O JUSTO CONFIA EM DEUS (REFLEXÃO SALMO 91)

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

“Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti” (Sl 91,1) Vivemos em tempos obscuros em que somos tentados a viver no isolamento, inclusive em relação a Deus. Mas, quem seremos nós sem Deus? Contradizendo o contexto social em que estamos inseridos, este salmo resgata o ser humano, levando-o a ter confiança em Deus e, principalmente instiga o justo a não perder sua animosidade, sobretudo nas constantes turbulações da existência. Seguir Deus, confiando e em suas mãos depositando toda a esperança, não apenas quando tudo vai às mil maravilhas, mas quando tudo parece conspirar contra a gente.

Quando a tribulação é aceita, sem revolta, balburdia ou imposição, mas como desafio da existência, tendo a convicção que um Deus está conosco é demonstração, não apenas de coragem e determinação, mas superação do narcisismo (culto do corpo e a boa vida) que permeiam este mundo contemporâneo; estas atitudes são daqueles arautos predispostos ao que o salmo 91 propõe: Deus ampara o justo e este confie na ação divina, na verdade existe uma reciprocidade!

 Deus jamais vai trair alguém, na verdade temos que aprender com a adversidade, a grande questão é que nestes momentos somos frágeis e impulsionados à negatividade levando-nos ao abismo, sem a perspectiva de conseguir ter a dimensão que na tribulação teremos o progresso, pois o justo não perde sua confiança em Deus, sabendo que nunca estará abandonado. Como afirma o versículo 15 ‘na angústia estarei com ele’. Oh, grande e imaculado Deus que não abandona seus filhos, sendo nosso refúgio e proteção!

A vida, meus caros leitores, sempre nos apresenta gigantescas lições, dentre elas, uma é fantástica: com o sofrimento, enfrentado sem resmungo, com a presença de Deus, tornamo-nos fortes e corajosos; nesta certeza nos diferenciamos, pois na caminhada sentimos a mão amiga deste Deus maravilhoso, pois Sua presença