Louis Althusser.

1918-1990.

 Francês, grande filósofo de ideologia marxista, formulou um estudo especificamente da teoria epistemológica de Marx na análise do pensamento na perspectiva sistêmica do estruturalismo. Ficou essencialmente famoso pelos anos 80 do século passado.

Procurou por um dos lados, dos seus estudos, lutar contra o humanismo marxista, por outro, o marxismo leninista, um terceiro aspecto, o desenvolvimento das bases teóricas do pensamento epistemológico no caminho da evolução histórica do jovem ao velho Marx.

O primeiro passo elaborado por ele estabeleceu as diferentes etapas do pensamento construído pelo próprio Marx.

Como ele pensou a cada tempo histórico na formulação da sua teoria e da evolução da mesma no processo de maturação e desenvolvimento das ideias para a determinação da sua epistemologia.

Procurou desenvolver a linguagem no uso da argumentação, buscando fundamento na epistemologia de Bachelard, no uso do denominado corte epistemológico, ou seja, certas análises de Marx dado a sua imaturidade não caberia à utilização para o processo revolucionário.

Com aplicação do corte de Bachelard a epistemologia de Marx valorizado por Althusser, sobretudo, sua fase madura, aplicada a teoria da revolução.

Esse momento histórico da produção teórica de Marx a partir da ideia do conceito de Ciência desenvolvido por ele, entendendo a superestrutura como um fenômeno complexo associado como teoria do conhecimento.

Althusser nessa formulação chegou a propor uma teoria do processo de conhecimento, nesse sentido que o materialismo dialético de Marx deixou de certa forma de ser uma realidade apenas histórica no entendimento de Althusser.

E transformou se como teoria filosófica epistemológica  com o objetivo de entender as bases teóricas, na fundamentação de um processo revolucionário político na mudança da sociedade capitalista.

Escreveu diversas obras sendo as principais; A favor de Marx, Lênin e a Filosofia, Aparelhos ideológicos do Estado.

Sendo esse ultimo trabalho, de fundamental importância devido o estudo minucioso elaborado por ele na descoberta como o estado procede em sua sustentação de domínio.

O Estado é sustentado pelos seus mecanismos de produção de ideologias contra culturais, por diversas instituições que defendem o mesmo modelo de produção econômica e do domínio da sociedade política dos meios de alienação, que envolvem escolas, igrejas, meios de comunicação entre outros.

Para Althusser os aparelhos ideológicos são forças políticas contra o povo e inibe a mudança de Estado em prejuízo da maioria excluída de operários, num possível processo revolucionário.

Edjar Dias de Vasconcelos.