Se tem uma coisa bastante em alta em nossa sociedade atualmente, são formatos de arquivos diferentes que permitem o compartilhamento de informações ao redor do mundo de forma fácil e rápida. Um desses formatos é o XML, que se diverge dos demais ao empregar tags customizadas para definir objetos e também os dados dentro de cada objeto, podendo ser visualizado como um banco de dados baseado em textos. 

Por mais complicado que possa parecer, o formato XML passou a ser bastante usado para armazenamento de dados, complementar outros tipos de programas, estruturar e descrever dados de rede, sendo uma das ferramentas de grande importância hoje em dia. Porém, um dos grandes desafios de quem tem a oportunidade de usar e mexer com arquivos XML é em como convertê-lo para outros tipos de formatos. Sendo assim, parti em busca do melhor conversor possível para meus arquivos XML e finalmente encontrei: PDFelement

O PDFelement é um aplicativo de edição e conversão de documentos para dispositivos móveis, web e até mesmo desktop. Ele possui muitos recursos que o tornam um grande salva-vidas, com funcionalidades que permitem você poupar tempo ao processar vários arquivos simultaneamente, como também mantém tudo em alta qualidade sem que a formatação seja alterada, fazendo com que fosse considerado o melhor dentre cinco conversores PDF para XML.

Desenvolvido para ser usado por qualquer um, especialmente quem não tem conhecimento técnico específico para isso, PDFelement veio revolucionar o mercado. Com apenas três passos fáceis para converter XML em texto, o programa contribui para uma melhor relação entre usuário e seus arquivos, principalmente por oferecer a possibilidade de converter arquivos XML em PDF, sendo esse o nosso destaque deste artigo. Vamos aprender como usá-lo?

Você precisará baixar o aplicativo PDFelement em seu computador para iniciar o processo. Assim que tiver baixado e instalado, abra o programa e clique no seu arquivo XML para abri-lo em seu navegador. Abaixo está um exemplo de como seria:

Com o arquivo XML aberto, clique na opção “Imprimir” nas configurações do seu respectivo navegador. Depois selecione o PDFelement como a impressora que será utilizada para imprimir.

Feito isso, o arquivo XML será carregado diretamente no PDFelement e várias opções serão carregadas em sua tela. Aqui você pode converter o arquivo em diferentes formatos, como em Excel, PPT e texto, mas nosso foco é convertê-lo em PDF. Sendo assim, clique na opção “Arquivo” no canto superior esquerdo e depois selecione “Salvar como”, uma nova aba vai surgir e nela você irá escolher a opção de salvá-lo como PDF. 

Não levará mais que alguns segundos para que seu arquivo XML seja convertido em PDF. Fácil, não é? Essa é uma das grandes qualidades que PDFelement possui. 

Recheado de funcionalidades e recursos que facilitam a conversão de arquivos de forma rápida e gratuita, o PDFelement se torna um aplicativo versátil e eficiente que traz soluções para vários problemas abrangentes em nosso dia a dia. Não deixe de tê-lo em sua rotina, baixe-o agora mesmo e garanta que a resolução das adversidades tecnológicas não contrariem sua paciência e conforto.