Após o Outubro Rosa que foi uma campanha de conscientização às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é a segunda maior causa fatal de tumor em mulheres (atrás apenas do cancro do pulmão), o Novembro Azul vem conscientizar aos homens sobre o Câncer de Próstata, que também é a segunda doença que mais os atingem, atrás apenas do câncer de pele. 

Tanto o Outubro Rosa quanto o Novembro Azul são campanhas muito importantes para mostrar que o ideal é sempre se fazer a prevenção e o diagnóstico precoce, uma vez que o câncer de mama em fase inicial não apresenta sintomas, só é perceptível ao toque do dedo quando já está com cerca de 1 cm³, o que já é considerado uma lesão muito grande. Somente a mamografia é capaz de detectá-lo mesmo que ainda esteja minúsculo, salientando que com esse tamanho (menor que 1 cm³) o nódulo pode ser curado na maioria dos casos.

O Câncer de Próstata também é uma doença silenciosa, e os números são alarmantes. São quase 70 mil casos descobertos a cada ano no Brasil, mas, há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. 

Mas, além do diagnóstico precoce, vale lembrar que para se proteger tanto das doenças comentadas anteriormente, como de qualquer outra enfermidade, deve-se sempre adotar aquelas regras básicas:

Não fumar, praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.