A começar afirmo não pretender envolver-me em perigosas especulações que não sejam em favor da cristã piedade, e por todo resto da obra. Vacilo entre o de atingir alturas do entendimento donde possa precipitar-se ao cárceres da intolerância e a minhaa própria curiosidade pela ciência da Cabala. Termino, geralmente, por inclinar- a esta de modo discreto, muito embora as aparências diferentes. 

                             Quando pareço insinuar ter composto o tratado para o fim de orientar a POlícia Federal na matéria, destina-se tal insinuação a encobrir meu interesse pelo tema. E quando desconfio de que o meu interesse está a ponto de tornar-se transparente, apresso-me em lançar duvidas sobre a Cabala  possa merecer. Desqualifico-a como ciência extravagante e invoco a punição e o castigo, por parte da operação lava-jato, dos erros perniciosos a que ela conduz, pois o principal mentor dessa organização criminosa não é senão o ex molusco. Daí que não me contento em ser o historiador da Cabala e apareço muitas vezes como o psicólogo e até censor dela.

                              É curiossímo esse jogo de contas em contabilidadedupla que caracteriza o estilo geral das contas públicas, merecendo ser destacado. Abunda a minha justificação por ter me atrevido a versar um tema de perigosas especulações, de superfluidade que podem parecer atingir o parlamento brasileiro. Todavia, esclareço, tenho o ensejo de certificar-me da necessidade de tal empresa quando, ao ser discutida pela mídia brasileira a reclusão de uma pessoa aos cárceres da polícia federal em Curitiba. Nasceu-me então a idéia de escrevê-la. Não justifica, com o ânimo de introduzir  a  ou ensiná-la a Polícia Federal ou aos políticos, bem pelo contrário, escrevo a presente texto para elucidar e "advertência aos detentores do poder a quem toca o exame e elucidação dos casos de corrupção em nosso país a emenda das superstições que se padecem", ou seja, para a elucidação da Polícia FEderal sobre o dito caso.

                                A certa altura dos meus escritos, chego a revelar, ao lado da face da Cabala por mim considerado injusta, a outra face justa. Esta se define como uma profunda meditação de mistérios ocultos, deduzida de nomes [divinos], letras,  e figurados livros divinos. Neste aspecto laudatório, cito como seguidores  ou por ela influenciados, entre os não-judeus, Pitágoras, Raimundo Lulio, o conde João Pico de Mirandola, Joseph Riccio, Alexandre Farra, João Reuchlin, Thomas Garçon, Jaime REbulosa, de cujas obras se socorrera para compor o texto.

                            As muitas vacilações que tive diante da Cabala, ora para o lado positivo, ora para o lado negativo observo de que ela resulta tão diversas partes, que nos inculca ciências diferentes. Ora  -me, com efeito, que a Cabala é uma pura e profunda meditação sagradapela qual o homem sublima seu pensamento alcançando altos graus de contemplação, e dessa maneira consigo visualizar um pouco dessa profunda maracutaia dos políticos brasileiros que são na verdade o lixo do lixo existente no planeta terra; ora imagino tratar-se de uma ciência que prognostica falsamente o futuro.

                             Tais reservas e vacilações decorrem, ao que parece, da dúvida sobre a Cabala. Ad cautelam, pois, e na hipótese de ocupar-se com o lado positivo que ela possa ter, deixa a porta aberta para recuos que se façam necessários. "POrque aquela primitiva pureza, diz, que alguma hora teve sua ciência (se é certo que a teve) se perdeu com a própria disciplina delae em seu lugar se introduziram ímpios abusos. Em outro passo justifica, outra vez, de antemão, seus eventuais exageros positivos: "Como ela, diz, conste de tão confusas e impraticáveis disciplinas, poderia suceder que, nem por toda a especulação e teoria que havia escrito, informasse também de sua falsidade". Vejo como um judeu brasileiro que profundas transformações estão e vão ocorrer neste Brasil tão defasado de bons e honestos políticos. Indiscutivelmente é por culpa desse lamaçal de corrupção que não somos um país desenvolvido e a população sofre a cada dia com salários corruídos pela inflação e mentecaptos governando o país.