Há um ditado popular que diz que o dinheiro é oportunista e covarde.Aparece quando as condições são favoráveis e desaparece ao ouvir  primeiro barulho, contudo não há nada mais melindroso e tímido  que o lucro.

O dinheiro mesmo em situações desfavoráveis dá uma passadinha, o lucro sequer dá as caras !!!!!!!

A prova disso é que mesmo em situações falimentares vemos o dinheiro presente, mas cadê o lucro?

O lucro se faz presente não  apenas na forma de papel ou saldo bancário , mas também na forma de bens, escolas para os filhos, viagens de férias , saúde, conforto, etc.

O lucro é por demais melindroso, não reclama e uma vez maltratado demora a voltar e nós não nos damos conta disso .O dinheiro é espalhafatoso , vai embora fazendo grande barulho.

O dinheiro gosta de circulação , movimento , gente, longas distâncias, por isso em lugares pequenos gira incessantemente.  O lucro não, é mais  contido , gosta de lugares pequenos, aconchegantes e saudáveis.

O dinheiro, apesar disso ,  é um grande amigo do lucro, vive convidando-o  para grandes festas, mas conhecendo-o o lucro muitas vezes o evita por sua embriaguez.

O dinheiro é intrépido e amigo de tudo e de todos , mesmo maltratado volta aos lugares onde não  foi  tratado com consideração , o lucro por sua timidez age com desconfiança e o que mais teme são as  malas pretas .

O dinheiro se multiplica e faz promessas, qualquer que seja o ambiente ou  situação ,  o lucro tem como princípio  que a liberdade econômica tem que ser o aumento de virtudes e não apenas  de riquezas.Virtudes retém riquezas , riquezas não retém virtudes.

O lucro é irmão da liberdade , que tem como característica  também o melindre e a timidez.A liberdade é ainda mais contida que o lucro.

A liberdade tem como princípio fazer o que é certo , da maneira certa , pelo motivo certo , por uma questão  de hábito moral.

Algumas palavras como hábito moral, virtudes, liberdade e lucro tem uma forte correlação  e merecem nossa atenção .

Este é um momento delicado em nosso país, pois  nossos governantes tem demonstrado pouca afeição  a essas palavras .Com isso vemos que o país não cresce o que poderia , empregos não são gerados em quantidade suficiente  para atender a população , vemos dinheiro circulando por todos os lados , mas o lucro não aparece . Quem sabe por temor às malas pretas????

Nosso dia-a-dia como cidadãos é dentro das empresas, nas escolas orientando os jovens, nos hospitais cuidando das pessoas , no comércio atendendo os clientes , locais onde podemos exercitar hábitos morais , virtudes , gerando a liberdade e retendo o lucro.

Não são poucas as empresas que todos nós vimos desaparecer , apesar de terem sido líderes no mercado durante  anos e para espanto de todos naufragaram. A pergunta mais comum  é : “Como isso pode acontecer ? “.

Para muitas delas a  resposta é  simples : “ Acreditaram nas promessas do dinheiro e nenhuma atenção deram ao lucro “.Tivessem perguntado ao lucro o motivo de sua ausência teriam trilhado metade do caminho para evitar o desastre.

O lucro tem uma virtude que incomoda : A franqueza.Suas respostas são simples e diretas.Essa é a razão porque muitos de nós não gostamos  de ouvi-las.

O dinheiro é uma companhia mais alegre , que nos leva  onde nós  as vezes nem podemos  imaginar, é sedutor, apresenta-nos a todos , abre  todas as portas , mas também de forma inconseqüente nos abandona onde quer que estejamos.

É tempo de refletir se temos um  ambiente adequado para aconchegar o lucro.

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]