A matéria prima das lendas são vícios e virtudes. Tendo na virtude tudo aquilo que foi gerado por Deus e tem a Vossa presença nessa ação, e vício tudo que está ausente em Deus e não encontra ressonância com os sentidos gerados por Deus. Deus só gera sentidos ou qualidades virtuosas (divindades) e os únicos capazes de gerar algum tipo de ausência divina, somos nós os seres. Entenda uma presença Divina ou qualidade divina como por exemplo o amor, o amor é qualidade de Deus gerado por tudo e todos, porém o ódio também é um sentimento, só que gerado pela parte do todo que somos nós. Deus não "criou" o ódio, essa qualidade em Deus inexiste, porém nós os seres humanos e todos os seres, quando em desequilíbrio, geramos esse sentimento onde Deus e nenhuma de suas divindades estão presentes, pois Deus não gerou uma divindade do amor que é em sí sua própria qualidade amorosa e irradia amor a tudo e a todos, e gerou outra divindade que é o oposto do amor e irradia ódio à tudo e a todos.
Não, não é não!!!
Deus gerou somente qualidades virtuosas, pois é em sí a própria virtude, sendo assim o correto é dizermos que Deus sim gerou uma divindade e individualizou-se nessa qualidade do amor e gerou outra divindade que esgota e purifica todos os seres gerados por Deus e que em desequilíbrio passa a gerar o ódio que é uma ausência divina que é gerada por nós quando ausentes de Deus e suas virtudes.
Então Deus gera uma divindade manifestadora da qualidade do amor e que irradia amor o tempo todo e gera outra divindade que ampara a vida reequilibrando tudo e todos que passa a ser nocivo ou  atentar contra a vida através do ódio. Então você tem uma qualidade ou divindade de Deus que irradia amor e outra divindade de Deus que reequilibra aqueles que momentaneamente gera ausência do amor e que no caso somos nós.
O bem, a Presença ou a virtude absoluta é um estado permanente em Deus e gerado por Deus o tempo todo através de suas qualidades ou divindades, e o mal, a ausência ou o vício, é um estado transitório gerado por nós nos períodos que nos desequilibramos em nossa evolução. Por isso a divindade de Deus (Orixá) é imanente, perene, eterna e imutável, pois é em sí a própria evolução, tanto as divindades ou qualidades positivas e passivas que irradia o tempo todo as virtudes, quanto as divindades ativas e negativas que dão amparo à vida, reequilibrando-nos e lidando com ausências geradas por nós em um momento de desequilibrio.
As divindades, todas Elas, tanto as do alto, quanto as do embaixo, tanto as da direita, quanto as da esquerda, tanto as da luz, quanto as das trevas, são qualidades e individualizações de Deus que amparam a vida, as do alto, da direita e da luz amparam à vida irradiando as virtudes, e, as do embaixo, da esquerda e das trevas amparam a vida contendo os vícios e reequilibrando os nossos desvirtuamentos gerados contra Deus e nossos semelhantes num momento de ausência ou desequilíbrio em nossa vida.
Portanto nos somos ambíguos porque somos seres e os seres estão em contínua evolução, Deus e as divindades são os próprios estados evolutivos e sendo assim regem a nossa evolução e não estão sujeitos à ela.
A partir desse ponto de vista, conseguimos revelar e enxergar nas lendas o que está oculto ou por traz da saga de cada Orixá.
Quando lê-se uma lenda que relata características desvirtuadas, vícios, inclinações e pulsões negativas tipicamente geradas por nós os seres distinguido humanos, essas ausências ou vícios, como inveja, traição, ódio, vingança, vaidade, abandono, roubo, etc., Essa lenda está revelando uma qualidade do Orixá que atua como contenedor ou reequilibrador dos sentimentos negativos ou ausentes em Deus que é gerado por nós seres humanos. A lenda que diz que Ogum tendo água para banhar-se prefere banhar-se em sangue, esse arquétipo violento não é de Ogum, mas simboliza que Ogum detém uma qualidade que atua como cerceador e paralisador dos violentos que tendo a paz prefere a guerra, Ogum é o Orixá da guerra, não porque gera ou estimula a guerra ou incita a violência, não! Ogum é o Orixá da guerra, porque põe fim na falta de diálogo promovendo a paz, pois a guerra só acontece pela falta de diálogo e a falta de diálogo não foi gerada por Deus, pois Deus não gera ausências, a falta de diálogo ou intolerância e desrespeito, são sentimentos gerados por nós enquanto estamos momentaneamente em desequilíbrio e ausentes em Deus, e Ogum tem uma qualidade cujo atributo é cercear, paralisar e reequilibrar o ser que gera este tipo de sentimento. Porém nas lendas é descrito o ato de violentar como se esse fosse atributo de Ogum, quando sabemos que Deus e suas divindades não comportam vícios ou ausências e nós por sermos ambíguos, projetamos nossos desequilíbrios para a divindade para podermos justificar nossos atos. 

[...]