Há poucos anos atrás o Brasil foi agraciado com a primeira santa nacional, a Madre Paulina, em virtude de milagres a ela atribuídos. Segundo relatos: "Uma menina nascida com uma deformidade no crânio, em Rio Branco, no Acre, viu-se curada por caso de uma prece da Madre Paulina, segundo o testemunho dos pais da menina".

Se uma pessoa que com o toque da mão ou com uma prece cura a doença de determinada pessoa é considerada como santa, que nome podemos dar a Dr. Albert Sabin que com a descoberta de uma vacina já salvou milhões de crianças da paralisia infantil e continuará a salvar as futuras gerações deste mal, e que a sua realização vai beneficiar a humanidade por toda a eternidade?

Que titulo daremos a Thomas Edison que inventou a luz elétrica ─ a lâmpada, e que com a sua realização todas as pessoas, em qualquer lugar, de qualquer classe, em qualquer tempo, são beneficiados, e infinitos dores e sofrimentos foram e serão aliviados tendo a luz, como a guia.

O que é milagre? Milagre é um acontecimento extraordinário, não explicável pela lógica? É algo que acontece sem nenhum esforço e com interferência divina? E dar cura a um doente? Ou milagre é concluir obras extraordinárias com auxilio de conhecimento e da fé, para descoberta de cura definitiva das doenças, para invenção dos meios que proporcionam o bem estar de todos os homens.

Que tipo de milagre é mais milagroso? Curar a doença de um pobre doente? Ou, estudar e aprender a medicina, pesquisar e esforçar, até conseguir a verdadeira cura de uma doença que causa sofrimentos a milhões de pessoas. A exemplo do cientista Dr. Albert Sabin que descobriu a vacina Poliomielite e através de seu esforço e dedicação trouxe a cura para todas as crianças que eventualmente iriam ficar paralíticas, ele está salvando também, todas as crianças que ainda nem foram nascidas. Ou a exemplo do cientista britânico Sir Alexandre Fleming que descobriu a Penicilina, que sem fronteira de tempo e sem limitação de pessoas, como Sol abrangente e como um ato Divino e irrestrito vai salvando as pessoas, no âmbito universal.

A inteligência do homem se deriva da mesma fonte que a inteligência Divina. A exploração das potencialidades do homem através de seu intelecto, poderá proporcionar as grandes e inacreditáveis realizações. Assim foram as descobertas das inúmeras vacinas, os antibióticos, a cura de muitas doenças perigosas, as invenções fantásticas como a da energia elétrica, do processamento eletrônico, da aviação, das telecomunicações, e das infinitas outras utilidades que hoje estão, em cada momento, aliviando as dores, tristezas e desesperos, e proporcionam o progresso da humanidade. Estas realizações são sinais da fé e manifestação do Reino de Deus na terra. O Reino de Deus que foi prometido será estabelecido na Terra, justamente, a partir do momento em que todos os homens chegam a maturidade de utilizar a sua plena criatividade e eficácia para resolver as dificuldades e desvendar os segredos da natureza.

Assim o conceito de religião muda; as cerimônias e atos religiosos ou os shows das palavras não representam mais o grau da fé e da crença do indivíduo. A medida de crença em Deus passaria a depender do tamanho de exploração das potencialidades que divinamente fomos dotados, e do grau da relevância e benefícios obtidos na sua utilização.

A crença em nobreza da criação e utilização das potencialidades humanas tanto materiais como intelectuais e espirituais significam a fé. A utilização destas potencialidades em descoberta dos mistérios da criação e das qualidades da matéria e na revelação dos segredos da natureza é a ciência. Portanto, toda vez que ocorre na mente de um individuo esta conexão perfeita − o encontro entre a essência da religião e a verdadeira ciência ­a união entre o conhecimento e a fé, acontece no mesmo instante a abertura dos meios supremos ─ a famosa inspiração, no auxílio das descobertas e realizações que se achavam além da imaginação humana. Acontece então, o verdadeiro milagre ─ o milagre, milagroso.

Em todas as ciências há conhecimentos ocultos que somente poderão ser descobertos por aquelas que buscam com intenção pura e não egoística. A pessoa que pede a guia divina com toda a sinceridade, e sem traço de interesse pessoal, receberá a inspiração suficiente para enxergar partes do conhecimento oculto. Isto não depende da religião que ela professa, mas sim, da pureza de sua alma. Bahá'u'lláh orienta:

"Incumbe-te adquirir os vários ramos do conhecimento e volver a face para a beleza da Manifesta Beleza, a fim de que possas ser sinal de guia salvadora entre os povos do mundo, e centro focal de compreensão nesta esfera da qual são excluídos os sábios e sua sabedoria, exceto aqueles que entram no reino das luzes e informam-se do mistério velado e oculto".

Na visão Bahá'í, a santidade é um estado que todas as pessoas podem experimentar em algum momento de sua vida. É a transformação do ego – a força do instinto egoístico – para um estado de abnegação e dedicação àquilo que é o anseio dos demais. As pessoas que alcançam este estado são seres iluminados e podem curar as doenças, remediar a miséria e acalmar a violência. São geradoras de bem para todos e transformadoras dos povos ao seu redor. Bahá'u'lláh afirma que o maior milagre nos dias de hoje é a transformação das almas adormecidas em almas vivas.

Ó MEU AMIGO! Tu és o sol dos céus de Minha santidade; não permitas que a corrupção do mundo eclipse teu esplendor. Rompe o véu da negligência, para que possas emergir resplandecente, de trás das nuvens, e adornar todas as coisas com as vestes da vida. Bahá'u'lláh - As Palavras Ocultas

Autora: Felora Daliri Sherafat

Dica: Leia o artigo sobre Bahá'u'lláh