Atualmente, é de conhecimento da população que a crise hídrica está intensa. E o que isto tem a ver com o novo Código Florestal?

O artigo expõe de forma breve alguns aspectos que fazem-nos pensar acerca da relacão da crise hídrica com a reforma do Código Florestal. 

Atualmente, é de conhecimento da população que a crise hídrica está intensa. E o que isto tem a ver com o novo Código Florestal? Alguns especialistas apontam que tal medida agrava a situação dos sudestinos com a falta de água. O grande número de matas derrubadas está ligado à alteração no regime de chuvas. Segundo a reforma do Código Florestal, os proprietários rurais estão isentados das multas e sanções que estavam previstam na lei em vigor por utilização indevida de áreas protegidas até 22 de julho de 2008 (ref. 1). Como consequência, a mudança no compromisso dos produtores rurais para com o ambiente é bem acentuada negativamente, com uma derivada elevadíssima no período de 2008 até os dias atuais. É com grande tristeza que presenciamos, mesmo diante de um contexto péssimo do ponto vista ambiental, autoridades políticas apoiando a redução de nascentes de rios, por exemplo, o que promove uma falta prolongada de chuva.