Temei a Deus e dai-lhe glória: porque é vinda a hora do juízo. Ap. 14:7

     Em todo mundo vive se hoje, momentos difíceis para a espécie humana, como é de conhecimento de todos que ninguém é imune a Covid-19,  isto é, para todos os homens seja branco ou negros, não tem pele que é imune a Covid-19, não distingue a classe social, não escolhe o continente, região, povo etc. Deus no passado fez os nossos antepassados ver o quanto ele se arrependia de ter feitos homens no mundo, contudo viu Deus no mundo um único homem justo que podia salvar a sua espécie, Noé foi considerado justo nos olhos do senhor, pela conduta na sociedade em que o viu nascer, não se desviou dos princípios do senhor, viu nele Deus um homem justo, e lhe foi confiado a missão de salvar a sua espécie para que não desaparece na face terrestre, isto é, lhe foi dado a missão de construir uma arca e recolher todos os animais, Macho e Fêmea.

              A bíblia conta nos que Deus viu que todos os homens haviam se desviado do seu caminho, começaram a imaginar coisas ruins, a ter maus pensamentos, porém, se arrependeu de ter feito o homem na terra “Destruirei o homem que crie sobre a face da terra […] me arrependo de os haver feitos” (Gênese, 6:7). Nesta passagem bíblica pode se compreender duas coisas numa interpretação filosófica. Em primeiro que o mundo não surgiu do nada, há um criador que o fez inclusive todas as coisas que estão nele. Em segundo lugar que existe um ser que controla as acções humanas, no que concerne a conduta moral, aquilo que é bom ou mau aos seus olhos. A pergunta que gostaria de fazer a todos aqueles que usa a bíblia como fonte de renda para as suas vidas, partindo desta passagem bíblica coloco diante de vos a seguinte pergunta, o que terá acontecido com o homem, a Covid-19 é uma pandemia que esta além das capacidades humanas, embora que se diga que foi fabricado pelo próprio homem? O que os homens fizeram para ser visto pelo senhor que se desviaram do caminho dele?

    Nos últimos dias tem observado o surgimento de varias igrejas, muitos profetas, pastores e apóstolos, as igrejas com equipamento modernos, que permite louvar e exaltar o nome do senhor, o que não tinha na época de Noé, mas mesmo assim foi considerado um homem justo nos olhos de Deus, será verdade que Deus não viu nenhuma igreja, nenhum pastor justo? Para o revelar que ano de 2020 ia acontecer uma pandemia que ia matar homens, para lhe dar condições para sermos salvos? Ou a covid-19 é uma armadilha do Diabo para enganar os homens a se desviar do senhor, como fez com Jó? Para testar se os homens estão preparados para enfrentar os desafios da vida. Ó irmãos sem querer ser pessimista, quanto a continuação das igrejas após covid-19, porque todos aqueles que dizia que curava doenças em nome de Deus, nessa época de covid-19, estão em silêncio, o poder divino já não consegue curar todas as doenças? Perderam a unção divina? Estes pastores me parecem que estão a se preparar para de paradigma, para um outro porque este de que, foram ungido de unção para curar todas as doenças já foi falsificada, lembro-me de Karl Popper quando descobriu um cisne preto, enquanto os do positivista, círculo de Viena, orgulha-se da indução, como um método que parte do particular para formular leis universais. Muitas pessoas têm se sacrificado para desvendar o mistério divino, cientifico etc. mas ate então me parece que nós todos confiamos no Deus da época moderna, onde vemos os pastores são salvos pela ciência, isso induze nos a crer no positivismo. O positivismo é um movimento que surgiu no seculo XIX, e acreditam que todos os problemas da humanidade podem ser resolvidos na base da ciência. 

      No mundo me parece que os homens foram abandonados para viver maneira deles, desde a antiguidade a raça humana sofreu ate aos dias de hoje, se tivesse quem o controla não teria evitado todo o sofrimento? Teria evitado o nascimento de alguns homens como: Ngovene, Hitler e Staline etc. muitas teorias foram inventadas com o propósito de encontrar um meio-termo, para explicar o tudo o que ocorre no mundo. Imaginemos um homem deixado a sois numa ilha, ele não vai quer se matar por que não vem quem o ajude, mas fará de tudo para garantir a sua existência, criando condições para sua sobrevivência, cabe a nós afirmar que “ o mundo, para, nós, voltou a se tornar infinito, não podemos lhe recusar a possibilidade de se prestar a uma infinidade de interpretações” (NIETZSCHE, 2000:251). Irmãos apelo vos que nesta luta contra a propagação da Covid-19, sejamos unidos como aqueles homens que pretendia construir uma cidade e uma torre com o propósito de alcançar os céus, embora que os propósitos não seja os mesmos, para combater o coronavírus precisamos de nos unir, mesmo estando distante devido ao distanciamento social, usando os nossos saberes tradicionais, bíblicos e científicos etc. desde que nos ajude a edificar a nossa raça. Noé quando estava na arca tinha a esperança de que um dia, tudo ia voltar a normalidade, nós também não podemos perder a esperança de que tudo voltará a normalidade.

Referências 

BÍBLIA. Portugal. (1968). Bíblia sagrada. João de Almeida. Versão atual. Brasília, sociedade Bíblica do brasil.

NIETZSCHE, F. ( 2000? ). A Gaia Ciência. Trad. António Carlos Braga. São Paulo. Escala.