No decorrer desta semana, o ex-presidente Lula vai novamente para o banco dos réus, espera-se que desta vez a justiça seja realmente feita. No artigo passado escrevia a respeito do país onde vivemos, ele realmente é uma (...) coisa, nesta terra ‘quem pode mais ($) chora menos’ e, Lula, um líder que aprendi a respeitar e admirar, este perdeu a oportunidade de fazer a diferença, portanto, perdeu minha admiração. Na verdade, lambuzou-se com o poder, juntamente com o seu partido, seus aliados e para tanto, acabou na garra da justiça.

            Este julgamento do dia 24 de janeiro em Porto Alegre - será uma oportunidade que teremos para ver até onde vai a verdadeira justiça de nosso país. Digo isto por trata-se de sessão de julgamento do recurso de Lula contra a condenação da Lava Jato dada pelo juiz federal Sérgio Moro, em primeira instância que determinou nove anos e meio de prisão à Lula pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um tríplex no Guarujá (SP) e a empreiteira OAS (uma das maiores empresas brasileiras de engenharia e infraestrutura: Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez). Este julgamento, com suas anuncias, para citar duas: no setor político, pois dependendo do seu resultado alguém sairá fortalecido (quem será?), o outro do próprio sistema judiciário brasileiro, pois pelas notícias, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região que não transmite suas sessões, vai transmitir ao vivo este julgamento. Por quais razões?

            Infelizmente vivemos em um país onde as benesses ainda estão em alta, principalmente quando relacionadas ao cunho político. Não pense você que me refiro apenas ao Lula. Tratando-se de poder tudo é possível. Entristece-me saber que para os pobres mortais a lei deve ser cumprida ao seu rigor, mas assim foi, será e continuará, pois se formos depender dos que vão nos representar (este ano será de eleição) nada mudará; não esqueçam que muitos cargos do judiciário, em seus altos escalões, são por indicação de quem esta no poder maior da nação.

            Desta forma, este caso do Lula, representa apenas mais um entre tantos que vemos se arrastando no Brasil, como dizia um velho político, o importante é poder, o resto se dá conta! E, nesta empáfia, desde Cabral até Temer, vamos convivendo com uma história fictícia, mascarada, onde o povo cada vez mais é usado como num jogo e feito massa de manobra. 

            Lula novamente se apresenta no cenário com aos holofotes da mídia nacional, bem como internacionalmente, como por exemplo, na Venezuela, em meio a balburdia daquele país, este é apresentado como um herói. Contudo, neste nosso Brasil, os pobres e simples mortais, não conseguem as benesses da justiça como Lula e tantos outros detentores do poder, estes miseráveis, por pouca coisa, apodrecem nas cadeias. Quanta injustiça, enganação e deturpação vista neste país que é uma (...).

            Com esta mídia sarcástica e comprometida com os poderosos vamos levando mais um ano, com Lula ou sem Lula vamos levar a vida e imaginando os episódios de nossa história até o próximo mês de outubro. Como seria diferente se vivêssemos num país com outra visão, principalmente aquela de olhar apenas para seu umbigo, mas isto é utopia.

            Resta-me ver o resultado deste julgamento e no próximo artigo comentar a respeito dele, para este que vos escreve o jogo está com as cartas marcadas, tudo irá continuar como sempre.

            Reflita sobre estas questões e até o próximo! Deus nos abençoe!