O letramento na educação infantil é o processo que envolve a capacidade de uso da escrita e remete às diferentes funções e práticas sociais e individuais ligadas a essa utilização, como ler, interpretar e produzir um texto ou ser capaz de pesquisar e registrar informações.” é um processo distinto da alfabetização. Nele, a leitura e a escrita são levadas a outra dimensão, a fim de estimular a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas sociais. Letramento é o  desenvolvimento das habilidades do uso da tecnologia da escrita num contexto cultural e social no qual as pessoas vivem onde a criança já nascem inserida em um universo dentro de uma cultura letrada sendo essa uma função social da escola.

Observa-se que na educação infantil o letramento é  um tema muito importante tanto quanto currículo,  avaliação e outros que permeiam o vasto universo  e lindo que é  a infância  e seu contexto.  Conforme Soares, (2011), "embora a educação infantil não tenha como função alfabetizar a criança ela deve garantir, pelo menos, que a criança descubra o princípio alfabético, isto é, compreenda que a escrita representa o som das palavras e não o objeto ou ser a que se refere."(Morais, Silva; NASCIMENTO, 2020,p.14)

Desse modo, evidencia-se o quão é importante oferecer a criança um espaço letrado nas instituições de educação infantil. Crianças advindas de vivências com letramento seja elas com leituras de histórias,  manuseio de livros de histórias e outros portadores de texto, evidenciam mais claramente essa  prática nos momentos em que as proposta e momentos com letramento lhes são apresentados.

Precisamos ter em mente que, na Educação Infantil, o foco é o contato das crianças com práticas diárias de leitura e com as práticas pessoais e sociais envolvendo a escrita no cotidiano”, comenta. “Afinal, elas já estão em contato com tudo isso, como ao memorizarem as letras que formam a senha do celular do pai ou as usadas em algum joguinho. A escola precisa, então, ampliar esse repertório, mostrando que são práticas comuns no dia a dia e iniciando um trabalho de formação de leitores

Dessa forma,há muito  que se discutir sobre as práticas de letramento nas instituições de educação infantil, tendo em vista que, a priori, pensa-se em alfabetizar quando se fala em letramento. Há que se desmistificar  o assunto e entender  o real sentido do processo e o conhecimento de mundo que este proporciona.  Nesse sentido o papel dos professores  é  essencial no planejamento e execução desse projeto que muito contribui para o desenvolvimento da criança em relação à linguagem oral e à escrita. 

Às crianças bem pequenas devem se ofertar diferentes  recursos, visando ao contato visual, tátil e principalmente  lúdico. Os recursos podem e devem ser variados, iniciando-se com livros atrativos, coloridos, confeccionados com diferentes materiais, livros de tecidos, livros impermeáveis,  revistas,  catálogos, cartazes e outros.  De acordo com o desenvolvimento   e  apropriação  da prática das atividades, inserem-se outros recursos como giz coloridos, giz branco,   canetas coloridas,  papelão, cartolinas,  papel krafit,  quadro, parede e até mesmo o chão para produções e desenvolvimento da proposta. Vale ressaltar que a produção de cartazes com letras e gravuras também é  atividade que as crianças gostam muito e também contribuem com o processo de letramento.  A prática de leitura  com as crianças bem pequenas deve acontecer em um ambiente agradável e prazeroso e assim,   tão logo elas também reproduzirão essa prática  pra sí e para outros. 

Com as crianças um pouco maiores, na faixa etária dos 4 e 5 anos, essas experiências são abordadas em um contexto mais refinado.  Elas ao adentrar em espaços em que são apresentados, cantinhos  especialmente pensados para que elas explorem várias situações de jogos simbólicos,  primeiramente conseguem fazer uma  relação do espaço em questão com situações reais e  percebem quão importante é lidar com tais recursos e vivenciar novas experiências  e quem sabe até reviver outras.As crianças dessa idade demonstram fascínio ao se deparar em um ambiente letrado especialmente pensado e planejado pra elas.  Com  variedades de recursos que possibilitam criar e recriar alguns contextos considerados  significativos  pra elas.

No entanto,apesar de não aparecer de maneira expressa no documento, a BNCC sinaliza caminhos para o trabalho com o sistema de escrita nessa fase, ela  trouxe uma nova forma de pensar a Educação Infantil, colocando as crianças no centro do processo de ensino e aprendizagem e estruturando a organização curricular a partir de dois eixos estruturantes para as práticas pedagógicas (interações e brincadeira). A proposta visa nortear habilidades, atitudes e valores que as crianças de 0 a 5 anos devem desenvolver, além de propor seis direitos de aprendizagens (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) considerados fundamentais, em meio a essas proposições, a BNCC não assume o letramento de uma forma explícita, mas nós professores  da Educação Infantil, entendemos que as crianças já nascem imersas na cultura escrita e letrada.

Observa-se que através dos jogos simbólicos, as crianças evidenciam muito de suas convivências seja no ambiente doméstico tanto quanto do ambiente escolar.  Nos cantinhos de faz-de-conta elas apresentam muito  do que têm conhecimento. É nesses momentos que lidam com algumas situações de conflitos,  resoluções de problemas, tomadas de decisões e principalmente o brincar lúdico.

Desse modo, percebemos o quanto é importante proporcionar  momentos e oportunidades  que levem as crianças da educação infantil a interagir com o mundo letrado , permitir que elas criem e recriam a partir do que lhes são oferecidos. Que a professora que lhes acompanha seja uma mediadora , observadora e consciente  da importância desses momentos na infância. Precisamos inserir o convívio das crianças no universo do letramento dentro da educação desde cedo, possibilitando,ampliando e enriquecendo assim,a  elas o acesso a diversos portadores de textos.

Portanto, entendemos que  no letramento na educação infantil a criança mesmo sem saber ler, consegue identificar e fazer a leitura espontânea a seu modo,  de cartazes,letras,palavras,embalagens,imagens,rótulos, entre outros e  esse letramento deve ser introduzido muito antes do início formal do processo de alfabetização de uma criança,porque o sujeito letrado é aquele que também tem desenvolvido o seu gosto pela leitura mesmo sem ser alfabetizado.Observa-se que mesmo depois da criança aprender a ler e a escrever o processo de letramento ainda continua, e com o tempo a criança vai desenvolver as práticas do uso da leitura e escrita nos mais diversos contextos que estão inseridas.

Sendo assim, pode se dizer que todas as atividades desenvolvidas na educação infantil através das brincadeiras tem um propósito de desenvolver habilidades de letramento.

*Lucicleide Maria,Arlete Moreira, Fátima Albuquerque e Vânia Souza, docentes da rede municipal de educação infantil.