1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

GRINBERG, Renato, O líder alfa: desenvolva o instinto da liderança e forme equipes de alta performance / Renato Grinberg. – 1.ed. – São Paulo: Editora Gente, 2014.

2 APRESENTAÇÃO DO AUTOR

Renato Grinberg, especialista em gestão de empresas, liderança, motivação e desenvolvimento profissional. Formado em Música pela Faculdade Alcântara Machado, pós-graduado em Marketing pela universidade da Califórnia Los Angeles e MBA pela universidade do sul da Califórnia. Cursou também, Melhores Práticas em Liderança na Harvard Business School, teve aulas com John Kotter, entre outros notáveis. Trabalhou em multinacionais como Sony Pictures e Warner Bros, nos Estados Unidos, foi diretor geral da Trabajando.com, no Brasil. Atualmente, é diretor geral da empresa Prática de Liderança & Management da BTS na América Latina, além de professor do programa de MBA da HSM Educação e colunista do site da Harvard Business School. Autor de livros considerados sucesso de vendas como, A estratégia do olho de tigre e O instinto do sucesso, publicados pela editora Gente.

3 PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA

A obra trata de um assunto pertinente ao curso de administração de empresas, sobre o relacionamento das equipes no local de trabalho, estimula o desenvolvimento pessoal e o instinto de liderança para os futuros líderes obterem sucesso profissional e consequentemente aumentar qualidade no serviço prestado pela organização, com responsabilidade socioeconômica e ambiental.

4 BREVE SINTESE DA OBRA

O Líder Alfa, escrito por Renato Grinberg, em sua primeira parte estabelece a diferença entre chefes e líderes além de suas capacidades de liderar, para que o leitor possa entender como um líder pensa, age e reage, permitindo inspirar e multiplicar talentos. O autor, considerado especialista em liderança, apresenta suas ideias, baseado em suas experiencias pessoais e em estudos científicos, provocando a reflexão sobre o papel do líder e instigando a mudança de hábitos e atitudes, para quem almeja ser um grande líder.

5 PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS

O autor acredita que qualquer habilidade humana pode ser desenvolvida e melhorada independente de ser uma habilidade considerada inata. Seu livro busca ajudar o leitor reconhecer os principais problemas de um líder e seus desafios para entrega de resultados e modelos de gestão. Promove o desenvolvimento do instinto de liderança por meio de gatilhos para pensar, comunicar e agir como um líder, criando a cultura de feedbacks para estimular a equipe e a si mesmo, destacando o poder da adaptabilidade como vantagem competitiva para superar qualquer obstáculo.

6 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A OBRA E IMPLICAÇÕES

Em O líder alfa, o autor detalha os aspectos da liderança no ser humano, salienta a importância do líder para a organização, os funcionários e a sociedade, incentiva o leitor refletir sobre sua rotina e atitude, questiona aquilo que seria considerado normal no ambiente corporativo, humaniza e aproxima este líder intangível, amplamente estudado e idealizado na esfera política, social e corporativa. Segundo o escritor convidado para elaborar o prefácio, Moises Swirski, o livro estimula o leitor a encontrar o Líder Alfa dentro de si, para criar um mundo melhor e resolver novos problemas com soluções inovadoras. De acordo com o curso de administração é possível perceber a importância do ser humano, ou seja, mesmo que uma empresa possua bastante recursos financeiros e tecnológicos, os mesmos podem ser copiados e até aprimorados, o diferencial está na forma como ela se posiciona. O relacionamento interpessoal, interfere na motivação em busca pela excelência e na conquista de resultados. O índice de rentabilidade, o qual, serve para medir o retorno que um investimento proporciona financeiramente para o negócio da empresa, poderá crescer exponencialmente, quando se investe na qualidade de vida de seus funcionários e da sociedade, transformando a visão estratégica organizacional intangível e diminuindo os pontos cegos. Nos dias atuais, um empreendimento míope mercadologicamente torna-se insustentável, devido a sua incapacidade de perceber seu lugar no espaço, onde toda ação gera uma reação. O conceito de liderança esta relacionado ao sentimento de querer servir o próximo antes de servir a si mesmo. Segundo o autor, não é possível afirmar ao certo se esta habilidade já nasce com a pessoa, mas com certeza poderá ser aprendida, desenvolvida ou melhorada. Grandes líderes como, Martin Luther King, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Bill Gates, Jorge Paulo Leman, entre outros, seriam considerados “líderes inatos”, mas podemos ser melhores líderes possíveis. Seja tudo o que você pode ser, apesar da incerteza, poderemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para nos tornarmos melhores em quaisquer áreas das nossas vidas. A busca pela excelência e alta performance do líder, assim como os conceitos de liderança também estão presentes na natureza. O líder de uma matilha de lobos, encoraja outro lobo para assumir a liderança caso seja necessário, em uma manada de elefantes, o líder exerce uma liderança colaborativa, esta seria uma maneira de liderar mais próxima de um líder que inspira os outros independentemente de sua autoridade formal. Este livro prepara o leitor para se tornar um verdadeiro líder e reconhecer fatores que possam atrapalhar seu caminho, como, imediatismo, comunicação imprecisa, inabilidade de inspirar, falta de desenvolvimento em equipe, inadaptabilidade e falta de propósito. O líder é aquele que exerce sua função com excelência, efetividade e integridade.