Shuellem Felix Viana¹

Suzana Bispo do Nascimento¹

Tailliny Burgo de Oliveira¹

 

Prof.ª Dra. Jedida Melo²

Prof.ª Dra. Edlucia Turiano²

 

Introdução

Atualmente vivenciamos um momento em que apesar do fácil acesso à informação, ainda não temos desenvolvida uma prática voltada para a sustentabilidade. Ainda não somos protagonistas do nosso futuro sustentável eficiente, uma vez que a sociedade se comporta como espectadora frente a situação de degradação dos recursos naturais do nosso planeta.  Diante do exposto surge a indagação de como a educação ambiental é tratada no âmbito escolar.

Desenvolvimento

Historicamente, não apenas a implementação do conceito de educação ambiental ocorreu lentamente, mas também sua construção. Visto que a sociedade só passou a se preocupar com o meio ambiente após o surgimento de desastres socioambientais que ocorreram como consequência dos processos de urbanização e industrialização.

Desta forma é preciso frisar que a escola é o principal local disseminação de informações e construção de práticas educativas que levará a sociedade a promover uma conscientização ecológica e possivelmente uma transformação socioambiental.

Embora a educação possa ocorrer em diversos locais, a estruturação formal do conhecimento acontece na escola. Pois é nela que se possibilita a união das diversas áreas do conhecimento da nossa sociedade. Conhecer as questões complexas e diversas sobre o meio em que vivemos é a chave que abre as portas do cuidado com o nosso planeta.

O grande desafio da educação ambiental é introduzir o conteúdo de forma interdisciplinar no trabalho diário do professor de forma eficaz, possibilitando a integração com outras disciplinas. Nesta perspectiva, a escola deve partir dos conhecimentos prévios dos alunos, visando facilitar a compreensão dos mesmos à respeito da importância da responsabilidade socioambiental de cada indivíduo.

Conclusão

É imprescindível incutir nos indivíduos a necessidade de reeducação, salientando a necessidade de mudar os hábitos ambientais. A escola será fundamental visto que a produção do conhecimento e da consciência ambiental será um fator determinante no processo de transformação do planeta.  

Referência

SILVA, Márcia Nazaré, A Educação Ambiental na Sociedade Atual e Sua Abordagem no Ambiente Escolar,2010

¹ Mestrandas em Ciências da Educação – FICS

² Doutoras. m Educação – FICS e UEP