O líder que ama entende a Força do Amor

 GROLLI,Vanessa Cristiane[1]

PIRES, Sonia Aparecida da Silva de Lara Pires[2]

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.(1º Coríntios 13:1-3)

RESUMO

Tendo em vista o quadro emergencial que se enquadram as empresas do mundo todo, onde teóricos das mais diversas áreas discutem sobre relacionamentos, convivência, trabalho em equipe e relações interpessoais, pretendemos trazer algumas contribuições à luz da teologia bíblica sobre a importância de um personagem muito cobrado nas empresas: O líder.

Palavras-Chaves: Empresas. Teologia. Líder

Introdução

A área de Gestão de Pessoas possui um arcabouço de subáreas para debates, discussões e reflexões. Dentre essas subáreas, optamos por abordar a questão da liderança na pessoa do líder gestor, do profissional que tem sobre si uma carga de cobrança muito grande, expectativas infinitas e que dentre suas inúmeras qualidades e características entendemos que precisa necessariamente ser um líder que “ama”.

Existem inúmeras definições para a palavra amor e consequentemente sobre o verbo amar, não querendo ser ousada, mas aparentemente já se comportando como tal, resolvemos utilizar o conceito teológico sobre o amor que está em 1º Coríntios 13.4-8. Ele apresenta 16 pontos-chaves do que é o amor:

          1)paciente; 2)bondoso; 3)não inveja; 4)não se vangloria; 5)não se orgulha; 6)não maltrata; 7)não procura seus interesses; 8)não se ira facilmente; 9)não guarda rancor; 10)não se alegra com a injustiça; 11)alegra-se com a verdade; 12)tudo sofre; 13)tudo crê; 14)tudo espera; 15)tudo suporta; 16)nunca perece.

          Percebe-se que os pontos apresentados em 1ª Coríntios funcionam como estratégias para que possamos desenvolver um relacionamento empresarial ideal.

O líder que consegue desenvolver esses pontos em seu dia-a-dia com os colaboradores e líderes hierárquicos sem dúvida terá um grande sucesso e entenderá a força do amor nas relações empresariais.

Desenvolvimento

Partindo de um princípio exegético, podemos citar textos bíblicos, que referenciam e justificam a pertinência e relevância de se apresentar este tema como mais um texto para corroborar com as discussões na temática geral que é a Gestão de Pessoas, tendo com foco os líderes gestores que desempenham papel de liderança nas mais diversas empresas.

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vêmà ira de Deus sobre os filhos da desobediência. (Colossenses 3:1-6).

Isso é mais do que um roteiro de “pode” ou “não pode”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como deve sero ambiente de trabalho e como devemos nos comportar nele.

Para aqueles que não possuem religião ou algo parecido, queremos deixar claro que estamos utilizando a Bíblia como um livro e não como um referencial de vida, pois o artigo não se trata de nenhum tema religioso, dogmático e/ou voltado a questões religiosas, diga-se de passagem, que a Bíblia é um dos livros mais lidos do mundo. De acordo com   https://blog.saraiva.com.br/livros-mais-lidos-do-mundo/,acessado em 03 de setembro de 2018:

O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendidos no mundo. O mais impressionante é que cada país possui uma Sociedade Bíblica, que garante que a tradução seja realizada com a verossimilhança necessária.

Sabemos que na rotina diária das empresas, muito se tem feito para “aliviar” as pressões existentes provenientes do mercado altamente competitivo. Hoje em dia técnicas de relaxamento, trabalhos em equipe através de dinâmicas de grupos, atendimento com coaching, são quase que exigências necessárias para que as empresas possam melhorar seu desempenho e consequentemente obter mais lucratividade e espaço no mercado.

Há aquelas empresas que trabalham isoladamente cada setor, no sentido de conseguir mapear onde estão ocorrendo as falhas e/ou onde a produtividade tem obtido maior destaque. Até porque a cultura pós-moderna não se preocupa somente com os setores falhos, mas possui uma dinâmica de trabalho preventivo, antecipando os cuidados e melhorias para evitar os possíveis problemas e percas.

