Feito por Aline Morgan de Queiroz Dias, Edilce Teresinha de Barros Miercalm e Mariane Damke*

Durante o século XII, a arquitetura românica era ainda utilizada como modelo para as edificações, contudo algumas modificações já começavam a se impor sobre seus princípios. Quatro séculos depois uma nova estruturação surgia para tomar o lugar desta forma de pensar as edificações, esta nova forma foi tratada com desdém pelos então estudiosos do lugar. Ela recebeu o nome de gótica. Esta arquitetura era, para os críticos, uma barbárie sem tamanho, mas com o tempo ela foi perdendo este significado e o que permaneceu como característica foram os arcos ogivais.

.A abadia de Saint-Denis na França foi a primeira a ser construída com essa estrutura por volta do ano de 1140, e tem em sua fachada a principal característica da arquitetura gótica, três portais, um para cada nave da abadia sendo uma central e duas laterais, a rosácea é outra característica marcante na arquitetura gótica, que está presente em quase todos os edifícios construídos entre os séculos XII e XVI. (PROENÇA, 2005. p.62-63.)

            Uma das maiores igrejas góticas do mundo também na França é a catedral de Notre-Dame construída por volta do ano de 1160, abusando das aberturas preenchidas com belíssimos vitrais.

            IMAGEM 01. Catedral de Notre-Dame. Paris - França.

 

Foto: http://www.adf.org.br/home/tag/catedral-de-notre-dame/

            As esculturas do período denominado Gótico estavam ligadas à ornamentação da arquitetura das igrejas. Eternizando em pedra as vivências mais valorizadas na época. A maioria dos artistas não assinavam seus trabalhos, um artista deste período que podemos citar é Giovanni Pisano, italiano nascido por volta de 1245 e morto por volta de 1315. Uma obra criada por Giovanni que foge aos demais artistas é a estátua da virgem Maria e o menino Jesus.

IMAGEM 02.  Virgem e o menino (1305 - 1306) Pisano. 129 cm. Capela Arena, Pádua.

 

Fonte: http://quovadocipolla.blogspot.com.br/2009/03/pisa.html

 

            A pintura gótica desenvolveu-se entre o século XII e XV, quando começa a ganhar traços do Renascimento.  Um dos maiores nomes da pintura gótica é Guivane Gualteri, também conhecido como Cimabue. O primeiro a tentar dar movimento as suas telas, com a postura e o drapeado nas vestes, a obra Madona entronizada, é um belo exemplo de seu trabalho.

IMAGEM 03. Madona Entronizada (1295 - 1300), de Cimabue. Dimensões 427 cm X 276 cm.  Museu do Louvre, Paris.

 

Fonte: http://pt.wahooart.com/@@/8Y3W2V-Cimabue-Virgem-entronizada-com-anjos-(3)

            Cimabue foi quem descobriu o talento do jovem Giotto. Ambrogiotto Bondone nascido em Florença no ano de 1266, teve uma infância simples entre os pastores de ovelhas, Cimabue apreciou seus desenhos e o iniciou na arte da pintura, a maioria de suas obras são afrescos nas igrejas da região. Entre elas podemos citar o retiro de são Joaquim entre os pastores.

IMAGEM 04. Retiro de São Joaquim entre os pastores (1304 - 1306), de Giotto. Dimensões: 200 cm X 185 cm. Afresco da Capela dos Scrovegni, Pádua.

 

Fonte: http://mushroomsdelusional.blogspot.com.br/2013/05/a-arte-gotica.html 

            Ainda durante o século XV, segundo Proença (2005), os primeiros traços do Renascimento já se iniciavam, nas mãos dos irmãos Van Eyck, a riqueza nos detalhes e a minúcia mesmo nas vestes. Os irmãos Van Eyck criaram obras espetaculares como, por exemplo, a que vemos abaixo:

IMAGEM 05. Retábulo do Cordeiro - Adoração do Cordeiro místico. Van Eyck. (1425-1429). Óleo sobre painel. Dimensões: 137,7 cm x 242,3 cm, Catedral de São Bavão, Gand.

 

fonte: http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/van_eyck.htm#ixzz3Q4KIkRvp

*Professoras efetivas da rede municipal de Rondonópolis-MT