Costuma-se dizer que o Brasil tem "fome de conhecimentos". O aumento da demanda por mão de obra especializada ou por competências complementares, como por exemplo uma segunda língua, são chaves para uma melhor inserção no mercado de trabalho.
A boa notícia é que a Internet está colaborando bastante em satisfazer a necessidade de milhões de pessoas que procuram melhorar suas qualificações profissionais ou apenas aprender a dominar uma técnica específica.
Já quem quer empreender ou já está desenvolvendo um projeto, busca melhorar competências específicas, por exemplo financeiras ou de marketing.
Facilidades únicas dos cursos à distância, que, vale lembrar, existem no Brasil desde o século XIX, potenciados pela Internet, permitem acessar os cursos na hora e a partir do lugar que a pessoa necessitar, sem ter que participar necessariamente de um curso com data, horário e lugar fixos.
Curso aposta em ensino à distância com vídeo
Existem diversas modalidades de cursos à distância e participam desse mercado um crescente número de empresas. Uma das modalidades com muita procura são os cursos baseados em vídeo, como os de CursoEdubras.com.br.
"O vídeo resulta ser um suporte inestimável para a transmissão de conhecimentos, muito solicitado pelas pessoas que querem aprender uma técnica, por exemplo." diz Bernardo Gandelman, Diretor de Edubras, uma empresa brasileira, mas com DNA uruguaio, com mais de 40 anos no ensino de cursos tão diversos como: eletricidade, soldagem, mecânica, refrigeração e ar condicionado.
E acrescenta: "... o vídeo como suporte de comunicação é muito útil por exemplo nos cursos de cabelereiro, maquiagem, manicure, técnicas de podologia, por serem muito visuais. Vendo fica mais fácil aprender".
Os alunos parecem dar razão ao Diretor de CursoEdubras.com.br:
"Eu faço o curso de cabeleireiro, estou gostando muito porque se explica muito bem. Já fiz o de manicure e gostei muito por isso resolvi fazer o de cabeleireiro. Obrigado pelos cursos Edubras.", afirma Leni Duarte Silvario do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Estima-se que eventos como a Copa do Mundo da FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 aumentarão exponencialmente a demanda por cursos online, seja na modalidade de vídeo (enviado num dvd ou descarregado do site), seja nas modalidades síncronas ou assíncronas, para cursos de turismo, línguas (inglês, espanhol).
"Acreditamos que nosso volume de negócios e de clientes satisfeitos mais que quintuplique nos próximos cinco anos", afirma confiante o Diretor de CursoEdubras.com.br. E estão dadas todas as condições para que suas expectativas se cumpram.