O Novo nascimento,
As cinco evidências do salvo.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Jo. 3:3

Dentre as muitas experiências do homem na vida, a que certamente melhores recordações lhe traz e se destaca entre todas, é do momento em que o primeiro filho lhe é colocado nos braços. Ele segura aquela criatura tão pequenina, olha para aquele rostinho vermelho, enrugado, choroso e diz: "É meu filho!" Foi o que fiz quanto nasceu o meu primogênito, Ariel carvalho. Quantos sonhos, esperanças, desejos e ambições encheram o meu coração naquele momento tão solene! Como pastor tenho repetidamente o privilégio de ir ao hospital onde nasce uma criança e, quase sem exceção, depois de falar com os pais do recém nascido, o pai me diz: "venha até o berçário, quero mostrar-lhe meu filho", exibindo toda a sua alegria de pai. Nunca nos cansamos de admirar o milagre do nascimento. Ao contrario, maravilhamo-nos cada vez mais com o milagre de uma nova vida que vem ao mundo.
Semelhantemente os céus nunca cessam de se maravilhar, louvar e agradecer ao Deus da criação, e o Deus da recriação pelo milagre do novo nascimento. No dialogo com Nicodemos, Jesus disse: "Importa-vos nascer de novo" (Jo. 3:7). Paulo, o apóstolo, em Tito 3:5, afirmou: "Não por obra de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador do Espírito Santo". O "novo nascimento" de João 3 é chamado "regeneração" em Tito 3:5. A mesma verdade nos é apresentada sob um outro termo em Efésios 2:1, onde Paulo escreveu: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados". As palavras "dar vida" ou "vivificar" têm o mesmo conceito que "nascer de novo" ou "regeneração". A palavra de Deus freqüentemente faz referencia àquele que são filhos de Deus. Em I Jo. 3 lemos: "amados agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser" (v.2); "vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus..." (v.1). E nós somos. E quando é feita alguma referência àqueles que nasceram na família de Deus como seus filhos, as escrituras empregam o mesmo conceito básico usado por Cristo quando falou com Nicodemos, um religiosos que precisava de salvação: "Importa-vos nascer de novo". Em II Cor. 5:17 lemos as célebres palavras paulinas: "...se alguém está em Cristo, é nova criatura". Assim, quer falemos sobre nascer de novo, regeneração, vivificação, tornar vivo, filhos de Deus ou nova criatura, todos esses termos trazem à nossa mente o milagre do novo nascimento. Foi exatamente esse milagre que o correu em minha vida no ano de 1985. Nasci de novo! Recebi a natureza divina em meu interior! Fui introduzido no reino de Deus pelo poder regenerador do Espírito Santo!
Permita-me compartilhar com você de forma concisa a história de minha vida e de como me tornei uma nova criatura, cidadão do reino de Deus. (Jo 3: 3,5 comp. II Cor.5:17).
Nasci biologicamente dia 02 de junho do ano de 1967 numa família simples e católica por tradição. Todos eram carolas e criam muito no espiritismo a ponto de haver manifestações na vida de alguns membros da família. Certo dia presenciei um espírito falar na boca de uma Tia dizendo ser a Carminha, uma Tia que já havia falecido. Foi nessa atmosfera espiritual que passei a minha infância. Meus pais eram separados por isso morava com minha querida e saudosa vó, Iracy Gomes de Carvalho. Ela foi uma mãe maravilhosa que Deus preparou para cuidar de mim naqueles anos de adolescência. Nunca esquecerei dos cuidados que recebi de minha amada vó. Épocas boas que não voltam mais! Épocas que marcaram a minha vida para sempre!
Em 1981 fui morar com meu pai, João Carvalho, no bairro de Santo Agostinho. Nesse período comecei a usar drogas e me envolver com os piores bandidos daquele bairro. Minha vida estava afundando na areia movediça do pecado do vício e da prostituição. Fui preso por ter assaltado juntamente com alguns bandidos um supermercado. Esse assalto me fez sair nas principais páginas policias dos Jornais de minha cidade, Manaus. Eu tinha somente 14 anos de idade com uma aparência degradante. Minha vó sentiu-se completamente angustiada e todos os meus tios decepcionados pelo acontecido ? Eu, Ronaldo, estava no fundo do poço e comigo o sobrenome da minha família!
Naquele cenário caótico de minha pobre vida, o Espírito Santo, começou a agir nos bastidores do invisível. Ele preparou o casal Bonetti, que cuidaria de mim como filho e me conduziria no caminho da salvação. Bendito seja Deus por esse casal que ousou confiar que o Espírito de Deus poderia mudar a minha vida!
Meu Tio foi me buscar lá no bairro de Santo Agostinho, periferia de Manaus, no seu fusquinha amarelo que era um táxi abençoado no dia 26/11/1981, numa quinta-feira. Deus estava mudando a história da minha vida naquele dia quando entrei naquele fusquinha do Sr. Mario Bonetti. Eu não tinha idéia do que o Senhor iria fazer a partir daquela data. Morei na casa dos Bonettis por quase oito longos anos e no dia 25 de maio do ano 1985, 8 dias antes de completar 18 anos, aceitei a Cristo como meu único e suficiente salvador na Igreja Tabernáculo Batista com o Pastor Paulo Hatcher. O Senhor Jesus entrou em meu coração e me fez nascer de novo pelo poder do seu Espírito naquele inesquecível sábado. Foi um gozo inaudito que senti no momento que rendi o meu coração ao Salvador. Senti-me como Cristão, o personagem de Jonh Bunyan, que ao se aproximar da cruz caiu de suas costas o fardo do pecado. Que alivio indizível senti naquela noite de conversão! As palavras do reverendo fazendo o apelo ecoam até hoje no meu interior, dizia ele:

