Imaginem um universo em que todos fossemos iguais.

Imaginem que nesse universo todos se respeitam a cada segundo em que se encontram e se afetam.

Imaginem a harmonia, a fraternidade e o equilíbrio constante na relação entre seus iguais perante Deus.

Já imaginaram?

Então sejam bem vindos, pois esse é o universo da Umbanda!

Ao dissertarmos sobre esse assunto, faço referência ao que acontece no espaço religioso no exato momento em que os guias de lei de Umbanda estão incorporados em seus médiuns e ali realizando um trabalho de atendimento em prol dos assistidos que vem até eles se consultarem. Vendo Neles o lenitivo para suas dores e aflições.

Vendo Neles uma oportunidade em despertar um estado de consciência mais elevado e tornar-se um ser humano melhor, porque enfim é disso que se trata a vida!

Ou não é verdade que ao mundo nada falta?

Já repararam que executamos em nossa vida cotidiana as mesmas coisas e essas mesmas coisas são realizadas nos mesmos cenários? Ou não é verdade que acordamos, levantamos, e vamos trabalhar em nosso emprego, o mesmo caminho, as mesmas pessoas e a mesma função, voltamos para casa, jantamos e dormimos e no outro dia realizamos a mesmas coisas e tudo se repete até o dia fatídico da nossa morte, passagem de um estado energético mais denso para outro mais sublime.

Reflitam no que está por trás de um trabalho espiritual ou de um passe e consulta ministrado pelos guias de Umbanda naqueles que são direcionados até Eles pela providência divina em busca de uma palavra de fé, carinho e esclarecimento.

Saibam que por trás daquele espírito a serviço do criador está o Divino Pai a lhe dizer: “Filho meu, no mundo não falta nada!” Basta ver a sua vida que segue sempre o mesmo ritmo; acordar, levantar e trabalhar, para depois voltar, se alimentar e dormir…

Então o que muda realmente?

O que muda são os afetos e como você reage às pessoas que se dirigem a você, como você reage e o que você pensa enquanto se dirige ao seu emprego, como você lida e reage a suas angústias e aflições pertinentes naqueles que estão vivos e vivem a vida.

Os guias espirituais de forma velada estão a nos dizer isso: filho, o mundo a sua volta não muda, pois ao mundo não falta nada, o mundo é soberano e não podemos mudar os fatos que nele se sucede, uma colisão de carro, uma doença, uma perda famíliar, a predisposição a um vício químico, etc. Não temos o controle sobre essas intempéries!

Agora, como podemos reagir a isso?

Ahhhh isso é conosco, isso já é a parte do destino que nós controlamos e que depende de nós, ou seja, aquilo que acontece no mundo fora de nós é inalterável, agora, como vamos reagir a isso? Isso é coisa nossa, é o tal do livre arbítrio que nos incita a cada milésimo de segundo a tomar uma decisão em nossa vida, a escolha é o que nos distinguem como animais racionais.

Ao ver do alto a dinâmica de um trabalho de terreiro, vemos espíritos comprometidos com Deus a nos esclarecer para essa verdade que acabamos de constatar, para que diante dela não venhamos a esmorecer deixando de viver a vida que se as vezes é dura por não depender de nós os acontecimentos que estão fora de nós, porém eles nos influenciam e é dever nosso e nosso destino decidirmos como vamos reagir a eles.

E os guias espirituais o que fazem?

Eles nos elucidam qual é a melhor forma de reagir, nos estimulando a evocar as virtudes que estão presentes em Deus, tais como: fraternidade, paciência, perseverança, otimismo e fé entre tantas outras infinitas virtudes, infinitas porque Deus é todas elas a se manifestar em nós.

Lembremos: Deus só gera em sí e de si o que é virtuoso, por isso gera uma das suas infinitas virtudes que é o sentimento de amor e amor significa presença em Deus.

E o ódio? O ódio é um sentimento que geramos quando estamos momentaneamente ausentes em Deus, pois o ódio é uma ausência em Deus e Deus não está presente em nada que é ausente de si, pois o ódio não foi gerado por ele, o ódio é um vício momentâneo que geramos quando nos ausentamos em Deus através das consequências de nosso atos quando reagimos negativamente a algo que se apresenta a nós, não por nossa vontade e sim por uma consequência do mundo, destino no qual não mudamos e sim reagimos e se possível de forma virtuosa que é por onde a imanência divina se manifesta, pois a ausência é só uma ilusão momentânea da presença de algo.

“Amamos mais e por muito mais tempo do que odiamos algo ou alguém"

Nessa frase já se revela que o amor é um estado permanente e por isso é presença divina, e o ódio é uma ausência momentânea e  por isso é uma ilusão posto que não existe por si só.

Escrevo esse texto no momento em que observo os trabalhos de atendimento espirituais sendo realizado e vejo como o mecanismo de Umbanda é divino, pois ela é a manifestação de Deus através de sua infinita virtude.

