O Jardineiro- Uma narração insperada num fato real.

Um jardineiro que gostava muito de cultivar plantas, com grande entusiasmo começou a trabalhar num terreno baldio. Todos os dias, mesmo muito cansado depois de um dia de trabalho e afazeres do dia a dia, a noitinha trocava roupa para ir trabalhar e arrumar o terreno. Depois de algum tempo de preparo do terreno começou a plantar sementes. Semanas atrás da semana com alma abnegada e persistência ia para o terreno para aguar as sementes, catar matos, adubar, e com sua presença energizar o ambiente. Depois de muito tempo as sementes que tinham brotado se tornaram pequenas plantas. 

O jardineiro abnegado, firmemente continuou no seu trabalho para que as plantas possam crescer corretamente, por meio de atenção dedicada. Este processo continuou por muito tempo e pouco a pouco o terreno baldio mostrou um novo visual. Assim, o Jardineiro conseguiu visualizar um jardim, e aumentou o seu amor e seu esforço nos cuidados e atenção para as plantinhas, que eram potenciais plantas firmes e árvores frutíferas.

E finalmente, o jardineiro começou a ver a mudança que estava acontecendo naquela área. Ele continuou a cativar as plantinhas. Nesta altura estava próximo de ver o terreno baldio se transformando em um belo jardim.

Então, muitas pessoas apareceram e perceberam as mudanças, plantinhas e novas brotas no local, e a beleza de um desenvolvimento coletivo com harmonia, onde muitas sementes estavam em desenvolvimento, as brotas em crescimento e as mudas em processo de transformação, as plantas florescendo e algumas arvores começando a frutificar.

As pessoas vieram de perto e longe para ver, parabenizar e aplaudir, e muitas queriam saber mais. Mas ninguém perguntava quando ele começou a arrumar o terreno, nem perguntavam quanto tempo cuidou das sementes, e quanto tempo cuidou das brotas. Ninguém quis saber do esforço e sacrifício dedicado ao processo. Só queriam saber quantos plantas e árvores estão prontas, e quantas estão frutificando.

O jardineiro ficou confuso. Não sabia o que deve fazer e o que deve responder. Ele persistiu a cuidar do jardim recém implantada para que o processo de desenvolvimento continue. Com tantos visitantes, um aprendiz que ajudava o jardineiro, ficou orgulhoso de seu trabalho, se sentindo pela força do orgulho que estava ficando muito sábio e não precisaria mais de orientação. Ele reclamou do jardineiro dedicado e lhe disse: “não preciso mais de sua guia, eu saberei cuidar do jardim”. 

O jardineiro disse nada, voltou para sua casa, deixando o trabalho aos cuidados do ajudante. Já que gostava de plantar começou a plantar em outro lugar, cuidou de outras sementes.  

Depois de um ano passou no seu antigo jardim, só para olhar e matar a saudade. Achou tudo diferente! a vitalidade das plantas tinha sido ofuscada. Viu muitas sementes perdidas, as pequenas brotas não cresceram mais e ficaram murchas, e todas a beleza perdida. Ele ficou muito triste.

Procurou pelo aprendiz que insistiu tomar conta do serviço. Disseram que ele está numa reunião. O jardineiro viu de longe ele sentado com muitas pessoas numa reunião, onde estavam todos discutindo “o que fazer para revitalizar o jardim, e voltar a desenvolver como antes”. Perguntava um do outro: onde estão as sementes, as brotas, e as plantas?

O Jardineiro olhou de longe para todos na reunião, lá estavam sentados: o Prefeito, o Governador, ministros, empresários, políticos, professores, engenheiros, mas, não viu nenhum jardineiro presente na reunião, para poder ajudar eles. Sem dizer nada foi embora. E apenas uma pessoa percebeu suas lagrimas.    

 

Felora Daliri Sherafat