O presente artigo visa analisar o que é escola, qual sua função na sociedade e no construtivismo do conhecimento do indivíduo ao longo de sua trajetória de vida, nos aspectos intelectuais, profissionais, e seus valores morais.Vivemos em uma sociedade que a cada dia está se globalizando e é por meio da escola que o ser humano busca novos conhecimentos para poder estar inserido neste conjunto de diversos saberes que está cada dia mais exigindo habilidades funcionais,mais conhecimento intelectual.

Este artigo expressa a minha opinião conceituando o que é uma escola como uma escola deve ser na vida do aluno para que o mesmo possa se sentir valorizado como pessoa, ter alto estima, saber que suas opiniões são respeitadas de maneira que ele possa compreender o papel de si mesmo na sociedade.

A escola é um lugar onde o indivíduo aprende, visa escolaridade, profissão, é faz o ser como pessoa ter uma visão de mundo; como se impor na sociedade ser um cidadão crítico e aprender seus valores morais. Existem vários tipos de escolas: De dança,música,profissionalizante e assim por diante mas todas visam o aprendizado do aluno; Mas tem aquela que é a base de tudo no qual ao longo dos séculos ela foi repassando os conhecimentos adquiridos da nossa civilização, de geração em geração sobre o mundo é a natureza.

 Este saber através desta educação que recebemos por meio de conteúdos e livros didáticos e de suma importância, pois ali estão registradas nossas origens evoluções, e outras temáticas. Mas não podemos ficar presos somente a conteúdos transmitidos por professores e livros didáticos, precisamos também refletir sobre esse conhecimento que nos é repassado e dá a ele o nosso próprio significado, fazendo isso estaremos ajudando a construir o nosso saber e não apenas pega-lo pronto através de uma sociedade ideológica.

Esse saber é também um aprendizado para o professor, pois se ele souber ouvir seus alunos estará realmente fazendo os mesmos a pensar democraticamente. Para que o indivíduo goste de aprender ele precisa ter permissão para da sua opinião sobre os assuntos tratados, ou outros do seu interesse, ele deve ser estimulado a pensar por si mesmo, e saber que seu pensamento será respeitado pelo professor, mesmo que o docente não concorde com suas ideias. Essa é realmente uma das mais importantes funções desta escola

Conclui-se que as escolas de forma em geral e de suma importância na vida do aluno pois e ela que os norteia no construtivismo do seu conhecimento, mas para isso os professores precisam ter um direcionamento correto sabendo compreender, ajudar o aluno a entender o que está sendo repassado e contribuir para que o mesmo se torne um cidadão capaz de produzir seus próprios conhecimentos assim podendo se tornar um indivíduo preparado para os diversos obstáculos que a sociedade possa vir a impor na sua trajetória de vida.