Uma coisa que sempre andou junto com o contexto de comércio foi a propaganda. Desde os tempos mais primórdios, era necessário algum tipo de anúncio para que as vendas pudessem ser realizadas. Isso não mudou, e provavelmente nunca irá mudar. O que muda é a maneira na qual esses anúncios são feitos. Com o tempo, assim como tudo, o marketing foi evoluindo, e conquistando cada vez mais espaço, e utilizando-se de diversos meios para funcionar.

Hoje em dia, um dos principais meios pelo qual o marketing funciona é a internet. É impossível negar que a internet hoje é uma das principais ferramentas que movimenta o mundo. E é também uma ferramenta perfeita para integrar com o marketing. A internet é utilizada ao redor de todo o mundo, por todos os tipos de pssoas, das mais diferentes idades, gostos, nacionalidades. Nunca antes foi possível reunir tantas pessoas da forma como a internet faz hoje.

Uma das formas de reunir pessoas extremamente eficiente que a internet encontrou, foram as redes sociais. Nas redes sociais se reúnem pessoas de todos os tipos, em um espaço. O que pode ser feito nas redes sociais depende da proposta da mesma, mas uma coisa é certa: o marketing em redes sociais é algo que dá muito certo, e não vai parar de funcionar tão cedo. Se é que um dia pare.

Seja para marketing social ou comercial, as redes sociais são perfeitas para a publicidade. É possível identificar o público alvo com muito mais facilidade, e alcança-los com essa mesma facilidade. Mas é necessário cuidado quando for utilizar as redes sociais para anúncios. É um ambiente onde os usuários freqüentam de forma descontraída, portanto nem todos os tipos de propagandas serão positivas. É preciso saber integrar a propaganda com o ambiente, fazendo ela de uma forma também descontraída, e atraente em sua proposta para os usuários.

As maiores empresas do mundo hoje já adotam as redes sociais como uma das principais formas de anúncios. É óbvio o gigante potencial que as redes sociais possuem, e quando utilizado da maneira correta, a publicidade nelas pode ter um ótimo retorno. A internet proporcionou para o marketing um salto gigantesco, e cada vez mais a sua presença nela é vista. Para os usuários, isso pode ser tanto bom quanto ruim, mas ainda existe um processo de adaptação que o marketing está passando com a internet, para que os dois funcionem da melhor maneira possível, para todos.