Deuteronômio 4.24 – Porque o senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.

 

O OURIVES BUSCA A PERFEIÇÃO DO OURO, NO FOGO.... PELO FOGO E COM O FOGO FORJA BOA JÓIA ...

O OURIVES BUSCA A PERFEIÇÃO DA PRATA, TAMBÉM PELO FOGO... CONTUDO  MUITO FOGO, ESTRAGA A PRATA....DEVENDO APÓS, LANÇA-LA FORA. DAÍ COMO PRATA, DEIXOU DE SER METAL PRECIOSO. AMBOS EXTRAÍDOS DA TERRA...

DO FOGO QUE É BOM ... SE PRODUZ JÓIA PRECIOSA, PELO METAL QUE É PRECIOSO... EIS QUE ANTES DE COMEÇAR A MEXER COM O FOGO E O METAL BRUTO, O OURIVES FAZ O PROJETO SOBRE O FORMATO DA JÓIA QUE ELE IRÁ FORJAR. 

NÃO SABENDO MEXER COM O FOGO PARA COM O OUTRO METAL QUE TAMBÉM SE É BOM, PODER-SE-A EXTRAGÁ-LO, PARA NADA MAIS PRESTANDO... A PACIÊNCIA DO OURIVES EM RELAÇÃO À PRATA, ESTÁ EM SABER O TEMPO NECESSÁRIO DE FOGO PARA DEPURAR O METAL, EXTRAINDO DELE TODA IMPERFEIÇÃO NATURAL, PARA QUE SEJA PRATA DE BOA QUALIDADE, QUE FARÁ RELUZIR, EM UMA BOA JÓIA RARA...

AO USAR A JÓIA, SEU DETENTOR,  PROCURA DEIXAR À VISTA DOS QUE OBSERVAM, A BELEZA E PRINCIPALMENTE O ADORNO QUE AQUELA JÓIA TRAZ, DESEJA MOSTRAR O BRILHO QUE ELA TRANSMITE...MAL SABEM  AQUELES QUE A VEEM, O TRABALHO QUE O OURIVES TEVE EM DEIXA-LA RELUZENTE...

PRECISOU O OURIVES SABER O PONTO CERTO DO FOGO...

POR MAIS QUE O OURIVES TENTE FAZER UMA JÓIA IGUAL À OUTRA, ELE NÃO CONSEGUIRÁ. CADA JÓIA É RARA... PORQUE CADA JÓIA É ÚNICA

DE UMA PEDRA BRUTA ELE IRÁ TIRAR MAIS IMPERFEIÇÕES QUE OUTRA, A INTENÇÃO ORIGINAL É IGUAL PARA TODAS AS PEDRAS  BRUTAS, POIS ELE SABE QUE  SÃO METAIS PRECIOSOS. ASSIM MESMO, ELE TENTA.

DA PACIÊNCIA DO OURIVES, O VALOR FINAL DO  PRODUTO ACABADO. POIS SABE ELE, QUE DA PEDRA  BRUTA TIRADA DA TERRA, SERÁ A JÓIA QUE FARÁ RELUZIR  ÁS VISTAS DAQUELE  QUE A USARÁ.

ENTRETANTO, SE PARA CONSEGUIR BRILHO NO OURO E NA PRATA, O OUVIRES TEM QUE TIRAR AS IMPUREZAS, A PÉROLA QUE MUITAS VEZES ADORNA O OURO E A PRATA, É PROVENIENTE DE UMA IMPUREZA, QUE ADENTRANDO A UMA CONCHA  DO MAR, FAZ COM QUE O MOLÚSCOLO, LIBERE UMA QUÍMICA, E PRODUZA A PÉROLA... TAMBÉM ESTA PRECISA DE TEMPO PARA QUE FIQUE BELA... A BELEZA DA PÉROLA ESTÁ NO TEMPO DE CONFINAMENTO DENTRO DA OSTRA NO  FUNDO DO MAR... NA NATUREZA DIVINA QUE A TUDO CRIA E A TUDO MOLDA.

