¹ Profa. Msc. Márcia Valéria Luz da Cunha

[email protected]

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo “Analisar a metodologia lúdica na prática docente e no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes surdos”. O método de abordagem foi o Materialismo Histórico com destaque para a vertente da concepção sociointeracionista de Vygotsky que acredita no desenvolvimento humano como o processo de apropriação do conhecimento pelo homem por meio das experiências socioculturais do aluno enquanto sujeito conhecedor ao interagir socialmente com o seu mundo social. A metodologia utilizada neste estudo foi uma abordagem quantitativa e qualitativa, bibliográfica com enfoque descritivo e sendo esta definida como pesquisa de campo, com embasamento teórico acerca da aprendizagem, surdez e lúdico. Foram analisados autores clássicos e contemporâneos, revisitando, sobretudo autores como Kishimoto (2000), Vygostky (2007), Góes (2002), entre outros, que se preocupam com a problemática em questão. No trabalho de campo se utilizou para a coleta de dados a técnica do questionário e entrevista para uma amostra de6 docentes que trabalham na escola UEES Professor Astério de Campos e se dispuserem a prestar as informações necessárias ao estudo científico. Com relação às informações tomadas das obras de referência selecionadas para compor o referencial teórico adotado neste trabalho, utilizamos a técnica do fichamento analítico e resumo para se extrair as ideias essenciais. Os resultados foram tabulados e interpretados por meio de técnicas de análise estatísticas. De acordo com os dados obtidos a partir da visão das entrevistadas, constatamos que o lúdico exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, onde 100% das docentes responderam que é essencial para transmitir os conteúdos de forma prazerosa e significativa para a vida dos discentes surdos.

Palavras-chave:Lúdico. Aprendizagem. Surdez.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade investigar a temática do lúdico, que funcionou como laboratório de pesquisa deste estudo para o auxílio da prática docente no processo de aprendizagem dos discentes que apresentam surdez no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade de Ensino Especializada (UEES) Profº Astério de Campos. Esta unidade de ensino é especializada na educação de surdos e múltiplas deficiências associadas, estando localizada na grande Belém, à Av.Almirante Barroso, nº 2800 no bairro do Marco, no estado do Pará.

Sabe-se que no Brasil, historicamente, as pessoas surdas continuam sendo excluídas das escolas de ensino regulares onde é efetivada a aquisição da linguagem oral e escrita, sem ter um atendimento nem tampouco profissionais adequados para esse público. Por muitos anos eles foram atendidos em instituições filantrópicas, institutos, associações, etc.

Somente nos primeiros anos da década de 1990 é que, juntamente com os professores que atuavam nessas instituições, passaram a ocupar fisicamente as dependências de escolas da rede municipal de ensino (GÓES, 2002). Essa autora afirma que apesar do acesso à escola, os surdos não tinham (pode-se dizer que ainda hoje não têm) assegurados a aprendizagem da leitura e da escrita de forma significativa, porque mesmo depois de passarem por longo período de escolarização, ainda apresentam dificuldades na língua escrita.

A partir disso, entende-se que as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos discentes surdos são produtos de vários fatores (externos e internos). Como fator externo, exemplifica-se a formação docente, a qual está baseada na tradição oralista, que considera os alunos surdos como portadores de uma patologia (GÓES, 2002). Como fator interno, a questão da afetividade, pois se o aluno não possui o apoio dos pais, certamente, o seu aprendizado será comprometido.

Dessa maneira, diante das dificuldades enfrentadas, o lúdico pode ser um método a ser utilizado pelo docente para transmitir os conteúdos aos discentes de forma prazerosa, fazendo com que interajam em sala de aula e assimilem as informações transformando-as em conhecimento de forma significativa.

Kishimoto (2000) relaciona o brincar à criança e à educação e assume significados com recriação, atividades, expressão de qualidades espontâneas que contribui para o desenvolvimento integrado da criança e propicia a construção do conhecimento. Para tanto, a escola possui um papel de ensinar e aprender e tem no currículo sua chave mestra em forma de um projeto de educação em que exige dos educadores um preparo maior para exercer suas atividades. Assim, o docente precisa ser capacitado entre outros requisitos, para o saber e o saber-fazer, isto é adquirir o domínio do conteúdo e da metodologia de ensino.

Partindo dos princípios acima descritos, temos como problema da pesquisa o questionamento: Qual a importância da utilização da Matemática lúdica no processo de aprendizagem dos discentes?

Traçando os caminhos para tentar chegar à formulação da indagação acima, teremos como objetivo geral analisar a metodologia lúdica na prática docente e no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes surdos da UEES Profº Astério de Campos. E como objetivos específicos, identificar a importância da utilização lúdica no processo de aprendizagem; verificar a concepção do docente acerca do lúdico como estratégia para aprendizagem das crianças surdas ;observar de que forma a ludicidade vem sendo aplicada como estratégia de ensino; saber as vantagens quanto à utilização de atividades realizadas por meio do lúdico; verificar de que forma docente trabalha os conteúdos com as crianças surdas.

O método de abordagem foi o Materialismo Histórico com destaque para a vertente da concepção sóciointeracionista de Vygotsky que acredita no desenvolvimento humano como o processo de apropriação do conhecimento pelo homem por meio das experiências socioculturais do aluno enquanto sujeito conhecedor ao interagir socialmente com o seu mundo social.

A metodologia utilizada neste estudo foi uma abordagem quantitativa e qualitativa, bibliográfica com enfoque descritivo, sendo esta definida como pesquisa de campo, com embasamento teórico acerca da aprendizagem, surdez e lúdico. Foram analisados autores clássicos e contemporâneos, revisitando, sobretudo autores como Kishimoto (2000), Vygotsky(2007), Góes(2002) entre outros, que se preocupam com a problemática em questão.

No trabalho de campo se utilizou para a coleta de dados a técnica do questionário e entrevista com uma amostra de 6 docentes que trabalham na escola UEES Profº Astério de Campos e se dispuserem a prestar as informações necessárias ao estudo científico.Com relação às informações tomadas das obras de referência selecionadas para compor o referencial teórico adotado neste trabalho, utilizamos a técnica do fichamento analítico e resumo para se extrair as ideias essenciais.

Os resultados foram tabulados e interpretados por meio de técnicas de análise estatísticas. De acordo com os dados obtidos a partir da visão das entrevistadas, constatamos que o lúdico exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, onde 100% dos docentes responderam que é essencial para transmitir os conteúdos de forma prazerosa e significativa para a vida dos discentes surdos.

A pesquisa nos permitiu adquirir novos conhecimentos acerca de como anda o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos dos professores na formação dos alunos surdos e se o lúdico está sendo utilizado como metodologia de ensino, uma vez que esta é uma estratégia dinâmica para melhorar a aquisição da linguagem e de todo o processo de aprendizagem das crianças surdas.