Vejam, observem e reflitam

Vejamos: o grau mais alto dentro de uma Religião é o grau sacerdotal é esse grau é exercido sem distinção nenhuma, nem de cor, nem de gênero, nem de opção sexual, nem de limitação física, etc. A Umbanda não limita o seu sacerdote no exercício de seu sacerdócio.

Observem: perceba que depois do ponto de chamada dos guias espirituais, todos incorporam ao mesmo tempo, no mesmo espaço sagrado e todos são chamados de pai e mãe ou vô e vó, e cada um desses graus ali a serviço de Deus refletem o todo, pois onde ali estiver um pai ou uma mãe espiritual, ali está Deus a se manifestar por meio das virtudes, nivelado tudo e todos aos mesmos graus.

Reflitam meus irmãos, e vejam que incorporados e trabalhando no mesmo local, ali todos são pais e entre eles não há distinção, e isso é mágico e encantador, ali todos são pais e mães, pois ali cada um representa o pai de todos os pais e a mãe de todas as mães que é Deus que nos iguala a todos como filhos unigênitos de um mesmo ventre divino.

Reparem e reflitam como sua Religião é encantadora, pois se o altar de seu templo que é seu símbolo maior e mais significativo  de poder religioso é constituído por imagens de santos católicos e os guias e orixás que são os verdadeiros Pais da Umbanda não se incomodam com isso, é sinal de que Eles arautos de luz sabem que por trás de cada imagem de santo católico não está a submissão da religião de Umbanda ao catolicismo e não enxergam como fraqueza ou submissão de uma religião para com a outra, mas sim veem naquele altar o ecumenismo e a fraternidade que aquele altar estará sempre a refletir. Caso o papa venha visitar um terreiro de Umbanda e ali encontrar no ápice do altar a imagem de Jesus, irá pensar: “ que Religião sublime é essa que embora tenha suas divindades de culto bem fundamentada, ainda conserva no mais alto do altar a imagem do símbolo maior da religião cristã que é o próprio Cristo Jesus! “ É ainda dirá: na Religião de Umbanda o ecumenismo e o respeito pelo Sagrado, beira as celestes moradas divinas ”

Perceba o que é e o que representa a imagem do santo católico no altar Umbandista!

É isso meu irmão, no teu altar Umbandista cheio de santos católicos está a fraternidade, o ecumenismo e o respeito que toda religião deve ser detentora, por isso símbolos de outras religiões no altar só na Umbanda você encontrará e sabe por quê? Não porque a Umbanda seja católica não, e sim porque ela é ecumênica e fraterna, pois hoje somos livres para termos as imagens dos orixás africanos em nosso altar que não iremos ser açoitados até a morte, porém se os guias espirituais que são os verdadeiros  Pais de Umbanda não se incomodam com as imagens católicas e até cruzam as imagens para que as mesmas sejam entronadas no altar umbandista, é porque eles sabem que ela ali assentada no altar está sempre a nos dizer: Umbanda é Religião que destrói paradigmas em nome do amor e constrói no seu altar uma identidade representativa da fraternidade e do ecumenismo. Esse é o maior símbolo da Umbanda

Aqui não negamos os nosso Orixás e colocamos Iemanjá lado a lado com nossa senhora da Conceição, não porque somos católicos e sim porque amamos a religião e vemos em todas elas um meio legítimo do despertar do humanismo e de um despertar de um estado de consciência mais elevado.

Isso é a minha, a sua  e a nossa amada  Umbanda, que na minha opinião não é esotérica, nem cristã e nem africana, é sim o esforço dos verdadeiros Pais de Umbanda os guias espirituais que denominaram assim as suas UMBANDAS com o intuito de reforçar o ecumenismo em todas as religiões e  não para se diferenciarem das outras vertentes, mas tão somente para explicitar que o sagrado permeia todas as religiões e que ter em seu altar símbolos de todas essas culturas é simplesmente dizer: Umbanda é fraternidade e uma imagem de outra divindade em nosso altar simboliza não a submissão e sim a paz entre os homens de bem!

a Umbanda realmente é a religião que fala aos humildes, percebam que por trás da iluminada presença de um Preto-Velho está o arquétipo que anula e vem abolir de vez todo e qualquer preconceito racial. O mais alto grau de luz na hierarquia espiritual de Umbanda é o grau Preto-Velho e sabem por que ? Porque a  Umbanda só falara no coração dos humildes…

Pegue o colar ou fio de contas do seu orixá na mão e veja que todas as pedras estão sustentadas por um único cordão de nylon, assim também é Deus um cordão Divino que perpassa indistintamente no íntimo de todos nós pedras brutas que ao ser lapidada se transforma no mais lindo colar por onde Deus se manifesta nas suas sete cores e nas suas sete lindas linhas de Umbanda.

Axé meus amados irmãos...