenvolvida e, nesse processo, a música, o teatro, a dança e as artes plásticas são aliados indispensáveis.

É um equívoco imaginar que as produções das crianças têm o único propósito de serem apresentadas aos pais de forma impecável. O que é relevante é o processo de construção das mesmas, ou seja, o protagonismo da criança na confecção de adereços, fantasias e cenários, nas coreografias, nas pinturas, esculturas e todo tipo de atividade artística dentro do ambiente escolar. A criança precisa sentir-se segura para demonstrar seus pensamentos, preferências, emoções e ideias de forma espontânea e não segundo modelos preestabelecidos por adultos.

Dessa forma a música e a arte poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento infantil, instigando a imaginação, a oralidade, a memória, a atenção, além de outras habilidades importantes no processo de ensino-aprendizagem relacionados a todas as áreas do conhecimento.

Nerli de Lourdes Cesarino Vieira [email protected]