O mundo de cabeça pra baixo?!

Por Ademar Duque | 15/09/2009 | Educação

Certos valores me parecem realmente invertidos. A alguns dias o Presidente dos EUA, Barack Obama realizou um discurso. Em sua apresentação, Obama utilizou sua experiência pessoal para encorajar os estudantes a superar seus problemas pessoais e começar o ano letivo com ambição e empenho.

O texto está longe de ser polêmico, mas o simples fato de o Presidente ter feito um discurso dirigido aos alunos em uma escola do País abriu espaço para os conservadores o acusarem de querer doutrinar os jovens com propaganda ''política''.

A Casa Branca chegou a abrir uma página de internet sobre o discurso, na qual pedia aos alunos que escrevessem cartas ajudando o presidente com argumentos.

Diante das críticas dos comentaristas, no entanto, o presidente decidiu substituir a palavra "deveres" por "encarregar" as crianças para que escrevam sobre como alcançarão seus objetivos educativos, embora hoje essa página esteja indisponível.

"Se deixa a escola, não está simplesmente dando as costas para você mesmo, mas estará dando as costas ao país". Disse o Presidente dos EUA. Que mau pode haver nisso?!

Obama falou ainda que os problemas em casa não são impedimentos para o esforço e para não tratarem os professores com respeito. Ele mesmo teve problemas quando criança.

Os presidentes George H.W. Bush e Ronald Reagan, ambos republicanos, também fizeram discursos semelhantes durante seus mandatos.

O objetivo é apenas encorajar os alunos a levarem a educação a sério. Não é só aqui que a ''turma do quanto pior melhor'' se incomoda não. Com uma diferença, lá eles não mandam. Lá estão as melhores escolas e universidades do Mundo, e mesmo assim não se acomodam com isso, pois sempre estão procurando melhorar.