O Ministro da Justiça e das Liberdades , Mustapha Ramid , anunciada em Marrakech que o projecto de lei sobre o novo Código de Processo Penal está pronto e será submetido a um amplo diálogo nacional em breve com todos o corpo de magistrados e de partes interessadas.

Este projecto, que é de particular importância , altera dezenas de artigos e introduziu novos itens , disse o ministro , por ocasião da sua participação na sessão inaugural de uma sessão de treinamento para o benefício dos jovens advogados organizados por o Bar de Marrakech.

O projeto acontece na mente de adaptar o código de processo penal disposições da nova Constituição de 2011 , as convenções internacionais e as recomendações do Alto Comissariado para a reforma do sistema judicial , bem como a evolução recente da campo criminal, disse ele. A nova lei será uma ampla consulta dentro do corpo do Judiciário , com os vários tribunais , os negócios relacionados à justiça e sociedade civil , assegurado o Sr. Ramid .

Conferência Nacional será realizada para este fim no próximo mês para considerar os pontos de vista de todas as partes interessadas, a fim de finalizar a versão da legislação a ser apresentada ao governo , acrescentou. Por ocasião desta reunião , o Sr. Ramid forneceu cópias do texto do projeto de lei do novo Código Penal para juízes e presidentes participaram da cerimônia e informou todos os interessados ​​que o texto está disponível no site da departamento.

Além disso, o ministro anunciou que haverá colocação da primeira pedra para a construção de um clube de advogados na cidade de Marrakech .

Dezenas de jovens advogados receber uma sessão de formação organizada pela Ordem dos Advogados de Marrakech com a participação de representantes dos bares da Argélia, Tunísia, França e Espanha.

Os organizadores desta iniciativa destacada na abertura desta sessão, a importância da formação para os jovens advogados , dado o fato de que o bar é um parceiro essencial para a reforma da justiça e aspirações por justiça normas poderosas e universais . Eles pediram a criação de um instituto para a formação de advogados , como que a formação que prevê juízes. O ministro da Justiça prometeu , a este respeito , a futura criação de uma instituição dedicada à formação de advogados .

Participaram da cerimônia , os juízes do Tribunal da Relação de Marrakech, representantes de autoridades, presidentes de conselhos e associações da sociedade civil locais eleitos.

Lahcen EL MOUTAQI