O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

 

 

Neste trabalho iremos discorrer a respeito do contexto do nascimento das Ciências Sociais, enquanto ferramenta disposta a explicar a nova realidade do homem após a Revolução Industrial. Discutiremos também o conceito de inicio e motivação da Revolução Industrial.

 

 

1 - Revolução Industrial

 

 

Dentro das mudanças impostas pela Revolução Industrial, com seu início no século XVIII na Inglaterra o ponto principal esta diretamente relacionada as expansões marítimas, que criaram uma nova classe social a burguesia, que acumulou muita riqueza e consequentemente no contexto deste desenvolvimento econômico, buscou ter lucros maiores e mais rápidos, este procedimento interferiu diretamente nos meios de produção existentes, que eram artesanais, ou seja, a produção era de manufatura, e por este motivo lenta.

Na contra-mão do que necessitava a nova classe dominante, e com isso implementa avanços tecnológicos e se apropriaram de forma assintomática dos meios de produção, criando oficinas de trabalho para dinamizar esta produção, e neste contexto que tem inicio a relação comercial entre os trabalhadores e seus patrões, entretanto, este avanço tecnológico e o conseqüente o aumento e mecanização e criação das industrias e neste viés temos a exploração dos trabalhadores em jornadas exaustivas e este é o estopim na Inglaterra para explosão da Revolução Industrial que tinha como objetivo principal cuidar e zelar dos direitos dos trabalhadores que não tinham direitos, somente deveres. Data deste período a maquina a vapor.

Segundo Karl Marx, a revolução Industrial na Inglaterra, serviu de base para as outras mudanças no modelo de relacionamento em outros nações como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos, segundo Marx essas revoluções marcam a mudança do Antigo regime a passagem do capitalismo comercial para o Industrial.

 

2- Surgimento da Sociologia como ciência

 

 

 

“O termo sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII), por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem – como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados”

Fonte:WWW.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm Acesso: 01/09/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o advento da Revolução Industrial, o que se seguiu foi uma mudança na relação da sociedade, pois como no período anterior a produção era de manufatura e por conta da industrialização que os burgueses impuseram como forma de aumentar seus lucros, houve uma ruptura com meios que até então se conhecia. Esta mudança de hábitos e tratamentos das relações comerciais para industriais, altera de forma profunda a vida do trabalhador, que até então era senhor de sua arte produtiva, e passa a ser colocado num contexto totalmente diferente, a relação de patrão e empregado, ou seja, os donos dos meios de produção e os responsáveis pela mão de obra.

As ciências sociais tem seu objetivo colocado dentro do estudo da sociedade, e desta forma desenvolveu meios e métodos de pesquisa para que pudesse embasar suas definições de cientifica.

Com as mudanças sociais que as revoluções Industrial e Francesa impuseram, nasce uma disciplina acadêmica como forma de dar norte a este novo pensamento, centrado no homem, pois no período passado a Idade Média o pensamento teológico havia dominado, então como embasar de forma lógica este conceito o idéias.

 

 

 

Motor a vapor de Watt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

 

 

 

 

 

Conforme pudemos observar ao longo de nossa discussão, a mudança de paradigma, passando de um contexto de manufatura para um novo modelo de produção que privilegiava o capital industrial, teve conseqüências profundas na forma como a sociedade era pensada e conduzida, principalmente de levarmos em conta o período em que se dá essa mudança, dentro do Iluminismo que também foi uma mudança estrutural enorme na sociedade.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS E FONTES CONSULTADAS

 

 

 

 

www.brasilescola.com acesso: 01/09/2012

WWW.pt.wikipedia.com acesso: 01/09/2012