Introdução

Vivemos hoje com um grande desafio que é possibilitar diferentes estratégias de aprendizagem que auxiliem o aluno na construção de uma aprendizagem significativa. Sendo assim a ludicidade proporciona um instrumento pedagógico é uma maneira diferente e divertida de aprender. A abordagem da matemática na Educação Infantil tem como finalidade proporcionar oportunidade para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer aproximações a algumas noções de matemática presentes no seu cotidiano.

Com um ensino focado no aluno, o jogo pode desempenhar um importante papel no processo ensino aprendizagem. O gosto pela atividade lúdica é inerente ao ser humano e por ele passam grande parte dos contatos sociais que a criança estabelece ao longo de sua vida. Assim, o professor deve procurar organizar seu curso tornando-se orientador ou facilitador da aprendizagem, deve ver o aluno como o centro da aprendizagem e deve organizar atividades em pequenos grupos, com rico material didático e em ambiente estimulante que permita a realização de jogos e experimentos ou o contato com materiais manipulativos. Resolvendo o problemática do tema “Qual a importância do lúdico na formação do aluno?. Buscamos nortear o tema obtivemos como objetivos proposto como: A investigação da ludicidade, fazendo uso de jogos como elemento exploratório e como recurso didático, analisar a relação dos alunos com os jogos, explorar suas potencialidades através de sua aplicação e verificar a compreensão de alguns conceitos através do mesmo.

De acordo com os estudos realizadospor  muitos  especialistas  no assunto,  o  trabalho  com  jogos em  sala  de  aula  nos  traz  muitos benefícios,  pois  a  competição  saudável  garante  dinamismo  e  movimento, propiciando  encontrar  nos  alunos  suas  dificuldades  reais,  permite  aos jogadores  manifestarem  seu  desejo  de  vencer e  para  isso,  aperfeiçoam -se  e ultrapassam seus limites; os alunos geralmente se empolgam com o clima de uma  aula  diferente,  o  que  faz  com  que  aprendam  sem  perceber  e principalmente  porque  através  dos  jogos  as  crianças  constroem  o  seu conhecimento.

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do jogo para aconstrução  do  conhecimento  de  crianças  de  7  a  9  anos; analisar se a utilização do jogo possibilita a ampliação do pensamento lógico.

Consideramos de suma importância trabalhar este tema, visto que o lúdico e a matemática, juntamente com o desejo de compreender como os jogos matemáticos podem ser utilizados para o desenvolvimento de criatividade, conceitos lógicos, capacidade de resolver problemas e a socialização. [...]