"Se você deseja aceitar a Cristo como único e suficiente Salvador de sua vida então se renda a ele de todo coração. Troque o seu fardo pelo dele, pois está Escrito:?Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve? (Mt.11:28-30)".

Quando cheguei em casa após aquele glorioso culto, meus Tios já haviam recebido a notícia de que eu tinha aceitado a Cristo como único e suficiente Salvador, isto é, nascido de novo. Eles ficaram muito felizes com a minha decisão, pois vi seus rostos brilharem como as estrelas do céu de plena satisfação. Era o início de minha nova vida com Deus. Agora eu me tornara habitação do Espírito Santo ( I Cor.6: 19).
O Novo nascimento me introduziu no reino de Deus. Agora eu era uma Nova criatura ? uma nova natureza foi gerada em meu interior pelo Poder do Espírito de Deus. Depois daquele sábado à noite a minha vida deu uma guinada de 360 graus! Meu interior mudou de forma extraordinária!
Há cinco evidências na vida de um pecador salvo pelo imensurável amor de Deus, logo após o novo nascimento. Estas são as cinco evidências que percebi em minha própria vida. Vejamos:

A)- Desejo pela Palavra de Deus: Do mesmo modo como a criança recém nascida precisa do leite para matar a fome, o cristão neófito na fé deve sentir fome pela Palavra de Deus. "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação."Quando você tem "fome e sede" [Mateus 5:6] pela Palavra de Deus, e alimenta-se periodicamente dela, o resultado será seu crescimento espiritual! Se você de fato experimentou o Novo nascimento, então, o desejo pela Palavra de Deus deve predominar o seu coração. Foi o que ocorreu no meu coração logo após a minha conversão; a Bíblia tornou-se o meu alimento diário. Estudava e meditava nesse Santo livro todos os dias, e muitas vezes noites inteiras até o dia amanhecer. Naqueles dias de recém nascido na fé a Palavra de Deus foi o meu leite materno. Ela sustentou-me e me outorgou um crescimento espiritual sadio, equilibrado e vigoroso!

