RESUMO

Com a grande inovação de tecnologias, crescimento das empresas e competitividade de mercado, viu-se necessário a realização de consultas a fim de evitar erros e fraudes. Assim, o objetivo geral desse trabalho foi apresentar uma visão geral sobre a importância da Auditoria Interna na Gestão Corporativa da Empresa, dando enfoque a missão do auditor interno. Já especificamente se buscará identificar os controles internos da empresa na qual necessitam da análise e supervisão da auditoria, verificar como a auditoria poderá melhorar a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa, compreendendo assim os procedimentos utilizados pelo auditor para realização do trabalho. A pesquisa foi classificada como descritiva e documental, na qual se procura descobrir com toda precisão o que realmente ocorre sem fatos manipulados e estudar o presente através de documentos na qual são disponibilizados e estão ao alcance de todos. O estudo presente tem como problemática: Como a Auditoria Interna pode auxiliar no processo de gestão da empresa Petrobrás? Dentre os resultados analisados para responder o problema dessa pesquisa, foi possível considerar que a Auditoria Interna com todo o plano de ação desenvolvido à empresa, contribui para uma melhor eficácia dos processos e procedimentos, acarretando resultados satisfatórios e uma boa gestão.

Palavras chave: Auditoria. Interna. Controle.

INTRODUÇÃO

Esse estudo terá como tema Auditoria Interna, na qual é considerada uma das ferramentas mais importantes para a gestão administrativa de uma empresa, por meio de suas atividades, a administração e controle dos processos internos se tornam eficientes e seguros, evitando fraudes e desvios financeiros, protegendo o capital, o patrimônio da empresa, além de não prejudicar acionistas e investidores.

Diante dos fatos apresentados, esse artigo terá como problema: Como a Auditoria Interna pode auxiliar no processo de gestão da empresa Petrobrás? Assim, o objetivo geral desse trabalho é apresentar uma visão geral sobre a importância da Auditoria Interna na Gestão Corporativa da Empresa, dando enfoque a missão do auditor interno. Já especificamente se buscará identificar os controles internos da empresa na qual necessitam da análise e supervisão da auditoria, verificar como a auditoria poderá melhorar a situação 

econômica, patrimonial e financeira da empresa, compreendendo assim os procedimentos utilizados pelo auditor para realização do trabalho.

Esse trabalho tem como justificativa social apresentar para as empresas a importância de conter em sua gestão corporativa o papel da auditoria interna, visando sempre estar dentro das normas fiscais.

Como justificativa científica, esse estudo poderá servir a pesquisadores na qual buscam por um conhecimento mais abrangente sobre o Papel da Auditoria Interna na Gestão das Empresas, contribuindo para que novas pesquisas sejam feitas. Já como justificativa pessoal, o tema foi escolhido pois a pesquisadora tem como objetivo futuro ingressar na Área de Auditoria, buscando assim um maior conhecimento da profissão.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Denominado como o reflexo da empresa, a Auditoria Interna através de seu plano de trabalho visa identificar se os controles internos e políticas definidas pela empresa estão sendo seguidos, se as equipes de trabalho estão apresentando rendimento e se os procedimentos e processos internos estão sendo realizados de forma correta. Sendo considerado um processo que traz uma visão positiva e consistente da empresa, as organizações sentiram a necessidade de controles mais profundos e claros de seus procedimentos, atribuindo assim um auditor permanente em sua administração. [...]