É por meio das brincadeiras que a criança aprende a respeitar pessoas e regras. A atividade lúdica contribui para o progresso da criança, pois ajuda na formação de ser humano independente onde interagem com o social e desenvolve a auto-estima. Por meio da ludicidade que a criança desenvolve a criatividade, através de jogos, música e dança. Na escola os professores podem utilizar a ludicidade como método de suporte para a construção do conhecimento.

A brinquedoteca - é um espaço que ajuda a criança a desenvolver a criatividade, o intelecto e a socialização, estimulando às atividades lúdicas a criança interagem com outras crianças, elas sentem maiores interesses em participar das atividades que despertam liberdade e prazer. Para participarem ativamente do mundo em que vive, a criança precisa brincar, pois brincando aprendem e crece o senso de companheirismo de compartilhar, se sentindo estimulada a experimentar, descobrir e aprender.

Livros de literatura – Por meio dos livros a criança passa a conhecer vários personagens, ampliando a sua compreensão e interiorizando em seu mundo novas realidades. No momento em que a criança tem acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários. Faz novas descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que o cerca. As atividades de leitura devem ocorrer desde os primeiros dias de aula, mesmo com crianças que não conhecem nenhuma letra, pois por meio de visão e audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor e consequentemente aumentando o seu vocabulário.

Brincadeiras e jogos – brincar é fundamental para a construção do pensamento, pois ela aprende a lidar com suas próprias emoções. São atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual. Por meio dela, a criança desenvolve a linguagem, a socialização e o desenvolvimento psicomotor. O jogo é uma das mais importantes atividades na infância, pois a criança necessita brincar, jogar e criar.

Desenvolvimento cognitivo – a ludicidade ajuda a criança amadurecer, desenvolvendo a inteligência e a sensibilidade que se dá através da percepção, da memória do pensamento e linguagem. Nessa fase é ideal a criança receber o afeto por parte dos educadores, para desenvolver o intelecto cognitivo. O afeto pode ser entendido como o esforço necessário para que a estrutura cognitiva passe a agir, influenciando a velocidade com o que se constrói o conhecimento a partir daí a criança se sente mais segura e aprende com mais facilidade.

O lúdico é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, que é um ser único, entretanto, não são todos os métodos que abrange as crianças em geral, é necessário que os educadores utilizem diversos elementos que estejam unidos entre si. Cada criança tem a sua individualidade, com experiências diferentes umas  das outras, algumas contêm dificuldades em interação outras possuem uma acessibilidade incrível com outras pessoas, cada uma de uma forma, unicamente sua. No entanto, essas atividades ajudam as crianças a interagir e criar, dentro das suas condições, cada uma delas tem o seu tempo para aprender e descobrir, dessa forma, as crianças aprendem melhor no momento em que elas sentem vontade de aprender.

Acredita-se que o educador atual saiba qual a importância que as atividades lúdicas podem assegurar o processo de aprendizagem, pois os professores atuais  obtém certo conhecimento sobre o tema, porém ainda é necessário desvendar o papel do “ brincar”, devemos entender que não é uma   simples distração, mas sim um instrumento de grande valor na  aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. 

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.