B)- Um coração voltado para Deus em oração: Depois que nasci de novo senti uma profunda necessidade de buscar a face do Senhor. Quando meditava na Palavra de Deus, Deus me alimentava e falava profundamente a minha alma sedenta. Quando eu orava e o louva sentia-me plenamente realizado e cheio de gozo como filho que conversa com o pai em seu regaço. Naqueles dias de crescimento na fé descobri o valor e a recompensa da oração. O prazer de falar com Deus com um coração rendido completamente a Ele. Aprendi cedo, quando bebê na fé, a lançar sobre o Senhor todas as minhas necessidades e deixá-las ao seu cuidado (I Pd.5:7)! Ah! Que gozo indescritível buscar a face de Deus no início de nossa vida cristã! Quando orava ante a face dele naqueles dias sentia-me como criança aprendo a falar as primeiras palavrinhas! Se voltar para Deus em oração é uma das evidencias de quem se tornou uma nova criatura, filho de Deus, por meio do sacrifício de Jesus Cristo (I Tss. 5:17).

C)- Desejo ardente por Santidade: Quando sai da Igreja naquele sábado em que aceitei a Cristo como meu único e suficiente Salvador havia algo em meu coração que queimava: O desejo ardente por santidade. Senti-me como o profeta Isaias quando contemplou a santidade de Deus: "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos." "(IS 6:5). Quem nasceu de novo almeja uma vida de santidade, pois a sua velha natureza foi transformada numa nova natureza pelo poder regenerador do Espírito Santo, isto é, se tornou numa nova criatura. O apóstolo Paulo foi enfático quando disse: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Cor. 5:17). A nova natureza é que deseja uma vida revestida da santidade, separada da imundície do pecado. Quem experimentou uma transformação genuína do Espírito Santo não vive na prática do pecado. Há uma ilustração referindo-se à porca, na palavra de Deus (II Pd.2:22). Se pegarmos uma porca e lhe dermos um banho com sabão, perfume e adornos, de tal maneira que sua aparência se torne perfeitamente aceitável ao ambiente limpo, quando a soltarmos, tê-la-emos imediatamente envolvida na lama de novo. Por quê? Porque a sua natureza é voltada para a imundície. Assim a semelhança da porca é impossível à santificação do ímpio, pois a sua velha natureza é voltada para a lama do pecado. Todavia, quem nasceu de novo anela possuir uma vida de santificação. Por quê? Porque a nova natureza é voltada à vernaculidade, a santidade. Foi o desejo ardente por santidade que tomou conta do meu novo coração quando aceitei a Cristo como meu único e suficiente Salvador!

D)- Convicção de salvação: Há uma convicção de salvação que penetra o coração de todo aquele que nasceu de novo. Foi o que senti em meu interior depois daquela noite em que aceitei a Cristo como meu Salvador. Essa convicção de que somos filhos de Deus não é algo natural, gerado na carne, mas sim no Espírito Santo em nosso espírito. Paulo escreveu em sua Epistola aos Romanos: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm.8:17). É obra da terceira pessoa da divindade gerar em nosso coração a convicção da salvação, a certeza de que somo filhos de Deus, o nosso Pai celestial. Todo nascido de novo não tem dúvida de sua salvação, porque o Espírito Santo testifica [dá testemunho] em seu interior que ele é salvo. Aleluia!

E)- Alegria da salvação: Uma alegria imensurável entra no coração de todo nascido de novo. Se você realmente foi regenerado pelo poder do Espírito Santo, então, há em seu interior um gozo indizível! Foi essa alegria que Davi, o homem segundo o coração de Deus, perdeu quando adulterou com a mulher de Urias. Naqueles dias sombrios esta foi à oração de Davi: "Torna a dar-me a alegria da tua salvação..." (Sal. 51: 12). Observe que Davi pede para o Senhor devolver a "alegria da salvação". Isto significa que podemos perder essa alegria se caso deixarmos o pecado abrigar-se em nossos corações (Sl.51:7-12). O verdadeiro salvo possui em seu interior "a alegria da salvação".
Quem verdadeiramente nasceu de novo, pelo poder do Espírito Santo, tem em sua vida estas cinco evidências. Você já nasceu de novo? Estas evidencias estão em sua vida? Se suas respostas a estas perguntas forem positivas, então, você é uma nova criatura, genuinamente salvo, nascido de novo. Cidadão do Reino de Deus!


Shalom Uvrachot!
Paz e benções!
Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]