OS HOMENS, POR MAIS QUE QUEIRAM  CRIAR PÉROLAS EM LABORATÓRIO, COMO ELES POR BEM ASSIM ACHAM, NÃO O CONSEGUEM COM A MESMA PERFEIÇÃO. POIS A PÉROLA E UM ORGANISMO VIVO....SENDO PROVENIENTE DE ORGANISMO VIVO, TENDO ENTÃO, SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS... EIS QUE TODOS ORIUNDOS DO MESMO UNIVERSO DE COISAS CRIADAS POR DEUS... DO QUE AQUI DEUS COLOCOU E ORDENOU QUE ASSIM FOSSE...DO PROJETO INICIAL DE DEUS. DO PROJETO DA DETERMINAÇÃO DE DEUS... CADA UM SENDO APROVEITADO NO DECURSO DA HISTÓRIA NAS COISAS DE DEUS, COMO MELHOR LHE CONVÊM... -Mateus 13.44 à 48 , 57 e  58. (O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem,  tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria,  vai, vende tudo o que tem, e , compra aquele campo.

O reino do céu, é também comparado a um que negocia e procura boas pérolas; e tendo achado, uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.

O reino do céu é também semelhante a uma rede, que lançada ao mar, recolhe peixes de todas as espécies;

E quando já está cheia recolhem-na para a praia, e, sentados, procuram separar os bons para o cesto e os ruins atiram fora.

E se escandalizavam-se nele. Jesus porém lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.

E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

 

Jesus entre os seus fazia coisas e não era reconhecido... Mas O Pai Celeste que o havia determinado, reconhecia seus feitos, e o dava todo poder a que ele precisava para levar seu ministério adiante. À que ele havia sido enviado, havia sido chamado...

Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e Deus nos deu vida. Junto  a esta , obtemos nossas próprias características, sendo particularidades individuais, e, que muitas vezes os outros que nos rodeiam , não nos entendem. Daí a lutarmos em sermos aceitos como somos, não como os outros querem nos ver, mas como Jesus nos viu e chamou.

Graças a Deus por encontrarmo-nos no processo de Deus, através do Espírito Santo, que nos está forjando a sermos cada vez mais parecidos com o Salvador, JESUS CRISTO O NOSSO OURIVES.

Não desfaleceremos por não sermos entendidos... O que nos chamou sabe do porque das coisas... Fomos apanhados em sua rede.... e como peixes bons, não fomos tirados fora... Fomos  chamados a matar a fome de alguém, que assim como nós um dia nadávamos por águas sujas, e, fomos trazidos à praia, e, separados de peixes ruins, precisamos levar o evangelho a outras pessoas que estão passando, nadando, por mares revoltos.

Os homens classificam os peixes, Deus chama os peixes e os guarda.

Os homens lançam fora os peixes por vaidade de quererem os que mais reluzem, Deus conhece aqueles que mais lhe convêm.

Deus conhece além do brilho externo de cada um; pois Ele conhece o que reluz, e o que brilha no escuro.

Ele reluz, pois Ele é luz... sendo luz quer que andemos na luz como Ele na luz está.

Ele procura uma pedra bruta , feia, e a transforma em uma grande jóia rara, pois Ele é dono de todo metal e pedra preciosa... e ele sabe qual a pedra que poderá ser transformada em jóia preciosa. Pois lá do ventre da tua mãe, Ele te chamou pelo nome e já o  chamou de MEU FILHO.

Podemos nadar de lá para cá... mas como nos fala  Jesus Cristo, somos como peixes a serem colhidos e  separados a que venhamos a ser instrumentos de alimento dos que tem sede  e sede de Justiça. Mateus 5.6 –Bem aventurados os que tem fome e sede de Justiça porque serão fartos.

Eu e você fomos chamados a levar a adiante a vontade de Deus, a Justiça entre os homens, matando a sede e a fome, daqueles que estão necessitados de uma vida melhor, e abundante, na presença do Senhor Jesus Cristo nosso remidor.

 

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 06.6.2005