Vivemos atualmente em um mundo onde não podemos deixar de falar sobre tecnologia. Um mundo na qual está cada vez mais tecnológico e diversificado por causa de todas esses aparelhos de última geração como celulares smartphones, computadores, tablets, e também nas redes sociais, blogs, etc.

Aqui no Brasil, hoje em dia esse ramo tecnológico está cada vez mais avançando e criando mais espaço no mercado mundial, trazendo também mais recursos financeiros ao nosso país. O Brasil ainda precisa investir muito para chegar ao patamar dos países desenvolvidos e garantir um grande destaque no mercado mundial, pois mesmo assim ainda nos deparamos muita precariedade nesse ramo aqui no nosso país, mas aos poucos estamos desenvolvendo e nos aperfeiçoando cada vez mais.

Mas para isso, é necessária a chave principal para que tudo isso aconteça: As pessoas. Sabemos que as máquinas, equipamentos eletrônicos, computadores, enfim, nada disso funciona se não houver alguém operando.

Muitas empresas estão contratando funcionários e estagiários para a ocupação de cargos de desenvolvimento, programação, suporte técnico, etc. Porém muitas pessoas se deparam com uma realidade totalmente diferenciada da realidade do aprendizado. Na faculdade ou universidade que tem cursos de TI, aprendemos conceitos básicos e teorias fundamentais para que possamos seguir em frente na nossa vida pessoal e profissional, porém muitas pessoas se decepcionam quando seguem nesse ramo. As pessoas chegam às empresas com força e vontade de aprender, buscar informação, porém se deparam com os nossos colegas de trabalho que se quer não dão a mínima em querer ajudar ou apoiar os outros nessas novas experiências de suas vidas.

Por se tratar de um ramo diferenciado e muito complexo, é de fundamental importância que colegas ajudem e orientem uns aos outros, difundindo a informação para todos e não escondê-la, por algum motivo qualquer. Se a informação como um todo fosse difundida para todos, com certeza teríamos mais pessoas interessadas em entrar nessa área e se desenvolver profissionalmente nela.

Por mais que o crescimento do ramo ainda é constante aqui no Brasil, ainda há dificuldade de encontrar esses profissionais bem qualificados na qual as empresas enlouquecidamente procuram para ocupar essas vagas valiosas.

Muitas pessoas de outros ramos tem “medo” de seguir nessa área porque não sabem como será, como funcionará o sistema, se terá ou não o suporte devido, que seria também através de treinamentos e acompanhamentos diários para que esta pessoa possa se especializar e ter um conhecimento melhor e aí sim poder ajudar no crescimento e desenvolvimento da empresa.

A informação é o coração e a alma do negócio, e muitas empresas de outros ramos já sabem disso, porém na área de TI ainda é precário e está aos poucos (muito pouco) se direcionando para este conceito.