            Quando se trata de pessoas os procedimentos que estão se destacando estão relacionados a atividades em que o ser humano tem sido visto de forma holística e a preocupação maior é quem são os líderes que estão à frente do setor X ou Z?

            Saber quem são essas pessoas, o que gostam, porque estão ali e como chegaram tem sido questionamentos que estão ajudando a desenvolver treinamentos específicos na formação e/ou capacitação de líderes de sucesso.

            Nossa opinião no tocante a istoé que o líder pode passar por diversos treinamentos e capacitações técnico- gerenciais, mas se ele não souber desenvolver o seu lado espiritual, não conseguirá atingir o desempenho que o levará ao sucessoduradouro. Veja o que o livro mais lido no mundo fala sobre isso: “Mas o fruto do Espírito é AMOR, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gálatas 5.22

            Primeiramente, devemos olhar para os nossos colaboradores, parceiros. Amigos, companheiros, enfim o nome que se quiser nomear e sentir por eles, AMOR, lembremo-nos da letra de uma musica do grupo Legião Urbana que diz: É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã....

            Precisamos manifestar a ALEGRIA no que fazemos como é bom estar em um ambiente onde as pessoas estão alegres, ou que pelo menos o líder está alegre e se preocupa em fazer com que as pessoas se alegrem junto com ele;

            Um ambiente de trabalho conturbado, confusão não colaborará em nada de positivo. A melhor coisa para um ambiente assimé que as pessoas possam encontrar em algo ou alguém que esteja próximo, a PAZ,uma paz que não será encontrada nos exercícios de relaxamento, mas que será transmitida através do líder;

Inúmeras são as circunstâncias em nosso trabalho que enquanto líder precisam treinar pessoas, explicar, capacitar, ensinar e as teorias que versam sobre a aprendizagem são claros em afirmar que os níveis de aprendizagem diferem de pessoa para pessoa, alguns aprendem com uma única explicação, ou simplesmente de verem a atuação de outrem, outros precisam de mais tempo e de metodologias diferenciadas.De acordo com Amaral:

Já há um grande entendimento de que cada pessoa aprende de uma maneira diferente. Uns preferem estudar enquanto ouvem música, outros preferem o silêncio; uns precisam de muita luz, outros preferem um ambiente com mais penumbra; uns, ainda, organizam e limpam todo o seu espaço de estudo, enquanto outros podem estudar em meio a pilhas de livros e papéis. Os estudos têm mostrado que as pessoas desenvolvem estratégias que lhes permitam a melhor maneira de adquirir conhecimento, as quais podem se constituir em estilos de aprendizagem. (2007, p.4)

 Não basta ao líder nesta situação ter o conhecimento técnico e intelectual, ele precisa ter PACIÊNCIA;

A palavra amabilidade é de origem latina, alabitase na língua portuguesa significa o ato de ser amável com as pessoas, ou seja, é uma característica ou atributo das pessoas que são gentis umas com as outras. O líder que ama é amável com os outros e age com AMABILIDADE;

Um líder que ama sempre procura em suas atitudes praticar atos que revelem uma alma nobre e generosa e é naturalmente inclinado a fazer o bem, a tratar os outros com benevolência, benignidade, magnanimidade, ou seja, com BONDADE;

A FIDELIDADEno meio empresarial, no que tange a gestão de pessoas é algo procuradode forma exaustiva, pois todo líder que possui essa qualidade é um profissional zeloso, cuidadoso, que possui respeito pelas pessoas e por tudo o que há na empresa independente de posições e valores;

Possuir o atributo da MANSIDÃO, não significa ser um líder “mole”, como muitos imaginam, mas sim possuir um comportamento de uma pessoa que age com brandura e suavidade e que também possui uma brandura de gênio ou de índole;

