O INÍCIO DO ANO ESCOLAR!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Você tem filho que frequenta escola? Quem respondeu negativamente irá se questionar as razões para ler este pequeno artigo. Então, por quais razões você deverá lê-lo?

Primeiro, lembre que para uma nação ser forte e com bons cidadãos, o melhor ambiente será o escolar. Quando os governantes tratam com seriedade e sem politicagem ou ideologias, essa nação terá melhorias em todos os seus níveis, inclusive no setor educacional.

Segundo, quando crianças, jovens e adultos frequentam a escola, suas mentes voltam-se para a intelectualidade e sabedoria, estes passam a ter condições de sair do senso comum e começam a pensar em buscar soluções, tanto para seus problemas pessoais, como para os coletivos.

Terceiro, pense que a cada início do ano escolar, inúmeras crianças terão a oportunidade de serem alfabetizadas e irão adentrar no fantástico mundo da escrita; os jovens começam a vislumbrar o futuro promissor que o estudo irá trazer para suas vidas. Estes dois motivos são suficientes, há outros, que deveriam proporcionar alegria quando vemos essas criaturas se dirigindo à escola; assim, este é um fator para se erguer as mãos ao céu e agradecer, pois, trata-se de indicativo para termos seres humanos íntegros, conscientes e que não serão envolvidos nas maquinações de desvio de boa conduta, ou seja, não seguirão o caminho da famigerada ‘perdição’!

Portanto, em cada início de ano letivo, com filhos ou não no ambiente escolar, devemos comemorar e celebrar, assim como fazem todos os envolvidos na escola ao recepcionar essas criaturas. Os professores que entendem ser luz aos seus alunos, sabem que farão a diferença em suas vidas! Quando há essas atitudes nas escolas, nas salas de aulas e fora delas, logo no inicio do ano letivo, o espaço escolar se transformando em trampolim de oportunidades, uma vez que os estudantes passam a ter a possibilidade de reavivar e alavancar seus sonhos!

Como professor que neste ano completa 40 anos em sala de aula, posso assegurar que são inúmeros os relatos de histórias de vida que testemunham a escola como contribuição para melhoria da existência do ser humana, inclusive muitos sendo protagonistas na mudança de condição de vida de toda sua família! Quando tenho a possibilidade de reviver essas belas narrativas, sinto enorme emoção, pois estes bons testemunhos demonstram que a ‘semente’ plantada gerou fruto. Neste contexto, também tenho encontrado muitos ex-alunos, inclusive na minha Terra Natal, Capinzal/Ouro, no oeste catarinense, com suas magnificas trajetórias de vida!

Caro leitor, não viva numa bolha, veja o mundo na perspectiva da coletividade, entenda que este planeta é sedento por ações positivas; não se trata de ‘mudar o mundo’, mas, ao menos ajudar a promover o bem, mesmo que seja pela sua mente, pois ela pode lançar o fluído e o magnetismo para proliferar boas energias há esse ano escolar, para termos bênçãos, alegrias e prosperidade, sem tragédias; assim, alunos e professores conviverão em harmonia e objetivos e planejamentos serão exitosos!

Irmanados nestas boas energias, poderemos chegar ao final do ano letivo, em dezembro, com consciência tranquila e dever cumprido, pois contribuímos, seja com trabalho ou vibrações positivas, para a escola e planeta terem mais equilíbrio.

Muita luz e paz para todos! Não esqueçam: a passagem terrena, mesmo sendo curta, deve ser permeada em buscar o que é bom, especialmente no exercício da positividade, caridade e na busca de nossa evolução pessoal!

Aos alunos, professores e toda e os envolvidos com o ambiente escolar, votos de muito sucesso, determinação, foco e que a espiritualidade maior acompanhe todos!

Até o próximo!