Resumo

A didática para formação do professor seja ele de qualquer área educacional, é de suma importância para a elaboração de uma aula que alcance objetivos antes tidos como impossíveis, e saber utilizar adequadamente uma técnica didática, que proporcionará um trabalho eficaz e significativo, alcançando assim, metas favoráveis para o aprendizado dos alunos. O presente trabalho tem como tema “O papel da didática para a formação do professor do ensino superior”, que visa abordar aspectos relacionados a importância da didática na formação do educador, bem como os métodos didáticos que contribuem para a prática docente, sendo que este deve levar em consideração, que teoria e prática são dois caminhos que não podem ser trabalhados separadamente, já que, um complementa o outro no processo de ensino-aprendizagem. A tipologia de prática utilizada neste artigo foi a de pesquisa bibliográfica, que me proporcionou estudar detalhadamente sobre a importância da didática para a formação docente, e seu benefício quando utilizada de maneira eficiente em sala de aula. Como suporte didático utilizei pesquisa na internet, livros e, tentei chegar a uma resposta concisa que se aproximasse do tema em questão. Portanto, o professor como medidor do conhecimento deve garantir que haja uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em mente que a formação individual da personalidade do aluno também se forma na escola. Por meio de uma aula didática e prazerosa, o docente organiza esse processo de ensino e transmite aos alunos o conhecimento adquirido durante sua formação acadêmica. 

1 INTRODUÇÃO

Esse artigo tem como tema principal, “O papel da didática para a formação do professor do Ensino Superior”que tem como objetivo,abordar aspectos relacionados a importância de se trabalhar com didáticas favoráveis para a transmissão do conhecimento em sala de aula, o tema em questão possui uma importância indescritível, visto que a maneira como o professor trabalha e utiliza sua didática é fundamental, pois, é através do método que ele utiliza em sala de aula, que os alunos demonstraram se realmente alcançaram o objetivo esperado, já que, de certa forma o professordeve formar alunos que sejam cidadãos ativos, reflexivos, críticos e participativos na sociedade em que vivem.

Percebe-se naatualidade a grande dificuldade de concentração apresentada pelos alunos em sala de aula, se sentem totalmente desmotivados e sem ânimo para os estudos, é nesse momento que se apresenta a necessidade do professor relacionar teoria e prática, buscar a fundo conhecimentos teóricos que possam lhe dar suporte para lidar com os problemas apresentados pelos alunos, a  partir desse momento, criar métodos didáticos que supere toda e qualquer dificuldade, que leve os alunos a sentiremprazer de estar em sala de aula e aprender.

De acordo, com as minhas pesquisas, nos meios educacionais nem todos os alunos reagem de forma semelhante a determinadas ações e métodos, por exemplo, aqueles que se sentem envergonhados, não irão reagir a uma dinâmica oral da mesma forma que os alunos que costumam falar com frequência. Sendo assim, surge a necessidade de utilizar didáticas diferenciadas, que supra a necessidade não apenas de uma parte dos alunos, mas de todos, já que, vivemos em um ambiente diversificado, e tem-se que aprender a lidar com as diferenças.

 Portanto, os educadores devem estimular os alunos a desenvolverem as mais variadas habilidades educacionais, seja ela oral, escrita ou psíquica, pois, o aluno desde o primeiro momento que é inserido na sala de aula, já começa a se deparar com o diferente, e deve estar preparado para respeitar, e saber lidar com as mais diversas situações que possivelmenteencontrará no dia-a-dia., seja ele étnico, racial ou religioso, sendo sempre orientadopara que, possam interagir na sala de aula com os professores e alunos, e na sociedade como um todo.

No decorrer do trabalho, notópico 2 será abordado de maneira coerente sobre a formação da prática pedagógica do professor, ou seja, sua formação inicial.No sub-tópico 2.1 destacará a importância da didática para a formação do professor.No tópico 3, será abordado sobre os métodos didáticos utilizados em sala de aula, além da importância de se planejar, visto que, quando se planeja algo, temos quase certeza que tudo ocorrerá de maneira satisfatória, no tópico 04 abordarei os quatros modelos e os quatros paradigmas do professor que trabalha com didáticas favoráveis em sala de aula.

2 FORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE

            O professor como mediador do conhecimento vem renovando sua prática a cada dia, e assim adquirindo novos conhecimentos que posteriormente serão aplicados na sala de aula, como fundamentos pedagógicos, e técnicas de trabalho escolar na área em que atua.

Segundo Tadif (2002, p. 291) a prática docente é vista como “espaço de produção da competência profissional pelos próprios professores”. Ou seja, é o lugar onde se produzem saberes adquiridos pela reflexão prática, por meio das atividades cotidianas de ensino do professor na escola, sejam elas experiências coletivamente, entre os próprios professores, ou individualmente, quando se refere ao trabalho de cada professor

A educação de forma geral não deve ser vista como uma atividade planejada, pois deve-se valorizar a sociedade heterogênea que é vista como uma mediação entre as relações sociais. Também, passa a ser reconhecida em três modalidades: a educação formal, que acontece na escola, a informal, que se desenvolve nas relações sociais e a educação não formal, que acontece na família, na igreja, em associações, em empresas etc., sendo assim, depreende-se que a aprendizagem ocorre nos diversos espaços, sejam eles escolares ou não.

O professor durante sua formação acadêmica passa por um processo de aprendizado, e daiquiri vários conhecimentos que serão de estrema importância, pois, o auxiliarão de alguma maneira a se perceber como sujeito deste processo e identificar-se com o espaço escolar em que atua. [...]