Temos um cérebro incrível que ao mesmo tempo pode enxergar tudo e também não enxergar nada. Por ele ter a possibilidade de alcançar estas duas facetas e transitar entre elas de forma irregular (ele poder enxergar alguma coisa específica e ao mesmo tempo não enxergar outra), isto me leva a deduzir que nosso cérebro pode ser cheio em alguma coisa e vazio em outra.

Como saber se alguns de nossos supostos gênios eram completos? Será que eles enxergavam tudo? Será que eles se esforçaram para serem gênios? Ou será que receberam de mão beijada a genialidade? Ou será que fomos nós que fizemos deles, gênios? Será que se eles tivessem tempo suficiente para estudar todas as áreas do conhecimento, eles manteriam a genialidade? E o especialista não é um gênio fabricado? Será que nós não viveríamos sem Albert Einstein e Isaac Newton? Será que seríamos sábios ou ignorantes por hora achar e hora não achar que seria possível viver sem eles? Assim como podemos exaltar Einstein e Newton como deuses também podemos exaltar Jesus como deus.

Este é o nosso cérebro (capaz de produzir coisas incríveis e também coisas banais). Por isso nosso cérebro faz de nossas vidas um jogo complexo de difícil clareza (nós podemos ser manipulados, incentivados, exaltados, dominados, rebeldes, loucos, inteligentes, acolhidos e dominadores etc.  Todos, seres falhos porque não são completos (sempre somos fracos em alguma coisa).  

E você está se dando bem ou mal no jogo da vida? Muito cuidado, o jogo da vida pode fazer de você um gênio ou um qualquer. Aí pergunto: você está sabendo jogar? Você está entre os dominadores, manipulados, incentivados, exaltados, dominados, rebeldes, loucos, inteligentes, acolhidos ou entre os sem rumos?

Toda essa possibilidade de classificação de seres tem um responsável: quem será? Será nosso cérebro? Exatamente porque ele faz da vida um jogo (que pode ser leal ou desleal) por alternar entre a genialidade e a banalidade. Nós não temos a capacidade de enxergar o todo por esta razão nunca estamos preparados para enfrentar os jogadores desleais (aqueles que estão entre os manipuladores, dominadores e que detém o poder do jogo da vida.

Eles determinam quem é gênio, quem é forte, quem é subalterno, quem é lindo, quem terá status quo, quem será o líder, o que nós deveremos aprender e até onde poderemos enxergar e assim vai...

Se você não está ganhando o jogo não fique triste por chorar mais que os outros porque dentro do jogo sempre haverá uma chance de você poder chorar menos.

Lembre-se nosso cérebro não é capaz de enxergar o todo então sempre haverá uma chance de você também ser desleal dentro do jogo da vida.

Você conhece Edward Jenner? Você conhece Paco de Lucia? Se você não os conhece saiba que assim como eles existem muitos gênios desconhecidos com a mesma importância para a humanidade.