O cana I da teve marroquina informou durante seu programa de notícias que o Observatório Astronómico ´ Oukaimede´, da Universidade Cadi Ayyad do Marrakech, em parceria com a agência espacial norte-americana (NASA) descobriu um pequeno asteróide, classificado um dos mais importantes, com alta probabilidade de colisão com a Terra.

O Observatório de Marrocos tem contribuído em 2017 na descoberta de sete novos planetas fora do sistema solar, usando o aparelho norte americano o telescópio.

De acordo com o comunicado da Universidade de Cadi Ayyad do Marrakech esta descoberta, considerada única foi alcançada graças ao telescópio ´MOSS´ do Observatório Astronômico Okiemden, dezembro 2017.

Este asteróide descoberto pelo Centro de Pequenos Asteróides, associado á União Astronômica Mundial, nomeado Yi-5 2017.

De acordo com Brozovik Marina, cientista no observatório dos asteróides da Agencia América NASA, considerou a recente operação de asteróides, realizada pelo radar Goldstone,  mostrou algumas fotos do asteróide "Yi 5-2017", cujo diâmetro é cerca de 900 Metros, e o período da duração da sua rotação em torno do eixo se estende entre 20 e 24 horas.

A cientista acrescentou que este asteróide binário, cujo corpo igual constitui a quarta descoberta de tipo sobre os  conjuntos dos asteróides próximos da Terra, os quais foram identificados até agora, em termos do tamanho (UPS 5 IE 5, 2005).

Por sua parte, Zuhair Benkhaldoun, diretor do Observatório Astronômico – Oukaimeden explicou que este centro com cinco telescópios, um deles é chamado Moss, especializado na observação de objetos próximos da Terra, fez uma série de descobertas ao longo do ano passado, foram 6 asteróides situados no órbita no sentido da Terra.

O pesquisador, Benkhaldoun esclareceu que esta descoberta faz o Marrocos entre os países mais importante a nível internacional, tendo em vista um observatório capaz de acompanhar o movimento dos asteroides, corpos rochosos de estrutura metálica que orbitam em torno do sol.

As agências espaciais internacionais investem muito no domínio de  pesquisa científica e no espaço, os países em desenvolvimento trabalham junto com os pesquisadores e as tecnicas de telescópios, para prevenir contra os eventuais catastrofes. como o caso 1909, um asteroide com tamanho equivalente a um campo de futebol atingiu a Terra e explodiu em nossa atmosfera..

Benkhaldoun apontou por fim o papel  dos acordos com a agência espacial "NASA" e o estudo sobre os asteróides, bem como os relatórios de Observatório, capaz de prevenir e ajudar na pesquisa científica e espacial.

Lahcen EL MOUTAQI