O mundo pós medieval

Terminou a idade média e começou um novo tempo. Foi a transição chamada renascimento. Renasceram as artes, mudou a visão religiosa, surgiram novas ideias nas artes na economia e da política. E até na geografia, pois o mapa do mundo deixou de ser planisférico para se tornar esférico.

As inovações na política e na economia recebem nomes diferentes: absolutismo e mercantilismo. O absolutismo foi uma nova postura política e o mercantilismo foi um novo modelo econômico. O monarca e o burguês perceberam que poderiam andar juntos e um ajudar o outro a ficar mais rico.

O fato é que quando falamos em absolutismo estamos nos referindo ao modelo politico desenvolvido na Europa a partir do século XV. Esse modelo tinha como base os escritos de alguns filósofos, como o inglês Thomas Hobbes. Nessa visão política os pensadores sugeriam que o poder nascia de Deus e e era entregue aos monarcas que deveriam exercê-lo com rigor para manter a organização social. Esse poder era absoluto e contra ele não havia possibilidade de questionamentos, nem se admitia vontade diferente da vontade do rei.

Essa postura era necessária, porque se acreditava que entre as pessoas havia uma constante guerra de “todos contra todos”. E o monarca recebia de Deus o poder de apaziguar a beligerância humana. Uma das afirmações de Hobbes era que na sociedade o “homem é o lobo do homem”. Com isso estava justificada a tendência totalitária na postura dos monarcas. Os lobos devorando os homens que a eles se contrapusessem.

O mercantilismo não era muito diferente. Proposto por Adam Smith, afirmava a necessidade de se acumular mais riquezas a partir do aumento dos lucros. Esse lucro aumentaria a riqueza dos burgueses e os impostos cobrados pelos monarcas.

Estava baseado nos mesmos padrões totalitários. Essa postura econômica ajudou a formar e manter o regime absolutista, pois o rei detinha também o poder econômico e permitia que os burgueses executassem operações econômicas em seus territórios a fim de receberem os impostos.

Podemos dizer que o mercantilismo foi uma das primeiras raízes lançadas pela semente do capitalismo. Pretendia enriquecer o burguês exportando mais, importando menos e com isso o saldo comercial seria favorável e haveria acumulo de riquezas que era medida em volume de ouro e outros metais e pedras preciosos.

Como se pode notar, o mundo pós medieval foi criado em oposição à idade média. Nasceu como renascimento, mas se instalou com uma face absolutista e outra mercantilista. Plantou o capitalismo e mais tarde colheu as revoluções industrial e francesa.

Neri de Paula Carneiro

Mestre em Educação, filósofo, teólogo, historidor

Rolim de Moura - RO