Quando amamos a qualidade do DOMÍNIO PRÓPRIOé algo que acontece automaticamente, por isso que a meu ver essa seja a principal característica do líder que ama, pois como possuidor do domínio próprio o líder sempre conseguirá ver as qualidades quando outros só veem defeitos, sucesso onde só enxergam fracassos, oportunidades onde só encontram obstáculos;

Jesus andou por este mundo e se relacionou com todos de maneiraética e excepcionalmente amorosa. Ele é nosso exemplo de líder maior, não tem ninguém nesse mundo e tampouco fora dele que soube lidar com conflitos e pessoas vistas como “difíceis” da forma amorosa como Ele o fez.  Ele andou com pecadores, prostitutas, mendigos, corruptos, mas em nenhuma dessas caminhadas se tornou um deles ou os rejeitou o que fez foi mudar radicalmente suas vidas.

 O ensino ético e amoroso de Jesus realmente impactou uma geração e se nos espelharmos Nele como nos espelhamos em tantos outros autores da área de administração nossas ações enquanto líderes serão um diferencial na vida de nossos colaboradores.

Vejamos o que alguns autores versam sobre esse assunto:

Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização.  (LOMBARDI apud Hunter, 2004, p.75)

Uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina. –(SECRETAN apud revistapegn. globo.com)

Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar. (RUSSELL)

Todas as citações utilizadas acima coadunam com o que apresentamos nessas poucas páginas, são autores renomados que dispensam apresentações. Em suas palavras que não são as palavras da Bíblia, eles reforçam o que minimamente tentamos apresentar através da teologia bíblica.

Precisamos aprender a romper e quebrar paradigmas cristalizados em nossas mentes. Teologia, Administração, Psicologia e tantas outras ciências estão a nossa disposição para que possamos usá-las a nosso favor e crescimento. O que não nos agrada hoje poderá ser algo valioso amanhã.

Considerações finais

A tarefa do líder gestor não é fácil, são tantos compromissos, preocupações, responsabilidades e ainda tem o fator do (Eu), sim o Eu líder que precisa ser visto como um ser humano que tem temores, receios,inquietações, medos de errar tanto quanto seus liderados têm.

Precisamos enquanto líder rever esse nosso Eu e cuidar dele, pois por mais competitivo que o mercado seja, por mais necessário alcançar metas, nada pode substituir e ser mais prazeroso do que a paz de espírito.

O exercício de amar pode ser uma boa opção para que tenhamos líderes mais saudáveis e realmente fortes o suficiente para fortalecer a equipe com que trabalha. Minimizar os conflitos entendendo que amar a si e aos outros faz bem para o desenvolvimento intelectual, pois nos deixa cada vez mais humano e cada vez menos mercado.

Referências

ALMEIDA, João Batista de. Bíblia Sagrada Revista e Atualizada

AMARAL, Vera Lúcia do. Psicologia da Educação. Natal, RN: EDUFRN,2007

https://blog.saraiva.com.br/livros-mais-lidos-do-mundo/,acessado em 03 de setembro de 2018.

ALMEIDA, J.C. As sete virtudes do líder amoroso. 6 ed. São Paulo: Canção Nova, 2011. 127 p

HUNTER, J.C. Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de O Monge e o Executivo. Tradução de A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. 136 p.

https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2014/10/18-frases-inspiradoras-sobre-lideranca.html. Acessado em 03 de setembro de 2018

https://www.pensador.com › Pensador › Frases do Filósofo Bertrand Russel. Acessado em 03 de setembro de 2018

 

[1]Formada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Diamantino-MT, graduanda em historia pela UNINTER,pós-graduanda em Gestão de recursos Humanos pela UNOPAR. e pós-graduanda em MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças pelas faculdades Integradas de Diamantino-MT

[2] Professora aposentada da rede pública estadual de MT. Mestre em Movimentos Sociais pela Universidade Federal de mato Grosso-UFMT